10 Dicas para Atrair Links com o seu Blog

28 Feb

Começar um site do zero é muito trabalhoso e exige muita paciência para conseguir resultado mesmo com um trabalho constante de SEO. Criar conteúdo relevante em posts bem planejados e bem distribuídos foi uma das estratégias que mais me renderam bons links apontando não só para minha página inicial, mas também para minhas páginas de categorias e produtos.

Além do planejamento e pesquisa dos melhores temas a serem abordados, o design do blog e do post podem influenciar e muito na tentativa de conseguir menções naturais em outros sites.

Passo a passo:

Dicas para Atrair Links com o seu Blog

1. Busca de Temas

Publicitário adora um tema sensacionalista. No Pubcon Las Vegas 2010, um palestrante mencionou que temas informativos ou educacionais também são tão bons quanto. Verdade. Meus artigos eram ou educacionais ou sensacionalistas.

Dica: Busque um tema relevante para o seu nicho. Procure dúvidas no Yahoo Answers para os posts educacionais e vasculhe os filtros de notícias e blogs do Google por notícias ou artigos sobre o seu nicho ou sobre algum de seus produtos ou serviços. Acompanhe também todos os blogs sobre o mesmo tema e reescreva as notícias mais discutidas e tente sempre acrescentar alguma informação a mais. Sempre tenha um objetivo em mente. Alguma keyword ou long tail que queria rankear. Por isso, sempre buscava notícias relevantes que pudesse linkar aquela keyword naturalmente.



2. Link Bait

Link bait é o atrativo de um site. É o que vai fazer com que alguém linke para ele. Traduzindo, é uma isca de links. Na busca pelo tema, você definirá qual será o conteúdo que servirá de isca. Porém, um dos fatores mais importantes para o sucesso de um post é o seu título.

Dica: Seja sensacionalista ou educativo, use no máximo 70 caracteres, tente começar com a keyword ou long tail com o qual pretende rankear e tenha o poder de resumir o post todo em uma linha.

Exemplos: Como fazer alguma coisa, 10 curiosidades sobre ___, 10 dicas sobre ___, 10 coisas que você não deveria fazer em alguma situação…
Pretendo fazer um post só sobre Linkbait mas para começar, este artigo já me ajudou muito:
22 Linkbait Headlines Almost Every Blogger Can Use



3. Imagens

É extremamente importante que o seu post tenha uma imagem atraente e relacionada ao assunto. Além de tornar o post mais “gostoso de ler”, a imagem pode destacar seu post entre dezenas de outros dentro de um agregador de notícias.

Dica: Explore ao máximo o assunto de seu post através da imagem. Ela atrai atenção quando você consegue estimular a curiosidade dos leitores.

  • Utilize imagens com a mesma largura da área de postagem do blog (não deixe espaços brancos nas laterais);
  • Tente manter um padrão de tamanho para todas;
  • Personalize-as colocando sua marca;
  • Otimize o tamanho do arquivo. Para quem usa Photoshop ou Illustrator, bastar apertar Ctrl + Shift + Alt + S. Diminua o Quality o máximo que conseguir sem deixar a imagem pixelada.
  • Se no conteúdo houver uma imagem relacionada com algum conteúdo interno de seu site, linke-a para ele.
  • Explore cores chamativas.



4. Conteúdo

Acredito que todo mundo já tenha ouvido que conteúdo é rei. Bom, se ele é ou não o rei, de qualquer maneira ele é importante.

Como grande parte dos SEOs, eu contratava escritores e jornalistas para produzirem conteúdo. Sempre discutíamos os assuntos, definíamos os mais importantes de acordo com os meus objetivos, eu enviava uma guideline com uma pesquisa completa de todas as keywords e long tails que gostaria de atacar, eles produziam e me enviavam.

Dica: Mesmo que o profissional contratado para escrever os posts entenda de SEO, tente sempre analisar se o post contempla todas as formas que alguém poderia procurar pelo assunto. Pegando este post como exemplo, poderíamos adicionar: “como aumentar o tráfego do blog” ou “dicas de link building para blogs” e por ai vai. Utilize algumas ferramentas para buscar por inspirações sobre um determinado tópico como o Keyword Tool, Suggest e o Insights.

Mais dicas:

  • Use bullet points. Viu como o post parece ficar mais legível?
  • Tente dividir seu post através de tópicos em título ou numeração como estamos fazendo aqui.
  • Espaçamento entre linhas É MUITO IMPORTANTE.
  • Se puder, além de imagens relacionadas tente adicionar vídeos também.
  • Cite o nome de seu site ou blog no conteúdo. Se alguém copiar, vai ficar na cara.
  • Coloque artigos relacionados no final de todos os posts. Às vezes, vale a pena fazer isso manualmente. Se você tem alguma keyword mais difícil de rankear, crie um post principal super relevante para o assunto e recomende ele em todos os posts secundários relacionados este assunto.



5. Links

Pra quem já trabalha com SEO, este ítem é o mais básico de todos. No meio de seus posts, inclua NATURALMENTE a keyword ou long tail desejada e faça um link entre ela e a página para qual possua conteúdo relacionado. No caso de um blog de uma loja virtual que vende jogos de vídeogame, linke jogos de playstation 3 para a categoria de jogos de playstation 3. Claro que este é um exemplo rápido. Como a Fabi disse no post anterior, varie o texto âncora. Mas este também é um assunto para outro post.



6. Estimule comentários e discussões

Sempre ao finalizar um post, inicie um diálogo com o leitor perguntando o que ele acha ou se ele tem mais alguma dica.

Ou então, fale algo controverso para abrir a parte de comentários para discussões. Uma vez, uma escritora deu uma dica um tanto estranha sobre como os homens reagiriam a tal ação e eles comentaram pra valer. E como uma coisa puxa a outra, posts bem comentados atraem a atenção de leitores e aumentam as chances de seu post ser mencionado em outros blogs.



7. Títulos e Descriptions

Sempre trabalhe bem as opções de título e description de seu post. O Título pode ser o mesmo usado no post, porém, a description é o seu momento de se tornar um publicitário por poucos segundos. Tente acreditar que seu post é um produto e mostre o porque alguém deveria perder tempo lendo-o no estilo do polishop. Pode parecer bobo mas ajuda. No final, coloque alguma chamada de ação como CONFIRA! ou Leia mais! ou alguma chamada mais adequada ao post.



8. Crie uma lista de canais para a divulgação dos seus artigos

O post está pronto? Agora vem o trabalho duro. Faça uma lista no excel com os principais agregadores de notícias no brasil ordenados inicialmente por importância (leia-se PageRank). Tente organizá-lo o máximo possível colocando o nome, url do site, url da página de submissão, PR, login e senha que você criou para cadastrar o seu blog e algum indicativo para o caso sucesso ou falha no envio.

Como: Procure por “os melhores agregadores de notícia no brasil”, ou “lista de canais para social bookmarking”, enfim, seja criativo. Junte todos os posts, analise todos os canais e coloque-os em sua lista. Tenho dois posts no meu Delicious que talvez possam ajudar:

45 Agregadores de Noticias em Português para Divulgar seu Blog

Top 15 Most Popular Social Bookmarking Websites

9. Submeta o post em todos os canais

Com o tempo você provavelmente irá excluir alguns canais que não darão resultado. Uma dica seria você alternar os titulos e descrições focando diferentes palavras chaves mas que dizem a mesma coisa sobre o tema discutido.



10. Analise suas fontes de tráfego

Fique de olho no analytics. Separe as redes que trazem mais tráfego e estude-as. Na maioria dos casos, um agregador pode não trazer tráfego porque você não estudou a proposta do site. Algumas vezes, é necessário alterar seu título e redimensionar as imagens de divulgação para se encaixarem melhor ao meio. NUNCA simplesmente corte a imagem do post. Faça uma lista com todos os formatos que serão solicitados durante a submissão de artigos e na hora de criar a imagem principal, crie as adaptações também.

Resultados Obtidos:

Consegui muitos links bons. Vários blogueiros procuram por conteúdo em agregadores de notícias e muitos mencionam ou simplesmente copiam o seu conteúdo e colocam um link para você. Outro fato comum são blogueiros copiarem sua notícia sem deletar a formatação de texto, ou seja, todos os links com texto âncora que você colocou, serão linkados também em blogs de terceiros.

Deixem seus comentários, dicas, críticas ou sugestões para futuros posts abaixo.

Até o próximo post.

Aline Couto é sócia proprietária da agência de comunicação digital e criação de sites Célula Ideias.



24 Comentários to “10 Dicas para Atrair Links com o seu Blog”

  1. Daniel C. February 28, 2011 at 1:49 pm #

    Parabéns pelo artigo Aline.
    São dicas simples, porém muitas vezes esquecidas por muitos.
    Explicou de forma clara e com diversas referências de qualidade.

    []’s
    @kaiserlino

  2. luiz almeida February 28, 2011 at 1:58 pm #

    Então…

    Créditos das primeiras imagens:

    voltier, uma agência de SEO em miami, que com certeza gostaria de ter referência para seu conteúdo usado para ilustrar o post.

    gostei da forma como o texto foi escrita! bem inteligível e o melhor: um texto de SEO sem erros de português! Coisa rara hoje em dia…

    • Aline Couto February 28, 2011 at 2:10 pm #

      Realmente esqueci de colocar os créditos!
      Muito obrigada Luiz!

  3. Vinicius Marino February 28, 2011 at 2:06 pm #

    Ótimo artigo Aline, me tirou algumas pequenas dúvidas e me deu uma ideia muito bacana!! Valeus!! =D

  4. Paulo Andraus February 28, 2011 at 2:07 pm #

    Muito bom o artigo! Vou deixar o blog na minha página inicial do iGoogle para ler sempre que houver novidades. Parabéns a todas as envolvidas.

  5. Cassiano Travareli February 28, 2011 at 2:16 pm #

    Conteúdo de Qualidade + Apresentação do Conteúdo + Distribuição bem feita = Links!

    Muito bem explicado o post!

    Cassiano Travareli
    http://www.brasilseo.com.br/

  6. Diego Kadry February 28, 2011 at 2:31 pm #

    Interessante o post, vou utilizar para o meu blog. Principalmente a parte de listar os agregadores que era algo que eu não utilizava dessa forma estruturada.

  7. Mauricio Biasotto February 28, 2011 at 2:34 pm #

    Gostei muito do seu post Aline.

    Da pra imprimir e deixar com uma cartilha na mesa.

    De certo modo redes sociais te dão links, não é? Não seria legal também ‘incluir’ mais um item com os ícones das principais redes socias? Falando “Gostou do post então espalhe na sua rede…”

    Parabéns!

    Mauricio Biasotto
    http://www.mbiasotto.com

    • Aline Couto March 10, 2011 at 2:55 pm #

      Sim Mauricio! Bem na verdade, depende muito de cada blog. No caso do SEOdeSAIA funciona muito bem. Porém, as dicas que dei foram baseadas em estratégias que usei em um blog de um e-commerce. Especificamente no caso deste e-commerce, pelo assunto e por ser muito novo, as chamadas e ícones de compartilhamento em redes sociais não davam nenhum retorno.
      Mas vale a pena sim incluir este ítem!
      Obrigada!

  8. Flavio Jose February 28, 2011 at 2:47 pm #

    Ufa!

    Um texto longo, mas que valeu cada linha lida.

    Repleto de detalhes e dicas valiosas… Eu tive uma experiência com divulgação de um post meu no sabado, que mostra como é importante levar o post para onde for possível (agregadores de notícias).

    Meu blog triplicou a visita diária. Ele ainda é novo, mas se eu seguir a risca essas dicas, e utilizar a minha experiência, conseguirei atingir meu objetivos.

    Continuem nos presentiando com ótimos posts! Parabéns Aline e parabéns para todas as meninas envolvidas no projeto!

    @flavio_jose

    • Aline Couto March 10, 2011 at 2:59 pm #

      Obrigada Flávio! E acredite, exige tempo mas da resultado. Fique sempre atento a novos agregadores. Todos os blogs colocam “sites parceiros” no sidebar. Sempre vasculhe estas listas.

  9. Inês Barreto February 28, 2011 at 3:06 pm #

    Excelente artigo. Gostei especialmente da dica dos agregadores de notícias e da metodologia proposta para não se perder na divulgação. Parabéns!

  10. Marcelo February 28, 2011 at 6:14 pm #

    Texto muito bom, ja irei praticar as dicas dentro do meu blog

  11. Tiago Tomasi February 28, 2011 at 8:10 pm #

    Parabéns Aline.
    Gostei muito do artigo. Além de concordar com as dicas que você citou, achei o artigo bem sucinto e objetivo!!
    Muito útil, valeu a leitura.. =D

    Att
    @tiagotomasi

  12. Daniel Vitor March 1, 2011 at 2:06 pm #

    Ótimo artigo!
    Explicaram muito bem.
    Mais um blog de referencia nacional em SEO.
    Sucesso ai meninas! 😀

  13. Mari Rodrigues March 1, 2011 at 3:15 pm #

    Parabéns Aline pelo excelente artigo.
    Muitas dicas valiosas para quem quer profissionalizar o seu blog.

  14. Luciana March 31, 2011 at 1:54 pm #

    Muito legal este post. Conteúdo super bacana.

  15. Joao N April 1, 2011 at 12:09 am #

    Dicas muito valiosas! vou pô-las em prática.
    O principal critério utilizado para ser bem rankeado no “pagerank” é a quantidade de links dirigidos para o seu blog?

  16. Thais Moreira May 15, 2011 at 11:34 am #

    O site de vcs é muito bom!
    Colocarei todas dicas em prática! ;D
    Beijos.

  17. Bruna May 15, 2011 at 1:51 pm #

    como eu faço um blog?

  18. Giovanna Pimenta May 1, 2012 at 6:22 pm #

    Muito bom o post,parabéns!

Trackbacks and Pingbacks

  1. Sites que você precisa conhecer! | Depois dos Quinze | Bruna Vieira - May 14, 2011

    […] 2 –  Seo de Saia […]

  2. Como Começar uma campanha de SEO | Velame Cursos - October 3, 2011

    […] dos fatores de rankeamento mais importantes no SEO. A Aline publicou na última segunda um post com 10 dicas de como ganhar links com um blog. Claro que isso se aplica a sites. Basta saber inserir o conteúdo certo nas páginas. Um bom […]

  3. Velame Cursos - August 2, 2012

    […] dos fatores de rankeamento mais importantes no SEO. A Aline publicou na última segunda um post com 10 dicas de como ganhar links com um blog. Claro que isso se aplica a sites. Basta saber inserir o conteúdo certo nas páginas. Um bom […]

Deixe um comentário