Fazendo conteúdo para o que o usuário busca no seu site

14 Dec

Vi um artigo no Search Engine Marketing Group sobre esse assunto, e resolvi usá-lo como inspiração.

Aprendi no curso de Web Analytics com o Diógenes Passos a como configurar o Google Analytics para que colete as palavras-chave buscadas internamente no site pelos seus leitores. Nesse artigo, vou ensinar como fazer isso e explico também por que é vantagem fazer essas configurações.

Por que configurar o Site Search no seu GA?

No artigo da Ana do SEMG, ela fala que não gosta de fazer pesquisa de palavras-chave, que é tedioso, consome tempo etc. Além disso, nem sempre o que se acha nessas pesquisas, é o que seu nicho está realmente procurando.

Concordo em partes com o que ela diz, não acho que você deveria dispensar essas pesquisas, mas acho que podem ser usadas em conjunto com as buscas internas do seu site para se criar um conteúdo mais preciso e informativo para o usuário.

Além disso, temos também a usabilidade. Se uma determinada palavra ou termo-chave é muito buscado no seu site, por que não fazer um link para ela na navegação principal do site ou fazer alguma chamada na home do site ou na sidebar???

Explicando o Site Search do Google Analytics

O Site Search é um relatório do GA que apresenta quais termos foram buscados no seu site, quantas buscas foram feitas por esse termo, porcentagem de saídas e aquelas coisinhas todas que o GA apresenta na maioria dos relatórios.

Termos de Pesquisa Internas

Tem também um relatório dos visitantes que acessaram seu site e usaram o formulário de busca interno e os que não usaram, e o relatório das páginas que o usuário usou o formulário de busca.

Menu do Pesquisa Interna do Google Analytics

Como configurar o Site Search do Google Analytics

Queria ter feito um vídeo para essa etapa pois é muito complicada essa configuração. Como odeio a minha voz, principalmente quando gravada, preferi fazer prints com passo-a-passo. Prestem bastante atenção, pois é muito difícil! (exagero)

  1. Selecione a conta do GA que deseja configurar e depois clique na engrenagem no lado superior direito da tela.
    Topo Google Analytics
  2. Na tela seguinte, clique na aba “Configurações do Perfil”. Na tela, localize a caixa “Configurações da pesquisa interna”.
    Aba configurações do Perfil
  3. Em “Acompanhar pesquisa interna”, selecione a segunda opção para habilitar as configurações seguintes.
  4. Em “Parâmetros de consulta”, coloque os parâmetros usados na sua busca. Em sites em WordPress, como padrão, o parâmetro da busca é “s”. Para descobrir qual é o parâmetro usado no seu site, faça uma busca, e na URL, localize o que estiver antes da palavra buscada. No SEO de Saia, que é em WP, fica assim:
    URL de busca
  5. Suas configurações devem ficar como no exemplo abaixo.
    Configurações de pesquisa interna
  6. Clique em “Aplicar”.

No GA, quando você acessa o relatório pela primeira vez, estará tudo zerado. Faça um teste buscando alguma coisa no seu site. Se você estiver com o script do GA Assíncrono, a busca vai aparecer depois de um tempo no relatório, se estiver configurada corretamente. Se estiver com o script do GA tradicional, espere até o próximo dia para ver se funcionou.

Como acessar o relatório de buscas internas

Basta seguir o seguinte caminho:

Relatórios padrão > Conteúdo > Pesquisa Interna > Visão Geral

Menu Pesquisa Interna

Use sempre que puder

Agora você sabe como fazer um conteúdo mais focado no que seu usuário está procurando, mas como disse anteriormente, não use apenas isso. Cruze os dados com as pesquisas de palavras-chave que você fizer. Veja sobre Pesquisas de Keywords nesse post da Fabi.

Gostou?? Deixe um comentário… teve dúvidas… deixe um comentário ou me chama no twitter pelo @cleomorgause que tentarei ajudar. Se não gostou, deixe sua crítica.

😉



20 Comentários to “Fazendo conteúdo para o que o usuário busca no seu site”

  1. Marcelo Thomaz December 14, 2011 at 9:56 am #

    Muito bom…
    Uma mudança “simples” que dá mais consistência para nosso relatórios de GA, ajudando em novas estratégias.
    Vou implantar hoje/amanhã de madrugada.

    Valeu Cleo.

    • Cleo Morgause December 14, 2011 at 12:35 pm #

      Sugiro que faça isso mesmo. Vai com certeza adicionar muitas idéias para novas estratégias e ações ai 😉

  2. Wesley Gonçalves December 14, 2011 at 12:30 pm #

    Ótimo Post!

    Já uso essa estratégia em alguns sites e sempre funciona muito bem, como o próprio post disse, criar uma página para os assuntos mais buscados é uma ótima coisa a ser feita.

    A dica é destacar essa página, e ter um conteúdo bem revelante, pois com isso a probabilidade de ganhar links para essa página é muito grande, ajudando assim para um bom Linkin Building.

    Como sempre digo, quem tem o Google Analytics “Solteiro” é melhor “casa-ló”com o Google Webmaster Tools. É o kit padrão para SEO.

    • Cleo Morgause December 14, 2011 at 12:34 pm #

      Obrigada pelo comentário Wesley. Acho que o segredo é saber casar não só essas duas ferramentas que são muito boas, mas também outras oferecidas online. Acho que isso é um bom assunto para um novo post.

      Abs

      😉

  3. Fernando Becker December 14, 2011 at 2:55 pm #

    Excelente artigo Cleo. O que encontramos na web sobre o assunto, inclusive o próprio site do google, encontra-se desatualizado com prints e informações da antiga versão do GA.

    Parabéns!

    • Cleo Morgause December 14, 2011 at 3:36 pm #

      Espero poder encontrar tempo pra trazer outras mudanças para vocês aqui no SEO de Saia. Houveram bastante mudanças nesse GA novo, algumas coisas difíceis de serem encontradas ainda. Obrigada pelo comentário Fernando. Abs.

    • Natalia Pereira December 27, 2011 at 10:29 am #

      Verdade!
      Antes desse post, tive que ir e voltar para tentar configurar pois o Google propõe ajuda com a versão antiga…Muito bacana e principalmente útil, obrigada pela contribuição e parabéns!

  4. De Pronta Entrega December 19, 2011 at 2:05 pm #

    hahahahh, fantástico.
    Segui as suas dicas e coloquei esta alteração no meu Analytics e já comecei a ver os resultados. Nossa não fazia ideia o tanto que os meus clientes buscam por um produto que eu não tenho disponível na minha loja.

    Mais uma vez você me ajuda muito com seus posts.
    Valeu de mais Cleo.

    O meu iGoogle tem o seu RSS cadastrado… não perco um post seu.. Sempre que tem coisa nova venho aqui pra ler.

    Bjinhos
    Diogo Alcântara A. Cata Preta

    • Cleo Morgause December 20, 2011 at 9:46 am #

      Ei Diogo,

      que bom que te ajudou. Isso é uma mão na roda não é mesmo?! Eu também já passei por uma situação como a sua.

      Obrigada pelo comentário e o prestígio 😉

  5. Larih Ilaides December 20, 2011 at 10:15 am #

    Achei muito interessante este post hein? Não sabia que o GA nos dava mais esta possibilidade para pensarmos em estratégias de conteúdo! Abraços e foi muito válido! Já está implementado por aqui =)

    • Cleo Morgause December 20, 2011 at 10:22 am #

      Eu se fosse vc dava uma olhada nas novas funcionalidade do GA. Tem umas coisas bem interessantes la. Assim que eu tiver tempo, escrevo mais coisas sobre o assunto.

      Bjks e obrigada pelo comentário 😉

  6. Pâmella May 19, 2012 at 2:01 am #

    Muito bom, esclarecedor e relevante!

  7. Priscila June 25, 2012 at 10:27 am #

    Oi Cleo, achei seu artigo agora.
    Fui fazer isso no GA, mas não aparece a engrenagem do lado superior da tela, que é o primeiro passo do tutorial.
    Aguardo resposta.

    • Cleo Morgause June 25, 2012 at 10:28 am #

      Oi Pri, você é admin da conta?

      • Priscila June 25, 2012 at 11:32 am #

        Siim!

        • Cleo Morgause June 25, 2012 at 2:07 pm #

          Eles mudaram o layout. A opção de engrenagem não aparece mas tem um “admin” e aí la dentro você acha o “profile settings” para fazer essas configurações.

  8. Paola July 2, 2012 at 12:03 pm #

    Olá Cleo!

    Sou iniciante no GA e tenho aprendido muito com seus posts!
    Obrigada por compartilhar seus conhecimentos! Você tem uma maneira bastante didática de ensinar.

    Parabéns!

    • Cleo Morgause July 2, 2012 at 4:21 pm #

      Obrigada Paola. Precisando dá um toque que a gente tenta colocar aqui no SEO de Saia, ok?! Abs.

  9. Mauro May 17, 2013 at 9:53 am #

    Olá Cleo!

    Muito bom o post mas as imagens não estão visíveis mais. Poderia exibi-las novamente?

    Obrigado!

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