O que é, e para que serve KEI?

17 Mar

A KEI, que em inglês significa Keyword Effectiveness Index, é o resultado de uma fórmula que diz a dificuldade de rankear por uma palavra-chave ou termo, ela serve como referência de quais palavras-chave tem uma boa relação entre busca e competição e selecionarmos as “melhores” para serem trabalhadas, logo, o quanto aquela palavra-chave ou termo pode ajudar no tráfego do seu site.

Quando acaba a pesquisa de palavras-chave e você se depara com uma lista enorme de palavras-chave e termos, uma das formas de escolher as mais “eficientes” é utilizando a KEI.

Essa fórmula calcula as palavras e termos com maior busca e o menor índice de competição. Multiplicando 2x o volume de busca e dividindo pela competição, o resultado com as palavras de maior KEI, são as que você deve priorizar para trabalhar seu conteúdo.
Nesse caso a regra é:

Priorizar palavras com KEI alto

No meu caso, utilizo uma ferramenta que faz esse cálculo pra mim, mas vou publicar uma forma de fazer manualmente utilizando o excel, esse método é bem simples, vamos focar só na fórmula abaixo, alguns SEO`s utilizam uma fórmula um tico mais complexa, adicionando mais uma coluna para relevância da palavra-chave/termo, nesse post não vou fazer isso.
Ps: Vou utilizar o Google Docs, qualquer dúvida, email me.

Em uma planilha, crie 5 colunas, elas são:

  • #
  • Keyword
  • Volume de busca
  • Competição
  • KEI

Kei em excel

Agora, a fórmula:

formula-kei

  • Volume de busca (Sv): quantas vezes uma pesquisa é feita por aquela palavra chave mensalmente.
  • Competição (C): Mostra a quantidade de sites que estão (mais ou menos) otimizados para esse termo. Quanto menos sites tiverem sido otimizados para as mesmas palavras-chave/termos, melhor KEI as palavras-chave/termos tem.

Agregando os dados

Vamos ao nosso velho e conhecido Keyword Tool do Adwords da Google.

keyword-adword-tool

Estão la: Competição e Volume de busca, quando exportar a lista os dados de Competição virão de forma numérica.

Arredondei os valores de competição e fiz a seguinte fórmula na planilha:

=C2*C2/D2 ou seja, Volume de busca² / Competição = KEI

Formula de kei para Excel

Ordenando pela maior KEI, temos “Travesseiro”,  como a palavra com maior KEI.

KEI em excel

Dicas:
No Google Docs, é só arrastar pra baixo duas cédulas com a fórmula que ele repete o comportamento nas outras.
Para arredondar, vai em “123” ali em cima da planilha e escolha a opção “rounded”.

Pegue as 10 ou as 100 primeiras, isso depende do tamanho da sua lista, do seu projeto, da sua demanda de tempo, etc…
Essas palavras servirão para criação de conteúdo, checar concorrência, enfim, um pós pesquisa de palavras-chave com um pouco mais de foco.Alguns Seo`s não recomendam utilizar KEI, isso porque a Competição é focada em quantidade numérica e a Google atualmente prioriza qualidade e relevância.

De qualquer forma, o seu projeto não pode se basear totalmente na KEI, ela serve como um suporte quando necessário.

Eu sei que é um assunto meio polêmico, mas particularmente, me ajuda e não custa nada aprender e falar um pouco sobre.

E você? O que acha?

Prazer! Sou a Bia e estou aqui pra aprender!



22 Comentários to “O que é, e para que serve KEI?”

  1. Marcos Alonso March 17, 2011 at 2:14 pm #

    Oi,
    bem legal mostrar essa metodologia para definir palavras-chave principais e tal. Mas só um comentario: não dá pra usar o índice de concorrencia do Google Adwords porque ele passa apenas a concorrencia “no” adwords – resultados pagos. Ou seja, não necessariamente ela reflete a concorrencia nos resultados orgânicos de busca. Mas mesmo assim já dá uma boa orientação, já que provavelmente dá uma idéia/tendencia da concorrencia no organico

  2. Rodrigo March 17, 2011 at 2:22 pm #

    Bia, grande artigo e como vc disse não se pode basear apenas nas KEIs como estratégia e ela é um suporte como outras estratégias. gostei demais de seu post e vai agregar muito para os SEOs. agora uma pequena dúvida, vc pode dizer qual ferramenta vc utiliza para calcular a KEI?

    abs

    • Beatriz Rego March 17, 2011 at 2:31 pm #

      Oi Rodrigo, obrigada, nos meus projetos eu utilizo o SEO Power Suite, e na suite, o Rank Tracker faz esse cálculo pra mim.
      Qualquer coisa, só falar.

  3. Ricardo March 17, 2011 at 2:36 pm #

    Olá Beatriz.

    Nossa, KEI está muito ultrapassado já.
    Não utilizo KEI há mais de 5 anos.

    Se comparar facilidade de rankeamento e o KEI, eles não se relacionam muito bem não.

    Compensa olhar outras métricas. Troque quantidade de resultados por uma correlação de métricas mais adequadas.

    O resultado é bem melhor.

    Abs.

    • Beatriz Rego March 17, 2011 at 2:46 pm #

      Concordo que existem métricas melhores, a ferramenta de keyword do SEOMOZ por exemplo. Mas não custa mostrar outras alternativas pra quem não tem acesso. :)

  4. Luanda Pereira March 17, 2011 at 4:34 pm #

    Adorei o post, não trabalho especificamente com SEO e foi ótimo aprender mais sobre KEI, independente de ser velho, novo, ultrapassado ou moderno. Acho lindo.

    bjoka

  5. Paula Albocino March 18, 2011 at 1:21 am #

    Oi Bia! Bem que voce avisou que o assunto seria polemico. :)
    Gostei do artigo, continue postando suas dica por aqui.
    Bjs

  6. Leo March 18, 2011 at 4:15 pm #

    Legal!

  7. Rodrigo Lacerda March 25, 2011 at 4:48 pm #

    Eu acho que você se equivocou em um ponto.

    A KeywordTool é uma ferramenta para anunciante, e não para editores. Então, ao meu ver, a competição medida pela ferramenta mostra o nível de competição pela palavra entre anunciantes, e não o número de sites otimizados.

    O que é mais fácil: Ranquear em BBB11, cirgurgia plástica ou, usando seu exemplo, travesseiro?

    Este não é o meu melhor exemplo, mas agora não lembro um termo de pesquisa que tem poquíssimos resultados mas a concorrência na KeywordTool é enorme.

    Tradicionalmente a KEI é a relação entre o quadrado do número de pesquisas e a quantidade de resultados. O que faz uma relação lógica, pois quanto maior for o número de pesquisas e menor a quantidade de resultados, maior a chance de atrair um volume de tráfego grande ao site.

    • Fábio C. March 28, 2011 at 9:44 am #

      Certíssimo Rodrigo. Me poupou de criar um comentário grande. 😛

      • Rodrigo March 28, 2011 at 3:50 pm #

        Certíssimo Rodrigo. Me poupou de criar um comentário grande. 😛 [2]

  8. Rodrigo Lacerda March 25, 2011 at 4:51 pm #

    Só para completar: se o meu ponto de vista estiver certo, uma competição maior pela palavra pode ser bom para sites que utilizam o Google AdSense como fonte de receita.

  9. Felipe March 25, 2011 at 5:22 pm #

    Adorei as dicas. Ainda não conhecia, pois só trabalho com link patrocinado – e é interessante ver uma ferramenta de SEM em uma estrategia de SEO. Parabéns pelo artigo!

  10. Sergio Ronei March 29, 2011 at 2:14 pm #

    Parabéns Bia! Adorei seu artigo.

    Para quem trabalha em grandes empresas, o programa Rank Tracker da SEO Power Suite faz a pesquisa de KEI automaticamente. Também integra dados do google analytics para saber quantas visitas a palavra-chave está trazendo, dá para fazer uma análise do seu posicionamento em relação ao posicionamento da concorrência… enfim, a ferramenta é ótima tanto para análise de KEI bem como todo o contexto de Keywords.

    … a versão gratuíta não tem todas estas opções, mas recomendo a quem trabalha com pesquisa de palavras-chave comprar a versão full …

    Abraço!

  11. André Gibin March 30, 2011 at 1:42 pm #

    Olá Beatriz, bom dia!

    Gostei de seu post, apesar de já trabalhar a algum tempo com SEO sempre gosto de ver como outras pessoas fazem a pesquisa de palavras-chave para ver no que posso otimizar a minha.

    Tenho apenas um dúvida quanto a forma que você faz. A coluna Competição extraída do Keyword tool não é com base em link patrocinado? Acredito até que haja uma relevância em usá-lo, mas pode haver um desvio no resultado. O que acha?

    Abraços,
    André Gibin

    • Beatriz Rego March 30, 2011 at 1:53 pm #

      Então Andre, ai ta a “polêmica”, pelo Keyword tools ser uma ferramenta do adwords, sempre rola esse questionamento, mas infelizmente, no mercado brasileiro, ele acaba sendo a melhor alternativa, existe outra forma de ver a competição, eu escolhi escrever sobre a mais simples mesmo, pra não complicar, e sim, o resultado fica variando, mas como eu disse, era só uma refêrencia e não pode levar todo o projeto nisso, mas ó, faz assim também:
      Pega o número de resultados: “Aproximadamente 11.100.000 resultados (0,16 segundos)”
      http://www.google.com/webhp?hl=pt-BR#hl=pt-BR&source=hp&biw=1297&bih=643&q=caderno&aq=f&aqi=&aql=&oq=&fp=97bfca33664db12c

      • André Gibin April 26, 2011 at 9:19 am #

        Valeu Beatriz.

        É dessa forma mesmo que faço, acho que é o número que melhor representa a concorrência na busca orgânica, porém não encontrei uma ferramenta gratuita que me de esse número sem eu ter que entrar palavra por palavra no google e pegar manualmente.

        Conhece alguma? Eu uso o Rank Tracker que é pago.

        • Bia @bia_maravilha April 26, 2011 at 11:04 am #

          Ixi, pior que eu uso o Ranck Tracker também…

          • Sergio Ronei April 26, 2011 at 1:39 pm #

            Também uso o Rank Tracker, gosto muito do programa. Facilita bastante.

            Não conheço outra ferramenta que faça o calculo de KEI… só planilha no Excel mesmo.

  12. FERNANDO December 6, 2011 at 3:51 pm #

    bia so posso dizer uma coisa pra você: I LOVE YOU, GATA!

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