Desabafo de uma SEO

26 Apr

“Mas porque essa palavra? Eu não a acho legal”
“As pessoas não buscam isso”
“Não estou falando do que aparece no Google, mas do que as pessoas buscam”
“Você pode ligar pro Google para resolver isso?”
“SEO não faz nada, né?”
“Eu faço SEO, é mole, não precisa contratar ninguém”




A vida de um SEO, meus amigos, não é fácil. Se você é um de nós, provavelmente escutou frases assim ou outras parecidas. Se você não é um SEO, deve achar que o SEO é aquele cara que te atrapalha, mexe no seu texto, modifica a estrutura do site, que te atrasa, ganha bem e te deixa p… da vida.

Bem, caro colega, esse cara tão chato está só fazendo o trabalho dele. Trabalho esse que depende de regras criadas pelos mecanismos de buscas. Regras estas que podem mudar a qualquer momento. Você pode não saber, mas o nosso “chefe”, o Algoritmo, manda aqui.
E ele é temperamental. Seu feedback não tem tempo pré determinado; pode demorar dias, horas, semanas, não dá para ter certeza de nada! Tenso…

Por isso, nós temos que ir nos adaptando. O chefe pode mudar as regras a qualquer hora, e por mais que ele repita “foco no conteúdo”, “foco no usuário”, o chefe tem lá suas falhas. Mas não conta que eu escrevi “falhas” não, tá? Diga que eu escrevi “leves equívocos”.

Caro colega, tenha paciência com seu SEO, ele só quer ajudar. Você, colega desenvolvedor, queremos facilitar seu trabalho, melhorar seus resultados. Você, colega analista de midias sociais, sabia que alguns resultados do Foursquare e Facebook já aparecem em páginas de resultados? Nós podemos te ajudar. E você redator, que tanto tem sua criatividade abalada cada vez que um SEO resolve mexer em um texto seu, você não gosta quando pesquisa um assunto e seu texto aparece lá em cima? Hein? Diz que não gosta.

E você, colega SEO, larga de ser bundão. Qualquer mudança no algoritmo e você já treme? Cadê a paciência que nos deveria ser característica? Aliás, quer saber? Se você se preocupa tanto com atualizações como o Panda, ou novas “funções” como o +1: you’re doing it wrong!

Se está com medinho de ter site banido ou medo de uma queda absurda, é porque está com o rabo preso. Ainda mais porque metade das novas atualizações nem chegaram aqui.



Confie nos seus clientes, confie no seu site, no seu conteúdo, faça o seu trabalho e seja feliz!

Se você não confia, está na hora de repensar sua estratégia. Afinal, antes de mais nada, ter um site de qualidade é um interesse é seu, a escolha de ter um site de m… ou não, é sua, a marca é sua e no meu entedimento, um bom conteúdo e foco no seu usuário é básico.

Vamos nos entender? Vamos dar as mãos e amar nosso trabalho em conjunto?
Vamos ser felizes! Me dá um abraço?

Esse texto é uma crônica de ficção, qualquer semelhança com a realidade é, ou não, uma mera coincidência.

Sou a Bia, e estou aqui pra aprender.



20 Comentários to “Desabafo de uma SEO”

  1. Kauê Krischnegg April 26, 2011 at 9:19 am #

    Não trabalho com SEO, sei apenas um pouco (MUITO POUCO).
    Mas acredito que é bem parecido com casos que passo as vezes, de fazer ações em SM e me falarem… “faz uma promoção de dar RT, é bem mais fácil”
    Só uma coisa pra essa vida #TENÇU.
    :)

  2. Pri Muniz April 26, 2011 at 9:58 am #

    Hahahah Muito bom, Bia! Não trabalho diretamente com SEO, mas sei muito bem a importância que ele tem para o meu trabalho. Não dá pra viver em um mundinho fechado. :)

  3. Juliana Mota April 26, 2011 at 10:12 am #

    Muito bom o post!
    Estou começando agora com SEO, e gostei muito deste blog
    Sucesso meninas!

  4. Juliane April 26, 2011 at 10:25 am #

    Muito bom! Adorei o post.
    Ligar pro Google é clássica… hehehe
    o dia-a-dia é muito mais puxado do que muita gente pensa por aí. É aí que entra o trabalho em conjunto, das pessoas que trabalham contigo terem o entendimento do quanto certas coisas são importantes e de que é preciso de tempo também pra dar certas respostas.
    no final, acaba sendo um trabalho muito gratificante. amo o que eu faço e até rende umas situações engraçadas como “posso falar com a moça da otimização?!” xD

    Vcs estão de parabéns pelo SEO de Saia ;)abraço!

  5. Anna Raquel Serra April 26, 2011 at 11:29 am #

    O problema que eu vejo é a atitude arrogante de alguns profissionais. Não digo que isso é exclusivo de SEOs nem que todos da área são assim, mas é complicado quando você lê artigos colocando os outros membros da equipe como “barreiras a serem vencidas” ou avisando aos arquitetos de informação que eles “devem seguir os SEOs” (isso em sites grandes, como Search Engine Land).
    Eu sou AI, entendo a importância de incorporar o SEO no meu trabalho (keyword research ftw), mas acho que ninguém gosta quando alguém chega do nada e começa a “meter a mão” em tudo que você faz sem se preocupar com explicar o porque disso. Muita coisa que é boa prática de SEO já fazia parte do repertório de bons desenvolvedores, AIs e produtores de conteúdo, mas não é por isso que, quando o profissional de SEO encontra alguém que não saca muito, deve “chegar chegando” sem se preocupar em entender e conscientizar o colega de equipe do porquê daquilo.
    Acho que falta um pouco de tato. Como o Kauê aí em cima disse, estamos todos no mesmo barco na hora de justificar nossas ações pro cliente.

    • Bia @bia_maravilha April 26, 2011 at 11:32 am #

      Concordo! Concordo com tudo que disse.
      Eu sou a maior entusiasta do trabalho em equipe, eu não sou fã dos “eu faço tudo”.
      Coloquei uma visão unilateral no texto, porque tem mais a ver com meu dia a dia mesmo.

  6. SEO Brandup April 26, 2011 at 11:44 am #

    Beatriz é exatamente isso que acontece com a maioria das pessoas. E para mim “O medo em SEO” é ausência de testes, é ausência de estudo, é ausência de imaginação. Aliás para mim a imaginação é o meu maior combustível em SEO. Se pensarmos um pouco, como tudo foi descoberto? como tudo foi criado? Essas bases vem de uma imaginação fértil, se alguém não tivesse pensado, arriscado, errado muito, ainda viveríamos na idade da pedra e acredito que isso venha servir para qualquer coisa que se possa desenvolver.

    “Eu acredito na imaginação”

    Abraços, Glaucio Cancion- @seobrandup

  7. Ricardo Saavedra April 26, 2011 at 12:03 pm #

    Acho que o modelo de produção atual preza que cada um seja responsável por uma área. O ponto positivo é que isso agiliza os fluxos de trabalho e permite que profissionais se especializem nos seus respectivos ramos.

    O lado negativo, é que cada um começa a enxergar apenas o seu ponto de vista. Em um projeto global, que envolve todas as áreas: Dev. AI, front-end, SEO, Writing etc cada um tenta puxar a bola para si e esquecem da meta comum.

    Para solucionar o seu problema Bia ( “SEO não faz nada, né?” ), ou no meu caso (AI) “Ah, vc é Arquiteto de Informação ? Então vc faz wireframe, né ?” é necessário um trabalho de formiguinha. Evangelizar dia a dia outros setores e colegas de trabalho os métodos e resultados que podem ser alcancados com eles. Infelizmente essa essa é a última de nós profissionais que sofremos bullying corporativo que é causado pela ignorância de muitos.

  8. Reifison April 26, 2011 at 12:03 pm #

    Bem legal o texto. De fato sempre enfrentamos coisas assim no dia a dia. E quanto alguém que voce acaba de conhecer, amigo de um amigo, pergunta com o que você trabalha, e esse cara é de outra area, resumindo digo. “Sabe o google? pois é meu trabalho é fazer seu site aparece bem lá” dai eles falam, “Ah saquei” kk

  9. Carlos Duplar April 26, 2011 at 1:52 pm #

    Nosso chefe não é e nunca pode ser o Algoritmo; todas as decisões devem ser tomadas para beneficiar a experiência do usuário do site.

    Quem tem o Algoritmo como chefe vira refém dos Pandas e Maydays da vida…

  10. Carol Fonseca April 26, 2011 at 3:18 pm #

    Trabalho com SEO e sei bem o q vc falou!! Um dia eles vão entender… qdo o Google não acha-los!! rsss

    Bjs

  11. Marcos Aurelio May 15, 2011 at 12:03 pm #

    Anna Raquel Serra, Parabéns pelo comentário, hoje o que mais se tem é gente que “acha” que sabe tudo de SEO que não é preciso dar explicações para quem está lhe pagando. Quero ver quem trabalha com SEO comprar um carro e ele aceitar o vendedor falar, “eu sei o que estou fazendo, é esse o carro que você vai comprar”. Ou então fazem como a maioria dos sites de SEO que você entra em contato solicitando algum trabalho e eles querem primeiro saber o tamanho do seu site, já que se o seu site for pequeno eles não querem pegar pois não conseguirão fazer um bom trabalho.

  12. Arthur Amaral June 6, 2011 at 10:01 am #

    Belo artigo Bia, reflete bem a nossa realidade.
    O SEO interfere no trabalho de todos os envolvidos no desenvolvimento do website da empresa, então muitas vezes o profissional de SEO é visto pelos demais como “prepotente”, “presunçoso”, “arrogante”, “escrenqueiro”, e por aí vai.
    Pra solucionar essa situação é preciso facilidade em lidar com pessoas e boa capacidade de persuasão, além, é claro, de conhecimento técnico e competência.
    Abraços!

  13. Renato Siqueira August 9, 2011 at 8:35 pm #

    Duas coisas:
    01 – O texto está maravilhoso, parabéns!
    02 – SEO e Analytics. Só digo isso!
    03 – Ninguém valoriza o trabalho de ninguém, se não o sabe fazer, isso vale para SEO, Analytics, TI, Direito, Macumba, whatever…
    04 – Estou estudando SEO a fundo, com o livro A Arte de SEO, vou fazer um curso com o @webpaulo e alguns outros ebooks e digo: SEO é um trabalho estratégico de paciência e testes. Quando é que o cliente tem paciência?
    A segunda coisa que ia dizer eu esqueci… 😉

    • Beatriz Rego August 9, 2011 at 9:23 pm #

      Arte do SEO, curso do WebPaulo, ta indo bem, manda um beijo pra ele :)

  14. Patricia Rodrigues August 15, 2011 at 3:52 pm #

    Olá Bia, adorei a crônica, parece muito com a realidade, hehe – o SEO assim como várias outras funções deve ter uma habilidade enorme no relacionamento com pessoas, e, paciência é isso mesmo que você descreveu, temos que ter paciência com os clientes e seus agregados, e sempre manter o foco no resultado! Abraço.

  15. Raquel July 25, 2012 at 4:05 pm #

    Bem legal
    Estou começando agora com SEO e gostei muito do que foi colocado.
    Sucessos para nós.
    bjs :)

    • Beatriz Rego July 25, 2012 at 4:18 pm #

      Sucesso!!!! E se segura que o algoritmo mudou de novo!

  16. Bruno Pinna February 5, 2015 at 4:45 pm #

    é eu trabalho com seo paralelamente a outros negócios
    mas com certeza é o que alavanca tudo, para min é
    a base de concreto para se pensar em marketing digital

Trackbacks and Pingbacks

  1. Desabafo de uma SEO | SEO de Saia | Midia Social - April 26, 2011

    […] here: Desabafo de uma SEO | SEO de Saia Esta entrada foi publicada em The last of Google/Yahoo. Adicione o link permanente aos seus […]

Deixe um comentário