Como um SEO pode fazer testes de usabilidade e tirar proveito disso

20 Dec

Testes de usabilidade são ótimos e podem evitar que um site perca um montão de dinheiro. Mas tudo isso se for feito corretamente. Um teste de usabilidade mal feito ou mal interpretado é tão perigoso quanto relatórios de Web Analytics interpretado errado: faz a gente ir para a direção errada (ou na direção certa, mas no sentido errado).

Por isso, a melhor coisa a se fazer é chamar uma empresa especializada em testes de usabilidade ou contratar um analista de usabilidade para a sua empresa. É o jeito mais fácil de garantir que as decisões tomadas por causa de testes serão as mais seguras possíveis.

Claro que existem momentos que esse mundo ideal não é o mundo possível. Então, aqui estou para dar umas dicas importantes e fazer com que um SEO (ou outro profissional de internet) possa fazer um teste de usabilidade minimamente decente num momento de necessidade e que seja útil para tomadas de decisões de um site.

1. Teste uma coisa de cada vez
Nunca teste o site todo de uma vez. Escolha uma funcionalidade.
Conselho óbvio: teste primeiro o que rende dinheiro para seu site. Se for um e-commerce, faça o testador percorrer o fluxo de compra para identificar possíveis falhas; se seu produto for conteúdo, faça-o encontrar um conteúdo específico e comentar, por exemplo.

2. Não acredite no que o usuário diz, e sim no que ele faz
O testador pode falar que realizar a compra foi superfácil, mas demorou um tempão procurando um botão. É sempre bom perguntar, mas o mais importante é ver bem como ele reagiu às páginas do site.

Poker Face

Não é dessa poker face que eu estou falando.

3. Poker face
MUITO importante. Muito. Nunca esboce reação, em hipótese alguma. A gente sabe que não existe resposta certa para o testador, mas muitas vezes eles chegam a sala de teste cheios de timidez e vergonha de falar o que realmente acham. Então, qualquer reação por parte do moderadosr que eles considerem negativa pode fazer com que nossos queridos testadores se encolham e se calem para sempre. Portanto, por maior que seja o absurdo que o testador esteja falando, sempre faça uma cara de que ele está falando algo extremamente interessante. Precisamos saber o que ele acha.
Isso também vale para aqueles momentos que o testador não encontra o botão de conversão ou coisa parecida: poker face. Claro que se ele demorar muito, é importante mostrar pra o testador onde está o elemento que ele está procurando e assim o roteiro continuar. Mas dê tempo para o usuário.

4. Não tenha envolvimento emocional com o site
Se você participou da criação do site (como desenvolvedor, arquiteto, ou designer, principalmente) não é indicado que você modere o teste. Isso porque você conviveu tempo suficiente com o site a ponto de amá-lo e não querer que ninguém diga nada de ruim dele. Mas isso pode acontecer, então o melhor lugar pra você é assistindo, ok? Por isso que existem pessoas especializadas para realizar testes.

5. Invente um cenário
Percebi que é muito mais fácil quando contextualizamos o testador em alguma tarefa. Ele se envolve mais e a realização da tarefa fica mais próxima do real. Exemplo: em um site de uma livraria, comece com uma história que o testador precisa de comprar um presente para um amigo oculto (ou amigo secreto, como o pessoal de São Paulo adora falar), e que a pessoa gosta de livros de culinária. As tarefas vão fluir com muito mais naturalidade.

6. Não seja óbvio
Nunca comece uma tarefa com ”realize uma transação” se o termo utilizado no site é exatamente esse. Lembre-se da dica 4 e conte a historinha para contextualizar o usuário e evite usar os termos dos call-to-action do site. Isso é importante para não influenciar o usuário.

7. Escolha os testadores corretamente
Eu sei que nem sempre é possível recrutar como deveria ser, com um profissional ou uma empresa que tenha um banco de testadores (sim, isso existe) e tal. Então minha dica aqui é: tente chamar pessoas de todos os níveis de experiência com internet e com a maior variedade etária possível. Se seu site for direcionada a um nicho específico, tente cobrir todas as possibilidade de usuário que acessa o site.

8. Comece… do começo
Já que estamos testando, que tal começar do começo? Colocar no roteiro umas perguntinhas sobre como a pessoa procuraria o produto que você vende no Google (sempre se lembrando de contar a historinha da dica 5) lá no começo do teste é revelador. Ver como pessoas comuns lidam com a interface da página de resultados do Google, assim, ao vivo do nosso lado, é uma experiência que todo SEO deve ter.

9. Leia um livro
O livro que eu mais recomendo para quem quer começar a aprender mais sobre testes de usabilidade é o Simplificando Coisas que Parecem Complicadas do Steve Krug, já citado no SEO de Saia pela Núbia nos comentários do Post de Conversão, Usabilidade e SEO. O texto é bem leve, vale a pena ler.

10. Veja um teste de usabilidade aplicado por um profissional
Não vejo a possibilidade de alguém aplicar um teste, por mais simples que seja, sem antes ver um profissional em ação. O ideal é ver ao vivo, mas esse vídeo, feito pelo Steve Krug, talvez possa ajudar um pouco.

Bom, é isso. Eu sei, eu fiquei falando insistentemente que uma empresa ou profissional especializado em testes é a melhor coisa e blá blá blá, quando meu discurso é aquela coisa de que todo mundo pode fazer um teste. O que eu quis falar aqui é que sim, pode-se fazer testes de um jeito fácil e rápido, mas para isso é preciso estar preparado. Para ser um bom moderador de testes é preciso saber ler as reações humanas e isso só vem com muito estudo e muitas horas em salas de teste.

Então, vamos estudar!



10 Comentários to “Como um SEO pode fazer testes de usabilidade e tirar proveito disso”

  1. Dito Passos December 20, 2011 at 10:06 am #

    As coisas podem ser muito mais práticas e simples do que se imagina. Num caso real eu simplismente filmei a partir do meu celular um usuário que nunca tinha visto um site e pedi para ele efetuar o cadastro.

    O dono do negócio jurava que o cadastro estava lindo e funcional. Daí mostrei o vídeo pra ele.

    Dica que dou para fazer esse teste é entrar numa lanhouse pagar uma hora para alguém em troca de filmar ele usando o produto. Sendo que esse alguém é sua persona ok? Escolha os tipos e classifique-os: heavy-user, tiozão, nerd…bla…bla.

    Tem coisa que não dá mas na maioria funciona. Baratinho, rápido e prático.

    Parabéns pelo post. Não dá pra ficar só no SEO um site depende de muito mais que essa sigla para ser sucesso.

    [Dito Passos]
    @ditopassos

    • Ana Martins December 20, 2011 at 10:18 am #

      Sim, Dito, às vezes a gente tem certeza que uma coisa no site funciona e essa coisa é a maior causa de problemas para a conversão. Por isso que eu sempre que posso, espicho o pescoço para ver alguém usando alguma interface, desde apps para celular até caixa eletrônico (calma, eu não fico olhando desconhecidos usarem o caixa eletrônico, não sou louca a esse ponto, esse é só com parentes e namorado!).

      E ah, olha as personas sendo citadas aqui, Renata! 😀

      • Vinoth September 26, 2014 at 9:10 pm #

        Edu, muito bom. Valeu a dica.Agora pensando bem je1 viu aeuleqs botf5es do AddThis, que tem uma porrada de ope7f5es pra vocea compartilhar? Percebo que em muitos sites ne3o usam muito essa ferramenta, do contre1rio se vocea tiver um simples Like do FB, e9 muito mais usado. Tudo bem que tem outras coisas por tre1s, mas e9 um exemplo interessante.Ponto pro minimalismo. =)

  2. Fábio Assis December 20, 2011 at 11:14 am #

    Olá Ana muito interessante seu artigo, show de dicas também!

    Tenho algum conhecimento na área de teste também e um dos fatores que acabo encontrando no meio do caminho é o intercâmbio dos diretores de arte e Front-End + Developers.

    Vejo que alguns casos precisa ter uma boa sintonia (equipe/grupo) para manter vida do projeto (funcionalidades + usabilidade) andando juntos.

    São poucas as agências em que um projeto possui uma equipe de (criação, Front-End, Developers e SEM), caminham juntos do inicio e teoricamente ao fim de um projeto.

    Mesmo assim vejo que sempre existira algo a ser observado ex: simples quem não tem o costume de clicar no logo do site para voltar a home?

    😉

    • Ana Martins December 20, 2011 at 1:40 pm #

      Obrigada, Fábio!
      sim, boa sintonia é fundamental!

  3. Rogério Pereira December 20, 2011 at 5:05 pm #

    Concordo muito momento que você mencionou a importância de não moderar um teste de um produto que foi criado por você.

    Mas também não podemos fazer com que isso elimine a vontade ter um feedback sobre um site que você está desenhando.

    Muito bom o seu post.

    • Ana Martins December 20, 2011 at 5:15 pm #

      sim, isso não é pra tirar a vonta de um feedback, e sim, para evitar que a pessoa interprete esse feedback vindo do usuário não tão racionalmente. 😀
      obrigada!

  4. Almy December 20, 2011 at 8:35 pm #

    Não conhecia o site e acabei aqui por indicação do flavio raimundo, gostei bastante, favoritei com certeza!

  5. Pablo Ribeiro December 20, 2011 at 8:45 pm #

    Muito bom o post, a parte de contar uma historia e muito boa pois para o usuário que vai testar dar uma sensação de realismo.

    hoje quando quero fazer esses testes pego pessoas mais leigas em internet que sabe acessar a internet, mais não sabe tão a fundo, e com isso dar para analisar certinho dá para dar uma melhora muito boa no site.

    Parabéns pelo post :)

  6. Matheus July 15, 2013 at 1:31 pm #

    Muito bom mesmo parabéns!

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