Estratégias integradas entre SEO e Links Patrocinados

3 Apr

Pensar sobre o mercado de Search Engine Marketing (SEM) sempre nos leva a reflexões acerca de SEO e Links Patrocinados, suas vantagens e aplicabilidades. Ninguém tem mais dúvidas de que o profissional de Marketing de Busca precisa estar constantemente atualizado. É importante também não ter dúvidas quanto aos benefícios alcançáveis quando equipes de SEO e Links Patrocinados atuam em conjunto.

SEO + Links Patrocinados

Por isso conversei com Domicio Neto e Lisane Andrade, das áreas de SEO e Links Patrocinados, respectivamente, que contribuem com suas visões sobre o tema. Neste artigo apresento as entrevistas e convido os leitores do SEO de Saia a participarem do debate, nos comentários do post.

SEM é um conjunto de técnicas de marketing aplicadas ao ambiente de busca online, com o objetivo de promover maior visibilidade a landing pages (páginas de destino) específicas, ou a sites com um todo, nos grandes buscadores da internet (Google, Bing etc.). Para atingir este objetivo, o SEM é subdividido nas técnicas de SEO e Links Patrocinados. Seja na busca paga ou orgânica (natural), o interesse é atrair o maior número possível de visitantes qualificados, de acordo com o objetivo de conversão definido no planejamento de marketing digital.

O papel do analista de SEO

O profissional de SEO contribui com as estratégias que visam posicionamento privilegiado na busca natural, tornando um site, ou página, referência em seu nicho, de forma a contribuir com o crescimento de uma marca ou determinado negócio de um cliente. Isso envolve, entre outros fatores, planejamento, análise de estrutura de uma página, curadoria de palavras-chave relevantes, otimizações On e Off Page e mensuração de resultados.

Conversei com o supervisor de SEO da Jussi, Domicio Neto. Para ele, o trabalho de Search Engine Optimization precisa indicar as melhores soluções digitais, além de ser o serviço no qual conseguimos o menor CPA (Custo Por Aquisição) ou o menor CPL (Custo Por Lead). Num projeto de Marketing de Busca, Domicio destaca que é necessário pensar em soluções integradas que gerem novos clientes aos nossos clientes em curto, médio e longo prazo, sendo os dois últimos aqueles em que o profissional de SEO tende a atuar de forma mais intensa.

Sobre tendências de SEO para 2013, Domicio enfatiza o benchmarking, no sentido de que nem sempre ficar bem posicionado exige grandes esforços. Mas é extremamente necessário entender onde o seu concorrente é forte e, também, onde é fraco.

O papel do analista de Links Patrocinados

O profissional de Links Patrocinados tem como grande desafio gerar conversão. Enquanto no SEO falamos muito em branding de marca, em LP o resultado geralmente é imediato e tem foco em geração de venda, cadastros, ligações, ou outra métrica de conversão acordada entre o profissional e o cliente. Neste tipo de projeto, as landing pages têm valor inestimável. É muito importante direcionar o internauta à página exata do que foi anunciado e valorizar os botões de conversão (compre aqui, assine aqui) aos quais ele será exposto.

Conversei também com Lisane Andrade, analista de conversão responsável pelas campanhas de Links Patrocinados da AmoMuito.com, primeiro e-commerce de acessórios femininos (perigo falar isso num site feminino, rs!). Ela apontou que o fato de as campanhas de Links Patrocinados terem resultado imediato é bom para o cliente (retorno financeiro) e também para o projeto como um todo, pois o profissional pode testar qual a melhor forma de impactar o usuário e replicar, ou adaptar, a estratégia em outras áreas do Marketing Digital.

Lisane também afirma que os clientes ainda privilegiam muito o Google Adwords e Facebook Ads, pois é lá que está a grande maioria dos usuários da internet. Porém, é possível observar que os usuários do Facebook não querem clicar num anúncio que os leva para um site externo. No Facebook, as campanhas que dão mais certo são as que o usuário deve apenas curtir uma Fan Page, e não as que ele tem que comprar um determinado produto ou preencher um cadastro. Entre as dicas sobre a área, ela enfatiza que tudo depende do seu nicho de atuação. Se você for uma empresa de Recursos Humanos ou uma Universidade, por exemplo, possivelmente o seu público também está no Linkedin. Tudo é teste!

SEO e Links Patrocinados somando forças

Domicio e Lisane concordam que equipes de SEO e Links Patrocinados devem trabalhar juntas. Em parceria é mais fácil entender e alcançar os objetivos do cliente. Uma vez que nos Links Patrocinados os resultados são imediatos, é válido avaliar diversas palavras-chave e anúncios, identificando quais geram melhor ROI (retorno sobre o investimento) e aproveitá-las melhor num projeto de SEO. Esse é apenas um exemplo que ilustra os benefícios de um trabalho conjunto em um projeto de Marketing de Busca.

E você, profissional de Search, tem o hábito de trabalhar em conjunto com outras áreas? Compartilhe com a gente suas experiências sobre o tema! Um abraço e até a próxima!



10 Comentários to “Estratégias integradas entre SEO e Links Patrocinados”

  1. Jose Silva April 3, 2013 at 6:55 pm #

    Ola

    Parabéns pela matéria , pois sempre temos dúvidas quanto ao o que é melhor SEO ou Links Patrocinados.

    Jose carlos

  2. Daisy Soares April 5, 2013 at 4:36 pm #

    Obrigada, José.
    Grande abraço.

    • KAIZEN SEO May 24, 2013 at 8:52 pm #

      Daisy excelente artigo! Parabéns!

      • Daisy Soares June 7, 2013 at 2:07 pm #

        Obrigada, pessoal da Kaizen.
        Abraços!

  3. John Martin December 12, 2013 at 8:43 am #

    Parabéns pelo artigo Dayse. Gostaria de acrescentar que algo muito importante e as vezes ignorado pelos gestores é que ao efetivar um trabalho de SEO você melhora a qualidade de suas páginas, o que normalmente melhora o índice de qualidade no adwords e consequentemente reduz o custo de investimento nas palavras chave. Nos trabalhos que tenho feito, normalmente tenho redução do custo da campanha em torno de 22% após 4 meses.

  4. Matheus Beck December 12, 2013 at 1:04 pm #

    Hoje em dia, ainda se tem muito preconceito quando uma mulher se aventura em um ramo pré-determinado para os homens… e esse seu artigo mostrou que as mulheres tem total capacidade, talvez até mais que os homens, para isso. Parabéns!

  5. GR3 WEB August 15, 2014 at 12:13 am #

    Muito bom obrigado pelas suas dicas Daisy

  6. SEO PORTUGAL September 19, 2014 at 7:41 am #

    Gostei muito deste post sobre SEO!!!

    Parabéns Daisy!

  7. Alex June 19, 2015 at 11:43 am #

    Daisy, excelente artigo! Parabéns!

    Quando o assunto é SEM, informação nunca é demais! =)

  8. Paulo Sebin March 10, 2016 at 4:55 pm #

    Achei o artigo interessante, mas gostaria de complementar com outra informação. De fato SEO e Adwords são duas estratégias que devem ser feitas juntas em qualquer projeto, dão muitos resultados. Mas venho acompanhando que o Google está entregando mais resultados com conteúdos aprofundados, e sendo assim é cada vez mais importante ter um blog ou landing pages com conteúdos bem pesquisados. Concluo que SEO e Inbound Marketing devem também ser estratégias integradas, conforme debateu no artigo. Sou um dos responsáveis pelo projeto http://oqueeseo.com.br que está dando resultados, mas vamos colocar um blog dentro dessa landing page e vamos integrar os serviços de SEO com Inbound. Minha sugestão de pauta aqui é justamente abordar essas questões. Parabéns pelo artigo.

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