Datas Sazonais e o SEO

6 Jul

Pega teu cafezinho ali e leia aqui sobre SEO e Datas Comemorativas!

As datas comemorativas alavacam as vendas no comércio tradicional e também nas lojas virtuais. Nestas ocasiões a demanda por produtos aumenta bastante como por exemplo, Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e etc.

Alguns e-commerces planejam com antecedência estas datas e criam ações promocionais nos sites, divulgação nas redes sociais, maior veiculação de mídia e investem mais no link patrocinado. Algumas vezes são criados sites, hotsites ou landing pages específicas para a data.

Quando estas páginas são criadas pode-se realizar a otimização delas, por isso vou descrever como planejar e aproveitar ao máximo no SEO nas datas sazonais.

1)   Confecção da página da data sazonal: deve-se trabalhar na otimização da página com um mês ou mais meses de antecedência, por isto é preciso alinhar com os responsáveis pelo layout e programação dela uma data limite para esta estar pronta. Não adianta você começar um trabalho de otimização com alguns dias ou poucas semanas (uma ou duas) antes da data sazonal.

 2)   Estabeleça as palavras-chave que serão trabalhadas na página de destino: Confira neste site datas sazonais do Google as principais Datas Sazonais para Adwords onde aparecem quais os termos são mais buscados ou se preferir confira o volume de buscas das palavras-chave no Google Keyword Tool.

O ideal é trabalhar com 2 ou 3 principais palavras-chave e também suas variações. Nesse artigo vou usar o Dia da Mulher.

3)   H1 e URL amigável: durante a construção desta página, não esqueça de estabelecer qual a URL amigável que ela deve ter, como por exemplo: www.meusite.com.br/dia-da-mulher, /presente-dia-da-mulher-2012 ou /presente-para-mulher. A URL que você definir pode ser de acordo com a palavra-chave principal que você pretende se posicionar. E aproveite para definir qual deve ser o H1, H2 da página com base nas palavras escolhidas.

4) Meta tags: Confeccione título e descrição:

5)   Confeccione Texto de apoio:

As mulheres são muito especiais. Aqui você encontra homenagens e presentes para o Dia da Mulher. Mostre que você não vive sem elas. Temos uma enorme variedade de produtos para todas as mulheres! Encontre kits especiais para este Dia da Mulher: maquiagens, perfumes, hidratantes, sabonetes importados, óleos corporais e muito mais.

6) Divulgação da página nas redes sociais: a criação de alguns publieditorias (posts pagos) colabora com a divulgação da página inclusive com o compartilhamento desta página nas redes sociais. Também, aconselha-se que trabalhe-se a página nas redes sociais da loja virtual/site que está relacionada.

7) Resultados: $$$$$$$$$

As 3 principais palavras-chave ficaram em média entre a 3º e a 12º posição no Google na semana da data sazonal. Além disso, cresceram consideravelmente as visitas e a receita.

E agora o Resultado Final em comparação com o mesmo período do ano anterior (clique na imagem para visualizar o resultado):

Bom é isto, Pessoal.

Espero que tenham gostado das dicas!!

Beijos.



5 Comentários to “Datas Sazonais e o SEO”

  1. Nazareth Malaphaia July 7, 2012 at 12:07 pm #

    Adorei as dicas. Eu também faço SEO em minha empresa e adorei o nome do Blog e as dicas.

    Beijos

    Nazareth Malaphaia

  2. Gabriel Vince August 8, 2012 at 4:27 pm #

    Um dos melhores posts que já li sobre o assunto, muito claro … parabéns

  3. Ane July 21, 2013 at 9:06 pm #

    Luciana, parabéns pelo post! Trabalho como SEO, e sem dúvidas é preciso de planejamentos especiais com antecedencia para estas datas. Após os esforços, além de poder ser gratificado com uma bela métrica comparativa de um ano para o outro como vc mostrou na imagem acima, sabemos tbém que, posteriormente podemos até aproveitar estas páginas para passar relevancia para algumas Landing Pages com um trabalho de links internos, ou com redirecionamento 301. O que vc acha? Valeria esforço? Acredito que valeria um post sobre o “Pós datas sazonais” obrigada. Bjs.

  4. wilker August 31, 2013 at 8:45 pm #

    Genial, posso considerar essa dica uma dica ninja sobre datas sazonais. Um recurso que gosto muito de utilizar além da ferramenta de palavras chaves do google é o Google trends, acho muito útil.

  5. Matheus Beck December 12, 2013 at 6:08 pm #

    Como a amiga Ane disse, é realmente interessante reutilizar as páginas entre os anos, renovando apenas o conteúdo. Porque assim, mantemos a autoridade e o posicionamento das mesmas, alcançando um número maior de conversões a cada ano.

    Parabéns pelo post!

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