Link Bait – Alternativa estratégica para SEO

22 Nov

Pescar não deve ser difícil, é só preparar o anzol, jogar ao mar e esperar a fisgada. E se o peixe que você quer pegar for um link, por que não utilizar, então, uma “isca de links”? Esse artigo salienta a importância de estratégias que envolvem Link Bait e sugere algumas ações para conquistar links de qualidade para seu site.

O que é Link Bait

O Link Bait refere-se a um conteúdo rico, interessante e atrativo disponibilizado no seu site, que, beneficiado pela possibilidade de compartilhamento, é divulgado de forma espontânea em outros sites e blogs. Em tempos de virais na internet, o desafio nessa estratégia é criar algo que agregue relevância e qualidade, despertando o interesse dos internautas em agarrar a isca e passar adiante.

Link Bait no SEO de Saia

Apesar de ser uma técnica bem difundida entre analistas de SEO, pensar em Link Bait como estratégia de aquisição de links é sempre válido e necessário. É fato que algumas peças tornam-se virais por acaso, sem que haja intenção de fazer delas uma isca de links. Entretanto, se pode haver planejamento na elaboração, por que não desenvolver algo criativo e amigável, que desperte a atenção e o gosto de quem vê?

Planejando uma estratégia de Link Bait

Já que vamos encarar o Link Bait como importante estratégia para SEO, precisamos ter em mente que o planejamento será o diferencial para elaborar algo interessante. Nesse processo de planejamento e elaboração de Link Bait, alguns pontos merecem destaque:

  • Pense em conteúdo relevante – Se a informação que deseja compartilhar diz respeito à sua área de atuação, pesquise, estude e mantenha-se atualizado;

  • Confronte sua ideia inicial – Questione, discuta o tema, leia sobre o assunto e sempre cruze os dados obtidos com fontes confiáveis, somando informações que sejam diferenciais;

  • Ofereça o que as pessoas gostam – Pense no coletivo, no que desperta o interesse dos internautas, e distribua algo atraente;

  • Informe – Divulgue utilidades, tutoriais e conceitos de forma interessante e criativa. É maravilhoso compartilhar conhecimento;

  • Crie coisas novas – Seja original e inove, permita-se criar algo que desperte interesse e desejo de compartilhamento;

  • Compartilhe de forma correta – Otimize a sua “isca” e facilite a vida do internauta, disponibilizando link para compartilhamento. Potencialize com essa estratégia a força que irá ganhar nos mecanismos de busca.

Quais as melhores iscas para SEO?

Definir o formato no qual o conteúdo criado será veiculado é um outro passo importante nesse processo de Link Building para melhorar o seu posicionamento em mecanismos de buscas. Logo, vale pensar bem em qual criação apostar, mantendo o foco sempre no que terá mais possibilidade de viralizar na rede. Então aí vão seis dicas do que você pode escolher:

Link Bait

Reviews e Tutoriais

Reviews que trazem análises completas e interessantes são muito bem vindos entre sites e blogs, e despertam interesse quando agregam informação ou comentários mais aprofundados sobre um tema ou um produto. Já os tutoriais estão diretamente ligados à transmissão de conhecimento. Um tutor ensina, por isso, quando pensar em utilizar essa abordagem, seja claro, dinâmico e agradável. Fale de algo que as pessoas queiram saber.

Infográficos

Cada vez mais utilizadas, essas peças agradam por integrar imagens e conhecimento de uma forma dinâmica e fácil de visualizar. Quem opta por esse modelo de Link Bait, deve saber interpretar bem a informação que deseja transmitir, a fim de extrair dela o necessário para comunicar o que deseja nesse modelo. Conhecimentos de ferramentas como Photoshop e Illustrator também serão necessários.

Vídeos

Esse artifício também funciona. Aqui vale pensar em um conteúdo que envolva humor e caia na graça dos internautas. Caso sua opção seja por transmitir informações, pense num formato curto em que esse conhecimento seja transmitido em formato de dicas. Não abuse no tempo, vídeos muito longos nem sempre são bem recebidos.

Conteúdo interativo

Gerar conteúdo a partir da interatividade sempre funciona. E com um pouco de criatividade e bom gosto, vai longe. Os internautas são fascinados por conteúdos que permitem trocas e interações. Nesse caso, agradam uma interface atrativa e a usabilidade do conteúdo, que pode vir, por exemplo, em formato de jogos.

Badges

Essas peças amigáveis promovem produtos e são bastante usadas em rankings e promoções. São muito difundidas em formato de selos, que os internautas publicam em sua homepage quando estão participando de alguma promoção ou parceria.

Gadgets e Widgets

Os Gadgets estão diretamente relacionados a algo que agregue serviços nos sites de quem os compartilha. Por isso essa alternativa é uma isca muito atraente. Ao optar por ela, tenha ideias criativas e úteis: um gadget de contador de acessos, por exemplo, pode ser bem vindo na blogosfera. Já os Widgets vão um pouco além desses primeiros e permitem maior complexidade de informações, pois incluem botões, menus e agregam um pouco do que citamos no tópico anterior: interatividade, mas com uma funcionalidade específica. Por exemplo, um widget para a previsão do tempo.

São inúmeras as possibilidades do que fazer quando o assunto é Link Bait, o que não dá mesmo é pra ficar de braços cruzados. Vamos alimentar e estimular a nossa criatividade, arregaçar as mangas e pescar links! Qual sua isca preferida?

Daisy Soares é baiana residente no Rio de Janeiro. Está na área de Marketing Digital há 2 anos e é sócia na agência Fizzy Marketing Digital, onde atua como gerente de projetos.
Site: http://www.fizzymarketingdigital.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/daisy.geo



15 Comentários to “Link Bait – Alternativa estratégica para SEO”

  1. rivael November 26, 2012 at 9:11 am #

    Ralmente seu artigo é fantástico, sem dúvida vou passar mais vezes, obrigado.

    • Daisy Soares March 8, 2013 at 5:15 pm #

      Obrigada por participar do SEO de Saia, Rivael! Volte mais vezes sim!

  2. John Martin November 29, 2012 at 6:51 pm #

    A melhor forma de Link Bait é criar artigos pensando em ajudar os outros, de forma original e bem feita!-)

    • Daisy Soares March 8, 2013 at 5:15 pm #

      É isso aí, Jonh. Um tutorial bem feito, por exemplo, sempre será muito compartilhado!
      Obrigada pelo comentário e participação no SEO de Saia.

  3. jonas klein February 7, 2013 at 6:00 pm #

    Olá Daisy,

    Meus parabéns pelo excelente artigo, porque você conseguiu explicar com perfeição o que é link bait, e também obrigado pelas dicas, pois elas com certeza são muito úteis para quem esta trabalhando para aumentar as visitas no seu site.

    Um abraço

    • Daisy Soares March 8, 2013 at 5:14 pm #

      Obrigada, Jonas.
      Penso que esse é o nosso caminho, o constante estudo e a troca de ideias. Vamos somando!

  4. Maik Tomé February 18, 2013 at 7:05 pm #

    Muito bom este arquivo, compartilhei!

    • Daisy Soares March 8, 2013 at 5:13 pm #

      Obrigada, Maik!

  5. Renata March 11, 2013 at 2:36 pm #

    Olá,

    Montei uma loja e gostaria de saber como faco para otimizar meu site nas buscas do google. Qual profissional realiza esse tipo de trabalho? Obrigada

  6. Paulo June 1, 2013 at 12:22 am #

    Daisy.

    Antes de tudo, parabéns pelo seu post! Existe algum lugar onde eu possa coletar sites que aceitem link bait?

    Você comentou: “..é divulgado de forma espontânea em outros sites e blogs.” Que tipo de site aceitaria um conteúdo interessante? Sites do tipo Dihitt?

    Abraços!
    Paulo

    • Daisy Soares June 7, 2013 at 2:02 pm #

      Oi, Paulo.

      Obrigada pelos parabéns. Vamos à sua dúvida.
      A premissa do Link Bait é criar um conteúdo atrativo, rico de informações, que viralize. Seja imagem, vídeo, tutorial, texto, enfim… um conteúdo rico que as pessoas queiram compartilhar em seus blogs em suas redes sociais, espontaneamente.
      Caso haja a necessidade de pedir esse compartilhamento, o ideal seria utilizar as técnicas de assessoria de comunicação digital, a partir de um estudo do nicho que se interessaria pelo conteúdo a ser partilhado.
      O caso de você divulgar seu conteúdo no Dihitt não se adapta às técnicas de link bait (por não se caracterizar divulgação espontânea). O Dihitt é considerado um misto de rede social (voltada a blogueiros) e de agregador de notícias. Nesse caso, os links não serão tão relevantes quanto os links conquistados por intermédio de mídia espontânea (viralização) ou pelas técnicas de assessoria de comunicação ou relações públicas.
      Espero ter tirado sua dúvida e agradeço pela participação no SEO de Saia.

  7. wilker August 30, 2013 at 8:46 pm #

    Artigo muito bom, a questão dos infográficos estão em ascensão hj em dia, vejo muitos blogs utilizando essa forma de conteúdo. E espero logo, logo criar os meus também ^^. Parabéns pelo artigo.

Trackbacks and Pingbacks

  1. Dicas de SEO 2013 | DIGITAL WEB CENTER - May 27, 2013

    […] otimizados, mas também em produzir vídeos, imagens e infográficos que possam se configurar como link bait (isca de links). Atraia seu público-alvo e o fidelize não somente pela qualidade das […]

  2. Linkbait: veja 7 dicas para ganhar links naturais de outros sites! - June 11, 2013

    […] Seo de saia , Distilled e  Search Engine […]

  3. Dicas de SEO - Tutoriais - August 13, 2013

    […] otimizados, mas também em produzir vídeos, imagens e infográficos que possam se configurar como link bait (isca de links). Atraia seu público-alvo e o fidelize não somente pela qualidade das […]

Deixe um comentário