Usando conteúdo pro seu e-commerce subir de nível

12 Jul

Então você é responsável por um e-commerce. Que legal! Você está em uma das áreas mais férteis para estratégias web. E uma das mais concorridas também. Esse post tem como objetivo apresentar algumas dicas sobre como melhorar seu conteúdo para tornar seu site mais competitivo.

Conteúdo Único

Um dos grandes problemas de quem vende produtos que existem em vários outros sites é o conteúdo duplicado. Sabe aquela descrição pronta que o fornecedor manda e você cola no seu CMS sem pensar duas vezes? Pois é, todo mundo que vende esse produto provavelmente fez o mesmo. E deve ser também a descrição que está no site do fabricante. E agora?

Escreva sua própria descrição

Além de trabalhar melhor as suas palavras-chave, você também pode tornar o texto mais interessante, com um tom de voz mais adequado ao seu site e, por que não? Mais agradável de ler do que um texto frio e padronizado.

Não esqueça das imagens

Um bom alt text é fundamental. Mas, além disso, pense em tirar suas próprias fotos, de preferência com um tamanho generoso e ângulos que as fotos padrão simplesmente não exibem. No caso de roupas, por exemplo, é bem interessante colocar pessoas de verdade usando-as. Essa dica também vale para outros tipos de conteúdo multimídia, como vídeos. Hoje em dia, uma câmera legal que também filma é um bom investimento.

 

Exemplo de fotos de produtos da American Apparel

A American Apparel tem um jeito hipster de mostrar seus produtos.

 

Ok, você tem milhares de produtos, isso ficaria praticamente impossível, né? O segredo aqui é priorizar: escolha os seus produtos mais rentáveis, ou aqueles que você quer muito destacar, e aplique essas dicas. Construa um workflow para novos produtos que pode ser utilizado para atualizar os antigos e otimize de acordo com a sua capacidade.

Uma outra maneira de diferenciar suas páginas é através do…

Conteúdo gerado pelo usuário

Fazer seus clientes trabalharem por você parece uma idéia muito boa, certo? E é, mas devemos lembrar que ninguém trabalha de graça. A grande dificuldade de trabalhar com reviews, comentários e avaliações de usuários é estimula-los a contribuir para o seu site. Isso pode ser feito de algumas formas:

Lembre os clientes!

Pessoas gostam de dar sua opinião. O problema é que no fluxo de compra, não tem porque o cliente voltar na página de produto após recebê-lo, e a oportunidade de falar o que ele pensa se perde. Uma forma de contornar isso é enviar e-mails algum tempo depois da compra convidando-o a voltar ao site e deixar sua opinião, com link direto para a página do produto que ele adquiriu.

Promova o bom conteúdo

As pessoas gostam de se sentir valorizadas. Forneça mecanismos de avaliação para outros usuários (“Você considerou esse comentário útil?”) e exiba os bons comentários em locais privilegiados da página de produto e de outras páginas do site, como a página de categoria. Valorize os participantes freqüentes: diferencie seus contribuidores mais fiéis usando marcadores diferentes em seus comentários, ou dando títulos a eles.

Exemplo de review no site da Amazon

A Amazon promove seus clientes participantes

Ofereça incentivos

Se as pessoas gostam de dar opiniões, elas gostam mais ainda de ganhar coisas. Dê 10% de desconto na próxima compra, a possibilidade de entrar no sorteio mensal de um produto ou acesso à novidades mais cedo em troca da review. Deixe bem claro que esse incentivo não quer dizer necessariamente um comentário positivo – é importante que esse conteúdo seja o mais honesto possível (e você ainda tem a oportunidade de identificar produtos ruins!).

E já que estamos falando dos clientes, o que acontece nos lugares em que ele já participa?

Redes sociais: esteja lá ou…

Esteja lá. Não tem mais muita escolha. De um jeito ou de outro, os seus clientes vão comentar sobre você, é melhor estar lá para responder! A presença em lugares como Facebook, Twitter e até o Reclame Aqui não precisa ser espetacular, basta existir. As chances de você conseguir resolver um problema e até reverter uma opinião negativa não podem ser perdidas porque você não está se preocupando em monitorar o que andam falando por aí. O passo a passo para começar a monitorar sua marca está nesse post da Mariana Rodrigues, mas no mínimo um Google Alerts já ajuda a identificar oportunidades de surpreender clientes insatisfeitos (e de cativar os satisfeitos).

As redes sociais também são ótimas plataformas de conteúdo e descoberta, e trabalhá-las dessa maneira pode ser um segundo passo na sua estratégia.

Para terminar

Parece muito, e é. Não se preocupe, você não precisa implantar tudo amanhã. Analise as idéias propostas nesse artigo, avalie quais delas cabem no seu negócio e no seu tempo e comece aos poucos.

Só não vale deixar o conteúdo de lado, ok?



8 Comentários to “Usando conteúdo pro seu e-commerce subir de nível”

  1. Carol Ramalho July 12, 2012 at 3:03 pm #

    Post bom de ler! Adorei, Anna :) valeu pelas dicas!

  2. Eduardo Gasparetto July 12, 2012 at 5:35 pm #

    Sempre um prazer ler os conteudos do SEO de Saia.
    Boas idéias de SEO apresentadas de forma fácil e agradável pelas meninas.

    Parabens Anna

    Eduardo Gasparetto

  3. jose carlos July 12, 2012 at 7:51 pm #

    Ola

    Garotas

    Sempre gosta de ler seus comentários sobre SEO, sempre com dicas e linguajar fácil de entendível.

    Grato

  4. Fabia Raquel July 13, 2012 at 9:56 am #

    Artigo muito bom. Estou avaliando a possibilidade de um e-commerce e as dicas são muito boas.

    Parabens Anna Raquel.

  5. Tamara Nucci July 15, 2012 at 10:21 am #

    Post gostoso de ler…
    Parabéns!

  6. Grazi Cosméticos July 16, 2012 at 2:27 pm #

    Olá!
    Adorei seu texto, apontou erros que eu faço, e com certeza vou corrigir!!!

  7. Claudia August 3, 2012 at 2:34 pm #

    Gurias, parabéns pelo site, sempre beeeem bacana, aprendo muito lendo as matérias ; ) E estou exatamente procurando entender porque as imagens da Loja Virtual onde trabalho nao estao bem rankeadas, todas tem Alt Tag, como falou a Anna, a loja tem relevância na área etc…etc…mas parece que tem algum “pulo do gato” que não descobri. Por favor, poderiam escrever mais sobre este assunto ?
    Obrigado e parabéns a todas ; )

  8. Sebastian Tolentino August 21, 2012 at 6:18 pm #

    Prezados, no meu caso site de flores, e cestas de presentes http://www.interflores.com.br
    como posso fazer conteudo dos produtos^? Alguem pode me enviar algumas dicas?
    Agardeço muito,
    Sebastian

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