Google Places – Dicas para o cadastro

1 Apr

O cadastro das empresas no Google Places tornou-se um importante artefato na questão referente ao local search. Através dele, os usuários podem realizar uma busca e encontrar os endereços mais relevantes de acordo com a região pesquisada.

Por isso, mesmo aquelas empresas que já aparecem nos resultados locais é indicado que elas solicitem a confirmação de proprietário daquele lugar, pois desta forma podem incrementar seus resultados com fotos, vídeos e até mesmo criar promoções na página de resultado no Google Maps.

E as empresas que possuem mais de dez locais físicos, podem agrupar seus dados em única planilha e realizar o upload em massa. Logo mais, serão destrinchadas algumas dicas de como realizar corretamente o cadastramento no Google Places.

1) O primeiro passo é fazer uma verificação – busca no Google, e principalmente no Places, com a marca mais a cidade que você está interessado. Por exemplo:



E na próxima tela pode-se confirmar mais uma vez se as informações realmente são as da empresa que deverá ser cadastrada. Desta forma, se todos os dados realmente forem dela, pode-se marcar Editar informações da minha empresa.

Após clicar em ‘Continuar’ na página acima, agora poderá ser feita a edição das informações dentro do Google Places. Na possibilidade de não ter encontrado a empresa na busca realizada ali no início, terá que acessar a página inicial do Google Places e começar o cadastro.

A seguir, serão mostrados alguns itens que devem ser solicitados ao cliente, logo após a identificação da necessidade de cadastro no Google Places:

1º) Converse com o cliente, se ele pode realizar a liberação de um email da empresa dele – que a agência, ou responsável pelo cadastro possa ter acesso – ex: listagem@nomedocliente.com.br. Porque endereços de e-mail com os domínios das empresas, no cadastro do Google Places, tem menos etapas no processo de verificação. E caso a carta de verificação com o PIN não chegue ao destino, com o email do cliente cadastrado para gerenciar a conta do Google Places, torna-se mais fácil reenviar o pedido de verificação.

2º) Peça ao cliente os campos obrigatórios e uma descrição geral sobre seu negócio.(E sinalize que ele receberá uma carta de comunicação do Google contendo o PIN que precisará ser repassado para o responsável pelo cadastro no Places.)

Campos Obrigatórios:

Empresa/Organização:
Endereço Principal:
Bairro:Cidade:
Estado:
CEP:
Telefone Principal:
Categorias: *As categorias podem ser selecionadas durante o processo.
Descrição:

E ainda, abaixo, os outros campos que você pode especificar mais sobre o negócio:

  • Endereço de Email
  • Horário de Funcionamento
  • Opções de Pagamento
  • Detalhes Opcionais – Ex: Estacionamento, Marcas Oferecidas

* Em caso de cadastro de listagens, verifique aqui quais os outros itens obrigatórios e leia mais sobre os campos adicionais que elas podem ter e os formatos que precisam ser salvas.

E devido a quantidade de dados que precisa-se ficar atento, foi montada, logo mais, uma lista de revisão do que não pode ser esquecido no momento de preencher os dados da listagem.

Cheque os seguintes pontos:

  • Os códigos de lojas não podem ser iguais;
  • O Nome da Organização/Empresa deve ter formatação como se lê: Ex: Loja de Pesca Peixe Dourado;
  • Os endereços precisam estar com a formatação certa. Ex: Rua Pedro Billac, 98; Av. Guaíba, 190; Pça João XXIII;
  • Preencha os respectivos dados: bairro, cidade, estado e código do país;
  • Revise se os CEPs estão no formato 91360170;
  • Os telefones e faxs devem estar no formato (51) 3273-4257 – não esquecer o hífen;
  • Coloque a URL do seu site com o http://;
  • Liste as devidas categorias;
  • Veja se contém a descrição;
  • Verifique se no início da planilha tem o seu tipo de upload, ex: “complete” e se a última linha dela contém o “end”;
  • Identifique se ela está salva nos formatos certos.

É importante averiguar se todos os campos obrigatórios estão preenchidos, pois se houver qualquer falha, do tipo espaço do número de telefone principal deixado em branco, na hora que for realizar o upload dará erro. Em seguida, faça-o e corrija qualquer eventual problema que aparecer. Por fim, clique sobre “Publicar novos Locais”.

Logo em seguida, aparecerá como na imagem abaixo, a página que pedirá a confirmação da listagem, logo no início dela no box em vermelho:

Neste botão, pode-se solicitar a confirmação da listagem, através do preenchimento de alguns poucos dados: E-mail da Conta do Google que pede a solicitação, Nome da Empresa, Telefone de Contato, Nome de Contato e Cobertura Geográfica. E no e-mail de gerenciamento da Conta do Places serão recebidas informações para que seja efetuada a autenticação dos dados.

No passo seguinte, supondo que você tem uma única loja e o cadastro está validado, pode-se melhorar as informações: colocar uma foto sobre a fachada do negócio, vídeo ou cadastrar uma promoção para aquele lugar, como referido anteriormente. Também é importante que se utilize alguma estratégia pós-venda que incentive os consumidores a avaliarem e comentarem sobre aquele estabelecimento.

Estes reviews são relevantes nos posicionamentos, e principalmente avaliações feitas através de sites como www.qype.com.br e http://foursquare.com/. Ainda, o próprio Google possui um site onde podem ser realizadas avaliações e dadas opiniões sobre os lugares que se visitou, chamado Google Hotpot. E falando um pouco mais sobre a parte de otimização, os diretórios do tipo páginas amarelas também contribuem nesta parte. Por isto, aqui pode-se conferir uma matéria completa sobre os diretórios brasileiros para resultados locais.

Também, confeccionei um check list sobre o Google Places e aqueles que quiserem podem utilizá-lo na hora de realizar o cadastro. O assunto referente ao Google Places é bastante extenso. Deve-se levar em conta que cada um destes itens aqui citados, em sua individualidade, podem ser mais explorados.

Quem tiver alguma dúvida – quiser mais informações – ou tiver um comentário, sugestão e crítica sobre o assunto fique à vontade para comentar. Este foi meu primeiro post aqui no SEO de Saia e também estou aqui para aprender.

 

 

 

 

 

 

Check List Places



12 Comentários to “Google Places – Dicas para o cadastro”

  1. Paula Albocino April 1, 2011 at 4:58 pm #

    Oi Lu,

    Gostei do seu post e achei especialmente útil o check list. Você pode disponibilizá-lo para a gente fazer o download?

    Bem-vinda ao SEO de Saia! :)

    Bjos

  2. SEO Brandup April 1, 2011 at 5:15 pm #

    Parabéns Luciana, achei que ficou bem completo. Agora gostaria de saber se tem alguma informação sobre a demora do envio da carta de confirmação.

    Tenho um cliente cadastrado e já está indo para o segundo mês e nada da carta chegar.
    Tem uma forma de sempre confirmar por telefone ou é só a primeira vez para evitar spammers?

    Grande abraço e sucesso sempre.

    Glaucio.
    @seobrandup.

    • Luciana April 2, 2011 at 11:09 pm #

      Olá Glaucio!

      Obrigada pelo parabéns!

      Pelo que acompanho no forum de ajuda do Google às vezes acontece de não chegar a carta com o PIN e pelo que li no neste forum de ajuda do Places http://migre.me/4aEzd ,às vezes, o Google restringe a possibilidade de verificação somente por carta como informa o funcionário do Google naquela página.

      Te aconselho a entrar em contato no forum!

      Abraço,
      Luciana

  3. Mauricio Biasotto April 1, 2011 at 5:54 pm #

    Olá Luciana.

    Primeiramente parabéns pelo post.

    Queria saber se você tem uma dica.

    Tenho um cliente que trabalha com Consorcio e Seguros.

    Só que fica no mesmo local (endereço, telefone e etc), mas tem CNPJ diferente e site diferente.

    Qual o melhor jeito para essa empresa? Tem como fazer dois cadastro para o mesmo lugar (endereço)? Ou teria que editar o cadastro para as duas empresas?

    Obrigado.

  4. Domicio Neto April 4, 2011 at 8:30 pm #

    Olá Luciana,

    Parabéns pelo post. Realmente muuuita gente tem sérias dúvidas no Google Place.

    Acredito que é um ótimo serviço do Google, mas essa etapa de cadastramento ainda tem MUITO o que melhorar.

    Essa dica do e-mail com o domínio do cliente é extremamente importante e funciona.

    Abraços!

  5. leandro almeida April 15, 2011 at 10:11 pm #

    Belas dicas!!

    Esse blog ta fazendo parte do meu dia a dia já!

  6. Rubens Cavalheiro June 21, 2011 at 3:05 pm #

    Tem que ser PhD pra receber o PIN…

    Faz anos que sofro e nada /=

  7. Eduardo September 25, 2011 at 10:26 am #

    Obrigado pelas informações, foram muito úteis,
    consegui cadastrar e estou voltando aqui para
    agradecer.

  8. Alexsandro September 30, 2011 at 6:00 pm #

    Olá Luciana!!

    Excelentes dicas, vou colocá-las em prática.

    Parabéns pelo poster!

  9. Icuritiba April 3, 2012 at 8:30 am #

    Pessoal , não estou achando o lugar para inserir comentários no google places. Estou ficando cego o google tirou a inserção de comentários?

  10. Paulo Fernandes August 16, 2012 at 12:52 pm #

    Luciana,

    Ótimo post!
    O Google Places (agora Google+ Local) é uma ferramenta que faz a diferença para pequenos negócios locais.

    Recentemente fiz uma pesquisa densa sobre formar de fazer SEO no Google Places e achei algumas informações relevantes no exterior.

    Tem um estudo criado pela SEOMoz, que indica quais são características de um site no Google Places que tem a maior correlação com um melhor posicionamento nas buscas locais do Google.

    Abraços,
    Paulo Fernandes

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