Dicas de Profissionais de SEO e marketing digital – Pt I

21 Jun

Na semana passada eu li um post no blog da SEO Moz com dicas dos principais profissionais da área de SEO – 21 SEO Leaders Share Their Best SEO Career Advice. Esse post me inspirou a criar essa série de dicas dos profissionais não só de SEO mas também de métricas, social media, mobile e marketing digital em geral mas com pessoas que conhecem o mercado nacional. Essa primeira parte são dicas das colaboradoras do SEO de Saia e os próximos serão de pessoas que estão há tempo no mercado ou aqueles que estão começando agora. A ideia principal é compartilhar essas dicas e deixar arquivadas aqui no blog.

Boa leitura!

Cléo Morgause

Todo projeto precisa ser planejado e detalhado antes da sua execução. Tendo as etapas descritas e detalhadas, fica muito mais fácil organizar o cronograma, ações, estratégias e as pessoas alocadas no projeto.

  1. Monte um mapa-mental do projeto com TUDO o que ele engloba: o que é, quanto custa, mercado, público alvo, benchmarking, palavras-chave, prazo final etc e depois disso separe as primeiras estratégias em cima das suas informações. Uma ferramenta que indico é a Xmind.
  2. Liste TODAS as ações e estratégias em uma planilha ou tabela e dê para cada uma, uma pontuação de prioridade e outra de complexidade, sendo 0 pouco e N muito. Normalmente eu uso de 0 a 7.
  3. Tendo isso feito, você consegue listar essas atividades por ordem de importância, onde a mais fácil e mais importante fica no topo da lista e a menos importante com maior complexidade fica no final.
  4. Agora basta definir as datas dos prazos e sempre voltar no começo do ciclo sempre que for necessário.

Planejamento é manter-se organizado e isso é bom pra você, é bom pra equipe, é bom pro cliente e é bom pra todo mundo evolvido no projeto!

Aline Couto

Minha dica para quem está começando a trabalhar com web design é:
Aline Couto

  1. Estude Conversion Rate Optimization. Resumindo, CRO consiste em aumentar a porcentagem de conversão de visitantes de um site em clientes. Na verdade, conversão varia de acordo com o objetivo do seu site. Pode estar relacionada a uma venda, uma indicação, um comentário, um contato, etc. Existem algumas técnicas como harmonia de cores, call to action, posicionamento de elementos, elementos de credibilidade, entre vários outros fatores que podem aumentar sua taxa de conversão. Os melhores conteúdos sobre o assunto estão em inglês, portanto, estude inglês também. No site do Conversion Rate Experts vocês encontrarão muito conteúdo sobre o assunto. Sigam também o @tim_ash, o @thegrok e eu @alineideias .
  2. Trabalhe com grids. Desenvolver sites mobile está cada vez mais importante e os formatos de tela e sistemas operacionais cada vez mais variados. Responsive Design é um termo que você vai ouvir muito nos próximos anos então acostume-se com os grids. Baixe os templates no 960 Grid System.
  3. Acompanhe sites relacionados. Meus favoritos são o Smashing Magazine que aborda todos os assuntos mais importantes da área, e o Awwwards onde é possível encontrar referências e acompanhar as tendências de design.

Renata Tibiriçá

Minhas dicas vão para quem trabalha com sites em que o foco é conteúdo.
Renata Tibiriçá

  1. Deixe seu on-page perfeito: em nichos de muita concorrência, cada detalhe pode decidir a posição. Evite pequenos “pecados” que as vezes parecem mínimos aos nossos olhos, como header tags, alt de imagens, sitemaps, etc. Aplicar os conceitos e boas práticas de Acessibilidade em seu site podem te ajudar bastante nessa parte (Web Content Accessibility Guidelines – WCAG 2.0).
  2. Links internos: além de melhorar o time spent do usuário no seu site (e consequentemente, colaborar pela diminuição do bounce rate), influencia nos rankings. Se você trabalha com muito conteúdo e as vezes não é tão simples trabalhar com link building, aposte nos links internos, com bons textos âncoras.
  3. Evite conteúdo duplicado ou fraco/pequeno. Não sendo possível evita-lo, não esqueça de usar a canonical tag.
  4. Infográficos e galerias de imagens: o conteúdo de texto é muito importante para os buscadores, mas os usuários AMAM ver coisas bonitinhas e fotinhas! Não deixe de trabalhar esse lado! Um bom conteúdo de texto pode ranquear bem, mas na maioria das vezes não prende o usuário.
  5. Usabilidade: só pra não perder o costume, nunca se esqueça do usuário! Ele é deve ser seu foco principal. Se for possível fazer testes de usabilidade, faça! Você vai descobrir coisas incríveis que saem da cabeça do usuário como jamais pensou! =D

Paula Albocino

Minha dica é definir com a equipe o que é importante para o sucesso do site e da empresa.
Paula Albocino

  1. Estabelecer os KPIs (indicadores chaves de desempenho) e utilizar ferramentas como o Google Analytics para verificar o sucesso das ações que vêm sendo praticadas.
  2. Entender quais métricas são importantes de analisar. A diminuição do “bounce rate” pode ser uma meta importante para um site de e-commerce, mas nem tanto para um site de notícia. O aumento do tempo do usuário no site pode significar maior interação, mas também que o layout esteja confuso e os usuários demorando mais para encontrar as informações que procuram.
  3.  Com o “track events” do Google Analytics é possível entender melhor como o usuário interage com o seu conteúdo, verificar os links em que está clicando, se desceu a barra de rolagem, se assistiu a um vídeo embedado na página e muito mais. Entender o comportamento do usuário no seu site é essencial para atingir os KPIs da empresa.

Manuela Sanches

Para atingir o potencial máximo de campanhas de marketing online, o ideal é planejar e conectar diferentes estratégias: conteúdo, SEO on-page, link marketing, RP online, social media e PPC. Dessa maneira, uma ajuda a outra (além de ser ainda mais importante em tempos de Panda e Pinguim):
Manuela Sanches

  1. Conteúdo único e de qualidade ajuda em SEO fazendo com que o site indexe para mais palavras-chave e ganhe links naturais, além de poderem tornar-se virais em redes sociais;
  2. SEO on-page assegura que o conteúdo seja acessível aos buscadores e faz uso das palavras-chave que são utilizadas pelo público do site;
  3. Link marketing ajuda a indexar conteúdo mais profundo, além de contar com conteúdo de qualidade do site para o sucesso da estratégia, aproxima-se do trabalho de redes sociais quando aproxima o site de sua comunidade por meio de links em outros sites do segmento;
  4. RP Online distribui conteúdo estratégico e quando otimizado, ajuda SEO on-page e link marketing;
  5. Social media ajuda a divulgar o conteúdo e sinais sociais ajudam SEO, já que são fatores de rankeamento. Além disso, podem ser utilizados links na estratégia, para potencializá-la ainda mais;
  6. PPC pode ser usado também para divulgar conteúdo informativo e campanhas em redes sociais, ajudando no branding.

Resumindo, minha dica é: tenha profissionais de diferentes equipes (da agência ou do cliente) e troquem informações em todas as etapas do trabalho, garantindo que nenhuma oportunidade seja perdida.

Luciana Puricelli

Inicialmente, tenha claro quais os objetivos do cliente e as principais KPIs que serão avaliadas no projeto.
Luciana Puricelli

  1. Estabeleça as metas, o cronograma e as atividades que nortearão o projeto.
  2. Seja transparente com o cliente: SEO não é magia, ele é tecnologia, conteúdo e popularidade (e não acontece da noite para o dia).
  3. Eleja as prioridades (tecnologia e conteúdo) do projeto que precisam ser melhoradas/arrumadas no site e trabalhe nelas com afinco. Pense naquilo que trará mais resultado para o cliente e não perca tempo com aquilo que terá baixo impacto, foque no que é mais importante naquele momento.
  4. Não se esqueça de sempre mensurar os resultados (anotações no Google Analytics são muito úteis para se fazer uma linha do tempo do projeto com a própria visualização dos dados).
  5. Leie sobre SEO e teste estratégias diferentes. E trabalhe o Link Building paralelamente com estas novas estratégias e com as demais ações de SEO.

Essa é a primeira lista de Dicas para o seu dia a dia, seja em projetos de SEO ou geral. Fique de olho no SEO de Saia e também siga a gente no Twitter que tem muito mais dicas: perfil do SEO de Saia (@seodesaia), ( Cléo (@cleomorgause), Aline (@alineideias), Renata (@renatatr), Paula (@palbocino), Manuela (@msanches) e Luciana (@lulupuricelli).



12 Comentários to “Dicas de Profissionais de SEO e marketing digital – Pt I”

  1. Daniel Sayon June 21, 2012 at 11:12 am #

    Essa mulherada detona! Excelente post.

  2. Leonardo Testa June 21, 2012 at 12:20 pm #

    Depois de tanto tempo sumidas, ótimo post. Parabéns.

  3. Alexsandro June 21, 2012 at 12:41 pm #

    Belas dicas!, Eu gostei da dica da Aline Couto onde ela enfatiza “Trabalhe com grids”. Temos que incentivar este metodo de trabalho com laytols mas poucos usam. Eu acredito nos grids e acho que ele pode ajudar muitooo mais, mas claro, tem que saber trabalhar para o que deveria ajudar começar a atrapalhar.

  4. Mardem June 21, 2012 at 2:27 pm #

    Excelente texto. Parabéns.
    Nunca é demais rever pontos e anotar novas dicas.

    Abraços e continuem o excelente trabalho que vocês vem desenvolvendo.

  5. Paulo Beneton June 21, 2012 at 2:29 pm #

    Olha, eu costumo usar para criar mapa mental o ConceptDraw MindMap 5 Professional, é bem completo. Gostei muito do artigo de vocês. Parabéns a todas envolvidas.

  6. Cleo Morgause June 21, 2012 at 2:45 pm #

    Obrigada pelos comentários pessoal. =)

  7. Marcos Marcondes June 21, 2012 at 5:52 pm #

    Luciana Puricelli,

    Explicar que não é da noite pro dia que é a pior parte :-)))

    • 'Bruno Waddington Swell June 22, 2012 at 7:54 pm #

      Realmente é a pior parte, o de médio a longo prazo assusta e quando conseguimos bem antes do esperado, é o melhor! rs

  8. Aline Gonçalves June 26, 2012 at 2:14 pm #

    Adorei o post e as dicas foram muito explicativas. Com certeza irei estudar mais para implementar esse conhecimento na empresa onde atuo.

  9. Divaldo Jr June 29, 2012 at 9:32 am #

    Muito obrigado pelas dicas de sucesso e pelo passo a passo para fazer um excelente trabalho de divulgação para meus clientes.

  10. Cacau June 29, 2012 at 5:05 pm #

    Achei!
    Meninas parabéns muito legal o blog, vou ficar de olho e aprender muito.
    TKS

  11. Rodrigo Henrik March 14, 2013 at 6:07 pm #

    Que tesão dá ver essas meninas falarem de SEO tão bem, melhor do que muito marmanjo que ouço por aí! Parabéns! =]

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