Como a assessoria de imprensa pode contribuir na conquista de links

17 Aug

Há muito tempo tenho trabalhado com assessoria de imprensa e verificado o valor que ela representa para quem busca links de qualidade. Em primeiro lugar, este fato está relacionado ao que a assessoria pode contribuir para o cliente no ambiente digital, gerando não apenas links, mas tráfego e reputação para o seu site através das informações divulgadas. Dando uma força a mais agora com o update do Penguin, no Google.

Para uma assessoria de imprensa bem-feita, primeiro é necessário desenvolver um conteúdo de qualidade sobre o seu cliente. Este conteúdo pode ser divulgado no formato de notinha, que traz as informações básicas e mais resumidas, release dando informações institucionais mais completas ou sugestão de pauta, que traz as informações completas, podendo abordar um case e fornecer fontes para entrevistas, etc.

Em segundo lugar, o ideal é divulgar o seu conteúdo de forma variada nos sites de notícias. Assim, o seu cliente recebe links de qualidade através de um conteúdo diferente em cada portal. Alguns deles recebem o seu conteúdo e postam na íntegra, já outros, reescrevem o seu conteúdo. Por isso é importante observar como o conteúdo está sendo divulgado e criar uma estratégia para que em cada portal ele apareça de uma forma diferente.

Para nossa alegria, alguns veículos offline como jornais e revistas também contam com uma versão online, contribuindo ainda mais no processo.

Dica: A melhor maneira de conseguir espaço através da assessoria de imprensa é o jornalista criar um relacionamento direto com os veículos, fazer-se conhecido por eles. Mas, claro que, o assessor precisa também abordar os assuntos de seus clientes de forma interessante, gerando curiosidade da mídia e interesse na publicação.

Apesar de dar um pouco de trabalho variar este conteúdo para ser publicado, vale a pena. Além do seu cliente aos poucos, ficar conhecido por seus produtos ou projetos, ele recebe links de qualidade, de sites que possuem autoridade e contam com um pagerank legal.

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Patrícia Leris é Jornalista, Analista de Search Marketig na The Agency e Assessora de imprensa.



8 Comentários to “Como a assessoria de imprensa pode contribuir na conquista de links”

  1. Gustavo August 17, 2012 at 9:36 am #

    “traz” 😉

  2. DIEGO NUNES August 21, 2012 at 4:39 pm #

    Muito bom artigo, Patrícia. Fazer link building desta forma é muito mais vantajoso! Parabéns!
    DN

  3. Diego Isaac August 25, 2012 at 11:03 am #

    Olá Patrícia, em primeiro lugar, parabéns pelo post. Tenho buscado fontes que justifiquem o custo da Assessoria de Imprensa para enviar para clientes, e este post com certeza vai me ajudar muito.

    Tecnicamente sempre tive duvidas quanto aos links em grandes veículos. O que você acha ideal? (1) Enviar no release os links para o site (corremos o risco que sejam publicados, mesmo na parte digital de um grande veiculo, como texto), ou (2) Que enviemos um “how to” dizendo como deve ser publicado o nosso link (nofollow ou dofollow por conta deles, é claro).

    Um grande abraço e parabéns novamente.

    • Patricia Leris August 27, 2012 at 4:23 pm #

      Oi Diego,

      Primeiramente obrigada pelo comentário. Sobre a sua dúvida, eu já consegui links dos dois jeitos, mandando a notícia e ganhando links espontâneos e mandando o texto com o link. Isso varia de cada portal, mas geralmente, eu mando o texto com o link. Outra coisa é o caso do relacionamento com o veículo, quando ele é mais próximo, fica mais fácil de conseguir. Espero ter conseguido ajudar, abraço!

      • Diego Isaac August 31, 2012 at 8:52 am #

        Patrícia, muito obrigado!

        Ajudou sim. É um assunto muito interessante, e uma forma de fazer Link Building que me agrada (sem forçar a barra, e sim por relevância mesmo).

        Eu sou de Brasília, e por aqui, os veículos são muito “comprados” com notícias relacionadas a política.

        É sempre um exercício de paciência tentar coisas assim, mais específicas. Estou pensando em padronizar os releases para ver qual o resultado que consigo.

        Muito obrigado novamente! Sucesso. Adoro o blog e acompanho sempre.

  4. BaseKit August 30, 2012 at 7:56 am #

    ótimo artigo…

    Mas a verdade é que não são muitos os RPs que saibam destas vantagens….e isso inclui os clintes, que pelo fato de não saberem, não exigem.
    É ótimo que as pessoas do mercado busquem novas informações e se atualizem….usando este blog como referência também 😉

    E um ponto que abordou que é fundamental para o sucesso de um RP: RELACIONAMENTO!

  5. Leandro October 10, 2012 at 9:28 pm #

    Me apaixonei por esse site….

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