As métricas do SeoMoz: MozRank, MozTrust, Page Authority e Domain Authority

23 Aug

Trabalhar com marketing digital, independente da área, cria uma dependência em comum: o uso de métricas e ferramentas capazes de nos poupar um baita tempo!

E diante de tanta variedade, algumas delas se destacam por serem práticas e funcionais, capazes de nos ajudar com nossas inúmeras análises. Hoje, nosso foco são as populares e já consolidadas: MozRank, MozTrust, Page Authority e Domain Authority da SeoMoz:

Que apesar de terem seus conceitos básicos disseminados, ainda geram dúvidas sobre como funcionam. So, let’s do it?
 

O que é MozRank?

 
O MozRank é considerado por muitos a principal métrica qualitativa do SeoMoz. O motivo? Alguns dizem que seu surgimento veio para superar a dependência de muitos com o PageRank do Google, visto que a função de ambos é similar e o Google não tem sido muito legal com as atualizações de seu PR.

A pontuação dada pelo MozRank é indicativa da importância de uma página e ela é baseada na popularidade dos links que recebe. Isso significa que quanto maior a quantidade de links de qualidade, maior seu MozRank, ou seja, sua evolução reflete a quantidade e qualidade dos links recebidos. O ideal é receber uma alta quantidade de links de média qualidade ou poucos de qualidade alta.

Dica: antes de investir em qualidade, saiba que o primeiro ponto para evolução desta pontuação, que varia de 1 a 10, é trabalhar com quantidade de links. É isso mesmo!, diferente do que a teoria diz, muitas métricas ainda levam em consideração o número de links que apontam para um site e não só à qualidade embutida a ele; e o MozRank não foge disso. O que isso significa? Que é possível ter MozRank 3 ou 4 considerando quantidade de links, mas se torna delicado avançar destas pontuações para números mais altos desta mesma maneira. Isso porque chega um ponto em que o MozRank precisa de novos motivos para elevar sua pontuação e se você continuar investindo apenas em quantidade de links vai ficar a ver navios. Então anota aí: quantidade vale só até atingir o primeiro patamar 😉 e depois disso, é luta por links de qualidade (mais em: http://www.seomoz.org/blog/mozrank-and-pagerank-for-metrics-driven-seo).
 
Métrica: MozRank
O que ele faz: mostra o quão popular uma página é
Como ela mede: com pontuação de 1 a 10, onde 1 é pouco e 10 é o céu
Observações: cada página possui seu MozRank e se quiser consultar o valor do domínio cheque o DmR
 

O que é MozTrust?

 
O MozTrust baseia-se na credibilidade dos links que apontam para o seu site; Estou falando de TLDs .org, .edu e .gov. O mais interessante é que você não precisa necessariamente ter um link em uma dessas fontes para valorizar a pontuação desta métrica para seu site, se você estiver a até 6 graus de separação do site de confiança, consegue obter algum valor. Atente-se: algum valor! Isso significa que quanto mais próximo você está de um site de confiança, maior o valor recebido. E quanto mais o MozTrust verificar frequência de sites do tipo linkando ou estando próximos ao seu, melhor para você.

E apesar de não ter a mesma função do MozRank, um estudo feito por Roger e companhia confirmou os benefícios da relação entre as duas métricas. Foi observado que quanto maior a disparidade entre ambas as pontuações (mR 8.00, mT 2.00), pior a colocação de ranking de um site; E quanto menor essa mesma disparidade (mR 8.00, mT 7.00), melhores as chances de bom rankeamento. Ou seja, vale a pena trabalhar com variedade de links e ter objetivos previamente delimitados quanto a quantidade de links que se pretende conseguir em minas de ouro.

Curiosidade: o MozTrust é baseado em um algoritmo desenvolvido por engenheiros do Yahoo, este, por sua vez, bastante similiar aos utilizados pelo Google e Bing.

Métrica: MozTrust
O que ele faz: mostra o quão confiável uma página é
Como ela mede: com pontuação de 1 a 10, onde 1 é pouco e 10 é o além
Observações: cada página possui seu MozTrust e se quiser consultar o valor do domínio cheque o DmT
 

O que é Page Authority? E aproveitando, o que é Domain Authority?

 
É isso, não vale a pena falar das duas métricas em separado porque elas estão diretamente ligadas, relacionadas, interligadas.. Page Authority mostra a autoridade de uma página e Domain Authority do domínio, hehehe

O objetivo de ambas é mostrar qual o potencial de uma página/domínio para atingir as primeiras posições nas SERPs do Google e o mais interessante: independente do conteúdo!  Isso porquê o que define seu PA / DA é a análise que o algoritmo faz de várias métricas existentes, assim é possível definir o tamanho da autoridade de uma página/domínio. E a turma do Roger argumenta que a definição destes algoritmos foi feita porque eles precisavam de uma métrica próxima das análises que o próprio Google faz para rankear um site e se o Google avalia vários itens para isso, o PA/DA faz o mesmo!

Dica: fazer a verificação desta métrica é válido, principalmente, quando você quer conhecer o perfil de backlinks de seus concorrentes, assim dá para ter uma boa noção do potencial de rankeamento deles.

Métrica: Page Authority / Domain Authority
O que ele faz: mostra qual o potencial de rankeamento de uma página / domínio
Como ela mede: com pontuação de 0 a 100, onde 1 é pouco e 100 é lindo!
 

Onde encontro essas métricas?

Você pode fazer o download da MozBar para o Chrome ou Firefox nas páginas de extensão dos dois navegadores:
Barra SeoMoz para Google Chrome
Barra SeoMoz para Mozilla Firefox

Ou então utilizar o Open Site Explorer: na aba ‘compare link metrics’ você encontra todas as métricas citadas neste post focadas na página, subdomínio e domínio.

Dica: às vezes rolam algumas diferenças entre os dados fornecidos nestas barras e o próprio OSE, então na dúvida, consulte a fonte 😉

—–

Fontes de estudo: 
http://www.seomoz.org/learn-seo/mozrank
http://www.seomoz.org/learn-seo/moztrust
http://www.seomoz.org/learn-seo/page-authority
http://www.seomoz.org/learn-seo/domain-authority

 

É isso!
Se tiverem dúvidas e/ou sugestões quanto ao material publicado tô às ordens !

Bom estudo :)



30 Comentários to “As métricas do SeoMoz: MozRank, MozTrust, Page Authority e Domain Authority”

  1. Renato Vitor August 23, 2011 at 10:48 am #

    Esse é aquele tipo de post que te socorre quando alguem pergunta o que é esse tal de SEOmoz, o que esse tal de MozRank e MozTrust …..

    Já marquei como favorito …

    Show

  2. Vinicius Marino August 23, 2011 at 10:54 am #

    Muito bom o post, muito bem explicativo e simples, parabéns.

    Sem querer atentei para uma coisa interessante:

    “…próprio Google faz para rankear um site e se o Google avalia vários itens para isso, o PA/DA faz…”

    Leia PA and DA! Abrevie o “and”!

    PAnDA

    o_O

    • Carol Ramalho August 23, 2011 at 11:52 am #

      ops, hehehe se fosse msg subliminar não tinha dado certo!

      que bom que gostou, volte sempre! :)

      • Alexandre August 23, 2011 at 2:01 pm #

        talvez não tenha sido por acaso que o nome seja Panda…
        Mas minha dúvida é: até em que ponto um link de baixo PA/DA apontando para o meu site pode influenciar negativamente o meu rank? e se tem como avaliarmos essa questão.

        • Carol Ramalho August 23, 2011 at 2:14 pm #

          Oi Alexandre!

          A métrica não influencia negativamente, ela apenas te ajuda a conhecer o potencial de rankeamento de uma página/domínio.

          Então se seu site possui um baixo valor dessas métricas quer dizer que você precisa de mais links para reverter essa situação.

          Espero ter ajudado, valeu pela visita!

  3. Reifison August 23, 2011 at 11:22 am #

    Muito bom o texto. Parabéns mesmo.
    Apenas um ponto não ficou muito claro, por exemplo é levado em consideração para o PA de uma página a questão social? Existe algum estudo que nos mostre algo assim? Ainda mais agora que o próprio SEOmoz já mostra em sua barra a quantidade de share e twitter.

    Se tiver algo a falar sobre isto seria legal.

    Abraços

    • Carol Ramalho August 23, 2011 at 11:56 am #

      Boa pergunta, Reifison!

      Não conheço informações oficiais a respeito e também não localizei artigos que falem sobre a relação das duas coisas, mas vou dar atenção ao assunto e assim que tiver uma resposta oficial publico aqui.

      Valeu pela dica e pela visita! :)

  4. Fábio Assis August 23, 2011 at 12:26 pm #

    Muito bom mesmo! Conhecia alguns dos itens, agora sim por completo!

    Ótima matéria! Recomendo!

  5. Manu Sanches August 23, 2011 at 1:55 pm #

    Oi Carol,

    Conhecer cada uma dessas métricas de maneira mais aprofundada ajuda muito a determinar rapidamente o “valor” de uma página no trabalho de link building.

    Parabéns pelo post!

  6. Juliano Barbosa August 23, 2011 at 2:04 pm #

    Olá Carol, td bem!

    Muito bom seu artigo.

    Concordo com o Renato que é “aquele tipo de post que te socorre quando alguem pergunta o que é esse tal de SEOmoz, o que esse tal de MozRank e MozTrust …..”, pois explica de forma simples e didática.

    Parabéns!!!

    • Carol Ramalho August 23, 2011 at 2:18 pm #

      Oi Juliano,
      fico feliz que tenha gostado :)

      Obrigada!

  7. Renato Xavier August 23, 2011 at 7:18 pm #

    Simples e direto. Ótimo artigo Carol!

  8. Daniel August 26, 2011 at 11:36 pm #

    Não estava procurando, mas era uma coisa que eu queria saber. hehe… E ficou muito bem explicado! Com certeza voltarei.
    Abraço!

  9. Le Chambly September 12, 2011 at 7:34 pm #

    Muito bom o artigo, tinha várias dúvidas sobre as metricas, e esclareceu =).

  10. Renata September 17, 2011 at 9:37 pm #

    No site que eu trabalho, não consegui subir o arquivo html, da ferramenta seomoz, o arquivo na sobe na pasta html por conter mais que 25 caravteres no nome.

  11. BRtube September 17, 2011 at 11:12 pm #

    Uma pena que o SEOmoz não funciona bem no Brasil. Depois de um mês, disseram que meu cartão não foi aceito, e isso que tenho saldo e limite sobrando, aí tentei outro cartão, internacional, com bons saldos e limites, mas assim mesmo, não deu certo, não aceitaram.

    Lamentável, mas fiquei sem poder usar os serviços deles, depois dos 30 dias iniciais….

  12. Flavio Ferrari September 29, 2011 at 9:13 am #

    Tks pela atualização. O Blog de vocês é útil e muito gostoso de ler, “holisticamente” equilibrado. Gosto muito.

    • Carol Ramalho October 2, 2011 at 11:46 am #

      =) Fico feliz que curta o blog, Flavio!
      Eu e as outras meninas ficamos muito gratas.

      Valeu!

  13. Eduardo March 21, 2012 at 6:24 pm #

    Otimo post, parabens, Abraço

  14. Jose Carlos April 26, 2012 at 8:15 pm #

    Ola

    Muito interessante as explicações sobre as metricas,descobrimos que existe vida fora do Google.

    Grato

  15. Tolstoy Cardoso Neto October 16, 2012 at 3:27 pm #

    Obrigado pelo post Carol. A saga do meu blog em busca de visibilidade continua. Utilizava as metricas PR e Alexa. E agora tenho o PAnDA que poderá me ajudar a corrigir os rumos de minha estratégia. Pbns pelo seu blog. Ganhou um seguidor! @tolstoy

  16. Marcos April 18, 2013 at 11:03 am #

    Algumas pessoas podem se iludir com esse artigo e mudar a mente de pagerank para mozrank e isso não pode acontencer.
    Algumas explicações breve para isso:
    primeiro que nós meros mortais administradores de sites vivemos para quem? “google”;
    queremos aparecer na primeira página de quem? “google”;
    queremos ser topo onde? “google”
    Algumas pessoas estão dizendo ai fora “esqueça o pagerank e se basei no mozrank”? Se basiar no mozrank para ser primeiro no google por exemplo? Loucura e um erro grave.
    Quem é a seomoz? Uma empresa que não tem nada haver com o google, então porque usar o mozrank para qualificar um site? Mozrank e os outros comentado como trusrank são ferramentas epanas para alimentar o ego de empresas como yahoo e seomoz. Até porque é fácil chegar 5.00 mozrank, mas quero ver chegar ao pagarank 5. Tenho vários sites que não são de qualidade, nem muitos visitados que tem mozrank 4.80 por exemplo. E os mesmo sites com pagerank 1, olha que difença!!!
    Isso porque a métrica para dar essas notas são totalmente distintas. Para se ter um bom mozrank alguns backlinks são o suficiente para isso, mas para se ter pagerank 5 é necessário se ter vários backlinks em sites com pagerank 5 ou superior imperativamente, então não adianta ter milhares de backlinks em sites com pagerank 3 que seu site nunca vai chegar a pagerank 5. Fato!
    Pagerank para muitos é uma questão de honra conseguir. Até porque poucos sites brasileiros por exemplo tem pagerank 5 e estariam dispostos a conceder um lugar no site dele para adicionar um link do nosso site. Então como posso obter backlinks em sites com pagernak 5 ou superior? Tem como? Sim, claro!
    Espero ter elucidado algumas diferenças entre mozrank e pagerank e sua real importância.

    • Ana Paula January 9, 2014 at 9:57 pm #

      Concordo com vc eu mesmo tenho um que o mozrank dele é 5,25, nao recebe nem dez visitas, não é nada popular, por isso não ligo para ele, acredito tbm que investir em links é a melhor opção. e da um trabalho!

  17. Fernando Henrique September 16, 2013 at 10:21 am #

    Suas dicas são muito boas. O site é um show. Estou com uma dúvida. No Open Site Explorer, se um site tem uma pontuação muito acima do outro em todos os itens, só que no Google o site não aparece na primeira página para os termos que quero. O que pode ser?

  18. Anderson Rocha January 29, 2015 at 8:55 am #

    Ótima postagem essa.
    Lembrando que de nada adianta buscar links loucamente e esquecer do conteúdo da página. Ela pode até ficar em primeiro lugar, mas se não for boa as pessoas vão passar por ela e entrar na seguinte.
    Outra coisa, SEO é sistêmico, links, formatação do site, conteúdo, humanização, beleza, qualidade. Se faltar qualquer um desses você perde território na web.
    Outra coisa, muita gente viciada em templates do wordpress, as vezes você fazer o site no braço, atentando aos detalhes do que seus clientes querem vale mais do que comprar algo já feito e imutável…

Trackbacks and Pingbacks

  1. 5 Dicas SEO Para Melhorar Seu Ranking No Google | NuvemSEO.net - October 28, 2011

    […] links diversos, naturais e/ou artificias e de qualidade, em sites externos, para conseguir ‘page authority‘(autoridade) nas SERPs. […]

Deixe um comentário