Preparando o seu Navegador para Link Building

11 May

No dia a dia do trabalho de link building o profissional utiliza inúmeras ferramentas para cumprir suas atividades, seja para fazer levantamento de sites para inserção/requisição de links, análise qualitativa, pesquisa por informações de contatos ou acompanhamento de métricas.
A ideia desse post é sugerir ferramentas que ajudem os link builders a desenvolver grande parte dessas tarefas sem sair do navegador.

A primeira pergunta (e muito pertinente) é:
Qual browser/navegador utilizar?

Por serem browsers open-source, ou seja, que permitem a criação de aplicativos web, o Mozilla Firefox e Google Chrome são recomendados para o trabalho de link building. E a resposta para essa pergunta poderia ser apenas o Firefox, que possui mais opções de aplicativos no momento. Porém, o Chrome é mais leve e rápido, por esse motivo eu dou preferência a esse último e abro o Firefox quando preciso de certas ferramentas.

Após instalar os navegadores, vamos às:
Barras de Ferramentas

SEO Book Toolbar (apenas para Firefox): Ferramenta gratuita e bem completa que ajuda na análise qualitativa de link prospects, pois traz métricas como Google Page Rank; Page e Domain links indexados no Yahoo, Open Site Explorer e Majestic SEO; em quais dos principais diretórios o site contém links; idade do subdomínio e estimativa de tráfego.

Métricas off-page da barra de ferramentas SEO Book

Para análise do site do cliente e planejamento estratégico, você pode utilizar o Rank Checker para checar o ranking em buscadores; SEO XRay, que mostra dados sobre otimização on-page; pesquisa de palavras-chave com várias opções de ferramentas; e Compare Sites, que possibilita adicionar o site do cliente e até 4 concorrentes para comparar suas métricas.

SEOmoz Toolbar (para Chrome e Firefox): Ferramenta parcialmente gratuita (alguns dados são somente para assinantes Pro). Para a etapa de análise qualitativa de sites durante levantamento de sites para link building, a toolbar traz dados* como Authority, Trust, quantidade total de links e quantidade de subdomínios com links – ambos para a URL específica ou para todo domínio.

Para análise das URLs do cliente e concorrentes, há a ferramenta “Analyze Page”, que na segunda aba “Page Elements” traz todas as tags da página.

Análise on-page para planejamento estratégico de Link Building

*Em “Settings” selecione quais métricas você quer visualizar.

Extensões/Add-ons

SeoQuake (para Chrome , Firefox e Safari) e SEO for Firefox: Ambos são aplicativos que sobrepõe métricas nos SERPs, por esse motivo ajudam muito ao fazer levantamento de sites utilizando queries. Dessa maneira, o link builder pode visualizar nos resultados de busca ou ainda exportar os dados para .csv e fazer a análise qualitativa mais rapidamente.

Métricas nos SERPs com SEO Quacke

Outros aplicativos não relacionadas diretamente a SEO,
mas que podem ajudar

Rapportive: Dentro do seu Gmail o aplicativo mostra informações de contato e redes sociais dos remetentes e destinatários. Ajuda a manter contato com blogueiros, webmasters, parceiros.

Table2Clipboard: Ao copiar dados de tabelas online, muitas vezes perde-se a disposição dos elementos, então ficamos com uma grande linha de informações. Esse aplicativo agiliza o seu trabalho e mantém todas as configurações da tabela.

Sexy Undo Close Tabs: Já se pegou dizendo “puxa, só achei que não ia mais precisar daquela aba” ou “ops, fechei sem querer”? Pois é, esse aplicativo salva todas as abas abertas até você fechar o navegador.

Awesome Screenshot: Para dar print screen da tela inteira, parte visível ou seleção, com opções de edição e compartilhamento online. Um bom amigo na hora de organizar seus relatórios com imagens do Analytics.

Voilà!

Tem sugestões de outros aplicativos? É só comentar! =)



13 Comentários to “Preparando o seu Navegador para Link Building”

  1. NICOLAS MULLER May 11, 2011 at 3:42 pm #

    Se eu instalar todas ou parte destas extensões no firefox posso esquecer de navegar. Infelizmente o navegador está lento demais quando usado com extensões.

    • Manuela Sanches May 11, 2011 at 3:47 pm #

      Oi Nicolas!

      Fica realmente bem lento se você deixar todas rodando, mas você pode habilitar/ligar apenas quando precisar dos dados.

      Abraços,
      Manu

  2. Eric Hayashi May 11, 2011 at 3:46 pm #

    Não é nenhum add-on ou toolbar, mas o Evernote pode ajudar também. A salvar anotações, links, tabelas e prints!

    Existe um completo para o Chrome, não é a melhor opção já que o programa em sí é o melhor, mas dá um ótimo help quando não se está na sua máquina! =D

  3. SEO Brandup May 11, 2011 at 4:22 pm #

    Muito bacana o Post, parabéns Manuela. E se caso em uma dessas analises encontrar um site que fuja das diretrizes do Google, podemos usar a extensão Google Spam Report ( https://chrome.google.com/webstore/detail/efinmbicabejjhjafeidhfbojhnfiepj ) para Google Chrome extensão esta indicada pelo @Ariell ex- Google Search Quality

    Valeu ;D
    Abraços
    Glaucio Cancion – @seobrandup

    • Manuela Sanches May 11, 2011 at 4:28 pm #

      Oi Glaucio,

      Bem lembrado, ótima dica! Obrigada!

      Abraços,
      Manu

  4. Renata Tibiriçá May 11, 2011 at 9:11 pm #

    Ei Manu, ótimas dicas! Não conhecia o Rapportive e já instalei aqui para testar e adorei! Muito bom mesmo!

    beijos! 😉

    • Manu Sanches May 11, 2011 at 10:00 pm #

      Que bom que gostou, Rê! Obrigada!

      A dica do Rapportive foi da Natália Casado. Ele é ótimo mesmo!

      beijos

  5. Léo Cabral May 24, 2011 at 5:24 pm #

    O Rapportive é muito bom mesmo, não conhecia e já fiquei fã.

    Parabéns pelo post Manu, como sempre muito bom.

    • Manuela Sanches May 24, 2011 at 8:14 pm #

      Obrigada, Léo e Fábio! O Rapportive ajuda bastante a se conectar com os contatos do email, né?

      Abraços,
      Manu

  6. Fábio Carvalho May 24, 2011 at 6:13 pm #

    Manuela, muito bom o post. Obrigado pela dica do Rapportive.
    Bjs

  7. Carti SEO June 14, 2011 at 12:29 am #

    Gostei muito do post.
    Já conheço e utilizo grande parte das ferramentas apresentadas, mas sempre é interessante descobrir um ou outro programa que pode facilitar a vida exatamente aonde o calo aperta.

    Parabens pelos ótimos posts que você sempre faz.

    Eduardo Gasparetto
    @ocarti

    • Manuela Sanches June 14, 2011 at 9:09 am #

      Oi Eduardo, obrigada! Espero que as ferramentas ajudem, assim como ajudam a gente por aqui! =)
      Pra quem de repente já conhecia todas, o post pode ser um passo a passo para reinstalar depois de uma formatação ou quando começar a usar um outro computador (eu faço isso).

      Abraços,
      Manu

Deixe um comentário