Como começar uma campanha de SEO

2 Mar

É normal acontecer de se ler blogs sobre SEO ou ir em eventos da área, se interessar pelas estratégias e não saber como aplicar o aprendizado em sites. Eu mesma já tive essa dificuldade e não adianta, só se consegue aprender fazendo.

Eu listei abaixo os principais passos pra uma estratégia de SEO. Aplicando essas estratégias básicas, com o tempo percebe-se outros meios de alcançar as metas do site e de suas páginas.

Análise de keywords

É o primeiro e o mais importante passo para determinar quais são as palavras-chave a se trabalhar. O SEO não funciona no “achismo”, não adianta querer aparecer nos resultados de busca por “culinária” se a palavra “receita” é a mais procurada. Por isso é importante saber pelo o que as pessoas estão buscando.

A Fabi fez um artigo na semana passada explicando como fazer essa pesquisa e quais ferramentas usar. Recomendo a leitura do artigo Pesquisa de Palavras-Chave – O que vem Depois?

Métrica

Outras análises: site, concorrentes, referências e mercado

Apesar da pesquisa de palavras-chave ser o mais importante, não podemos deixar de lado outras análises que, em conjunto com as palavras-chave certas, ajudarão a criar as primeiras estratégias.

O Site

No caso de já se ter um site, recolha as principais métricas dele para acompanhar a evolução das mesmas e saber quais estratégias funcionaram ou deram errado.

Nesse primeiro instante, coloque em uma planilha as métricas que deseja aumentar, como quantidade de visitantes, backlinks, quantidade de páginas indexadas, vendas etc. Documente o que achar necessário para que se tenha uma base para comparar e fazer o antes e depois das ações.

Seus Concorrentes e Referências Estrangeiras

Claro que essa parte é um pouco mais complicada, afinal de contas você não possui acesso aos relatórios de métricas deles. Mas é possível saber o que estão fazendo estudando os sites. Tente descobrir quais tipos de campanhas fazem, onde estão sendo linkados, qual tipo de conteúdo possuem publicado. Isso já é um bom começo.

Uma ferramenta free que pode ajudar em algumas métricas é a Google AdPlanner, que mostra uma estimativa de tráfego de outros sites.

Não esqueça de documentar seus estudos e faça isso periodicamente. Talvez de três em três meses seja o suficiente. Faça esse mesmo estudo dos sites estrangeiros. Quase sempre dá para se ter uma ideia que seu concorrente não tenha feito ainda.

Mas cuidado! Nem sempre uma estratégia feita em outro site, pode funcionar no seu, por isso é importante fazer análise das principais métricas frequentemente. Se perceber uma queda agressiva nos relatórios, verifique o motivo e tente consertar o mais rápido possível. E teste sempre!

Nicho de Mercado

Não tem segredo nessa parte. Entenda o que seu nicho está buscando, em quais comunidades seu público alvo está participando, o que compram, TUDO! É dessa forma que se tem mais garantia de retorno. Oferecer algo para um público desinteressado, só vai ser perda de tempo e dinheiro.

Tente documentar o máximo de informações possíveis nesse primeiro momento para fazer futuras comparações.

Começo

Começando as ações de SEO em uma página

Depois das análises feitas, use-as para as seguintes ações:

Definir URLs

Já com as palavras-chave escolhidas, defina uma boa URL para o site, caso ainda não tenha um. No caso de já ter um site, divida-o em tópicos com bons subdiretórios.

Obs.: A estrutura de URL é a parte do SEO que podemos considerar como mais complexa das ações. Saber se a melhor forma é usar subdiretórios ou subdomínios, vai de cada site. Existem profissionais que dizem que um é melhor que o outro, no entanto, eu acho que deve ser feito um teste para ver qual funciona melhor.

Título

Depois de definir a URL, o próximo passo são os títulos das páginas. A tag é a primeira tag de relevância lida pelo robô de busca, e por isso deve ser bem trabalhada e conter boas keywords. Mas atenção! Você não vai usar a palavra-chave principal em todas as páginas do site, há não ser é claro, que seja o nome da empresa, produto ou marca. Escreva na <title> o que é relacionado ao conteúdo da página. Por exemplo, um site de “receitas”, na home, pode-se trabalha esse termo, já em uma página de contato deve-se usar “contato” no título ou algo relacionado.

Formas bem escritas de título seriam:

  • Home: <title>Nome do site: texto curto descritivo</title>
  • Outras páginas: <title> Nome da Página | Nome do site </title>

Tente limitar o título em 55 caracteres para que não apareçam cortados nos resultados de buscas (SERPs).

Meta Description e keywords

Apesar do Google não considerar mais essas tags como fatores de rankeamento, é recomendado que estejam no código das páginas pelos seguintes motivos:

  • A tag meta description é usada para aparecer nos SERPs como um resumo do que é o conteúdo geral daquela página. É o texto que aparece logo abaixo do título nos snipets de busca. Não é sempre que é usado o que está dentro da description, em alguns casos, o buscador mostra uma parte do conteúdo da página.
    Snipet
  • As tags description e keywords ainda são usadas por vários outros mecanismos de buscas e sites de bookmarks. Acredite, as buscas não são feitas somente no Google, lembre-se dos buscadores verticais, ou seja, os de nichos.

A Página e o HTML

O HTML inteiro do site deve ser trabalhado usando-se as palavras-chave nas tags corretas.
As principais tags trabalhadas são os links, imagens, ênfases (negrito e itálico) e os cabeçalhos (h1, h2, h3…). Mas não é o suficiente. Além dessas tags, o rankeamento de uma página pode ser influenciado por tempo de carregamento, conteúdo, design, posicionamento dos elementos, usabilidade…. enfim. Cada área da página deve ser estudada para melhor atender o usuário e facilitar a leitura dos robôs de buscas.

Infelizmente, não tem como colocar isso tudo em um único artigo, mas serão novas pautas. A dica que eu posso dar nesse momento é PESQUISE. Uma boa fonte de estudo é o SlideShare. Apesar da maioria dos slides serem apenas pautas de determinado assunto, já é um caminho de coisas para se procurar. Um bom exemplo é esse checklist de SEO onpage feito pelo Cassiano e o Flávio Raimundo apresentado no Search Labs de 2010.

O conteúdo perfeito e os backlinks

É aquele que prende a atenção do usuário, ajuda a encontrar as informações desejadas e o incentiva à compartilhar. Quando o conteúdo é bem escrito, você consegue fidelizar o leitor e ainda ganhar links. E links são ótimos!!!

Backlink é o link que aponta para uma página vindo de um domínio externo. É um dos fatores de rankeamento mais importantes no SEO. A Aline publicou na última segunda um post com 10 dicas de como ganhar links com um blog. Claro que isso se aplica a sites. Basta saber inserir o conteúdo certo nas páginas. Um bom exemplo de conteúdo + produto é o site da Amazon.

6 dicas rápidas de como fazer um conteúdo de qualidade:

  1. Planeje
  2. Separe os assuntos por grupos
  3. Priorize as palavras-chave em cada texto
  4. Escreva com a linguagem do nicho de mercado
  5. Não deixe o texto cansativo, use imagens e bullets
  6. Programe por períodos a publicação de textos, caso seja um blog ou página de notícias

Não esqueça do analytics

Não tem como saber se algo está dando certo se não medir os resultados. Então não se esqueça de cadastrar seu site em um analytics. Uma opção é o Google Analytics, que além de ser free, possui documentação de fácil acesso na web e em livros.

Sugiro que também cadastre o site em ferramentas como o Google Webmaster Tools e no Bing Webmaster Tools. Essas possuem algumas métricas que podem ajudar a saber se o site foi punido ou quais páginas estão retornando erro 404.

SEO Continuo

Depois de iniciada a campanha

Não adianta nada começar uma campanha e não dar uma continuidade certa para ela. Mas também não existe um padrão, ou seja, cada campanha de SEO deve se adaptar de acordo com suas necessidades.

Mensuração

Como já disse acima, é através da mensuração sabe-se o que está dando certo ou errado. Faça relatórios periódicos para facilitar esse acompanhamento e fique de olho nos picos do seu analytics, os altos e principalmente os baixos.

Saiba priorizar suas metas

Com o tempo você vai perceber que as palavras-chave escolhidas no começo da campanha de SEO podem não dar o retorno esperado ou são mais concorridas que o esperado. No entanto, outras palavras, principalmente as de calda longa -aquelas de buscas mais específicas -, podem surgir no seu relatório de palavras-chave. Saiba dar prioridade à essas palavras para que te dêem um retorno maior, mas sem deixar as palavras-chave escolhidas no começo de lado.

Saiba administrar sua expectativas e/ou de seu cliente

O SEO, por ser um método a longo prazo, pode ser frustrante quando não se tem os resultados esperados, principalmente se o seu site/páginas for de um mercado muito concorrido. Outra coisa que pode te desanimar, são as mudanças do algoritmo do Google. O que é feito hoje pode não funcionar amanhã. Como dito no tópico anterior, suas metas podem mudar, adapte suas expectativas da mesma forma.

O SEO não caminha sozinho

Fique atento a outros tipos de estratégias e às novidades do mercado para levar clientes ao site. Mídia offline é algo que casa bem com isso.

Deixei o básico nesse primeiro artigo e acredito que seja um bom começo para quem está começando na área ou se interessa por SEO. Sabe de mais alguma dica/estratégia que eu deveria ter colocado no texto? Deixe seu comentário.

Fotos: Priorities, Ready, Torus



38 Comentários to “Como começar uma campanha de SEO”

  1. Wesley Gonçalves March 2, 2011 at 1:15 pm #

    Ótimo post.

    Passo a passo de uma estratégia de SEO.

    A MestreSEO que se cuide, vem ai as RainhasSEO kkkkkkkk

    Muito bom o blog.

    Abraço.

  2. Bruno Cunha March 2, 2011 at 1:32 pm #

    Gostei bastante do blog! Recomendadíssimo!!!

  3. William Rufino March 2, 2011 at 1:44 pm #

    Muito bom o blog e o post!
    Realmente esta parte de como começar uma campanha é algo difícil para quem está começando 😀

  4. Carolina March 2, 2011 at 2:29 pm #

    Meninas, muito legal o blog de vocês! :)

  5. Erwin Julius March 2, 2011 at 2:31 pm #

    Interessante o post.
    Parabéns!

  6. Glayton Caixeta March 2, 2011 at 2:36 pm #

    Excelente o artigo. Este blog promete heim?
    Cada artigo melhor que o outro. Sucesso meninas!

  7. Alexsandro March 2, 2011 at 4:51 pm #

    Poxa, que artigo completo, meus muitos parabéns Cleo, arrebentou.

  8. Mauricio Biasotto March 2, 2011 at 5:54 pm #

    Bem legal o post… é um pouco do ‘bê-a-bá’, mas um bê-a-bá bem explicado alguns porque’s, que também serve com uma cartilha…

    E o mais legal que vocês estão fazendo como uma sequencia, amarrando bem os posts. Da para aprender bem assim.

    Parabéns meninas, os posts estão excelente!!

    Abraço.

    • Cleo Morgause March 2, 2011 at 7:46 pm #

      Era exatamente essa a idéia que eu queria passar. Não da pra gente já começar os posts do blog mandando uma bomba pro pessoal de estratégias “master”, mesmo porque, o que funciona em um caso com um retorno alto, talvez em outro não funcione tão bem. Acredito que o nosso público tem mais iniciantes ainda, vamos ter que dar essa base no começo, mas com os feedbacks que estamos tendo, acredito que tem muito pra crescer.

      E muito obrigada pelos elogios.

  9. Eduardo Gasparetto March 2, 2011 at 6:10 pm #

    Otimo post. Muito bom para quem quer saber como estruturar um planejamento de seo de ponta a ponta.
    Como sugestao futura sugiro expandir o tema de como vender seo sem prometer resultados. Este tambem é um topico que rende um belo assunto.

    • Cleo Morgause March 2, 2011 at 7:43 pm #

      É uma boa susgestão Eduardo. O problema é que vender SEO vai de cada um. O que eu conseguiria fazer é uma base como essa, apenas pra referência. Anotado como pauta.

  10. Michael Maia March 2, 2011 at 11:29 pm #

    Showw de bola!
    Valeu pelas Dicas.

    Muitos falam da importância, da necessidade, etc…
    Poucos mostram como fazer realmente.

    Parabéns pelo trabalho.

  11. Rodrigo March 3, 2011 at 4:45 pm #

    Cleo,

    muito bacana o post! Um planejamento bem bacana pra quem ta começando e dando uma idéia muito legal de como começar um trabalho de SEO.
    Eu já havia testado o Google AdPlanner ano passado logo quando lançou e não tinha dado muito certo pois era muito para o mercado americano (pelo o que eu tinha sentido) e para sites maiores.
    Vi que alguns sites brasileiros já dá pra fazer uma análise legal, mas site de nichos pouco explorados, os dados ainda não estão disponíveis, concorda comigo? Fiz alguns testes para sites de concorrentes de alguns clientes e não conseguiu me trazer os dados.
    Não estou dizendo que a ferramenta é ruim, é muito boa por sinal recomendo muito, mas estou só gerando uma outra discussão rsrs
    Abs!

    • Cleo Morgause March 3, 2011 at 6:17 pm #

      Ei Rodrigo,

      Então… como eu coloquei no post, a ferramenta é mais pra dar uma estimativa e realmente ela funciona melhor com os sites maiores. Nesse caso, quando você não consegue coletar dados usando essa ferramenta, tente por outras como o Compete ou o Alexa, mas mesmo assim, você não terá dados suficientes.

      Pra se ter um relatório de métricas realmente completo de seus concorrentes, só tendo acesso à esses relatórios. Não sendo, qualquer ferramenta te dará apenas estimativas. Por isso que eu recomendo o estudo do site do concorrente. Aplique as mesmas estratégias e veja se funciona. NÃO COPIE, ADAPTE. Os testes e acompanhamentos são fundamentais, ok?!

      Espero ter ajudado. =)

  12. Gaby March 10, 2011 at 7:13 pm #

    Cleo, tem alguns erros de portugues no seu texto. Acho que vale uma revisão, segue um:
    “e o insentiva à compartilhar.”
    Mas o conteúdo é mto bom!

  13. Dito Passos March 11, 2011 at 3:00 pm #

    Escrever para ‘robôs’ sem deixar os textos chatos para os humanos é o desafio.

    Na prática apliquei SEO num e-commerce somente no cadastro dos produtos. O problema são as plataformas que não permitem acesso ao código fonte. Como desejei colocar a tag ‘alt’ e ‘title’ nas imagens.

    Então criei um roteiro para cadastro de produto e segui após um ano o número de pedidos oriundos de busca orgânica triplicou.

    E basicamente o que apliquei está nesse artigo aqui:
    http://webinsider.uol.com.br/2010/02/24/seo-e-essencial-para-jornalistas-e-redatores/

    SEO é escrever pra ‘robô’ e realmente não anda sozinho. Por exemplo se as fotos não fossem refeitas duvido atingiria esse resultado. Logotipo, layout e textos jurídicos também ajudaram.

    Na boa SEO deveria ser commodity. Como eu gostaria que essas empresas e desenvolvedores de sites atrasadinhos conhecessem o admin do WordPress. Tudo ficaria mais fácil. Manés.

    [Dito Passos]
    @ditopassos

    http://vimeo.com/15323070 vídeo de celular – checklist de SEO onpage feito pelo Cassiano e o Flávio Raimundo apresentado no UaiSEo 2010.

    • Cleo Morgause March 11, 2011 at 5:04 pm #

      Acho que ainda falta esse entendimento, SEO não é para robôs, deve-se pensar primeiro no usuário. Pensando dessa forma, a página fica muito mais amigável e ajuda a indexação daquele conteúdo pelo robô de busca.

      SEO não é escrever para robôs. Aplicar as estratégias de SEO junto com acessibilidade entre outras focadas no usuário, vai ajudar na indexação e rankeamento da página e principalmente incentivar a volta do usuário na página. SEO vai muito além do que eu coloquei nesse texto. SEO não é mexer em tags no HTML somente, por isso deve ser estudado.

      Obrigada pelo comentário Dito Passos.

  14. Fernando March 11, 2011 at 7:17 pm #

    Ótimas dicas, gostei !
    Vou utilizar em meu site de revenda windows.

  15. @matofino March 23, 2011 at 12:31 pm #

    Gostei disso!

    Cléo, suas dicas são pontuais e práticas. Pensar fora da caixa não é tarefa fácil. Conseguir unir marketing, negócio(R$) e search então, um desafio master p/ muita gente.

    Beijo!

  16. Jéssica May 2, 2011 at 9:54 pm #

    Muito bom o blog, já está entre os meus favoritos desde o começo, mas nunca tive algo relevante para comentar!!

    Saí recentemente de uma agência digital onde eu era responsável pelo conteúdo de SEO e uma parte das análises de SEO, agora estou tendo a oportunidade de começar um projeto SOZINHAA!!! Não pensei duasa vezes e vim direto pra cá pois sabia que esse post teria oq eu preciso. Eu tinha receio de “esquecer” alguma coisa na hora de apresentar meu planejamento para o cliente, agora estou muito mais confiante!

    Muito obrigada Cleo!!!!

    Continuem assim meninas!!!!!

    • Cleo Morgause May 3, 2011 at 11:04 am #

      Ei Jéssica, que bom que o post foi útil.

      Uma dica extra, faça um checklist do processo. Te ajuda a não esquecer de nada. E com o tempo você vai perceber que precisará de uns “a mais” que eu não coloquei aqui no post.

      Não se esqueça de adaptar seus projetos ao que cada um necessita ok?! Qualquer dúvida, manda um twitt 😉

      Abs.

      • João Francisco May 13, 2011 at 5:02 pm #

        Legal Cleo, obrigado por estar assim tão disponível, vou ver se alavanco minha revenda windows aqui.
        Obrigado

  17. Eduardo Gambino Rebecca December 12, 2011 at 8:52 am #

    Muito bom, parabéns Cléo!!!

  18. George Harrison December 12, 2011 at 11:11 am #

    Belo post Cleo…
    Essas dicas são ótimas pra quem esta começando com SEO…
    Vou recomendar pra muitas pessoas…
    Já fiz um RT no Twitter viu…
    Abraços
    @seo_harrypotter

  19. Marcio Cavalheiro Kaspersky December 15, 2011 at 5:25 pm #

    Cleo, bem bacana o post, muito útil no entendimento para quem esta começando. Parabéns!

    • Cleo Morgause December 16, 2011 at 9:28 am #

      Obrigada Marcio. Espero mesmo que ajude. Abs.

  20. Pablo Ribeiro December 15, 2011 at 9:22 pm #

    Demais esse post, acho que uma parte meio complicado e fazer o cliente esperar as coisas acontecerem hoje aqui na agência todo mundo que tudo para semana passada ai complica bastante as coisas, mais formulando uma boa estratégia e mostrando pro cliente isso melhorar bastante 😀

    Parabéns pelo post e continue postando para agente RS

    Obrigado por compartilhar o seu conhecimento 😀

  21. Duda Sousa April 7, 2012 at 5:14 pm #

    Cléo,

    eu resumiria seu post como ‘simples e objetivo’. Tem muita gente sedenta de conhecimento entrando no mercado e as referências de SEO em português ainda são escassas. Desta forma, devo dizer que o seodesaia tá virando uma reunião de conteúdo prático e didático e tenho certeza que tem atingido bem o público alvo. Além do bom conteúdo, a própria disposição da informação neste post, é uma breve aula de SEO. Parabéns, garotas. :)

    @duda_sousa

  22. Eduardo Gambino Rebecca April 25, 2012 at 12:15 pm #

    Muito bom, parabéns!

  23. Alexandre Bustamante April 25, 2012 at 1:18 pm #

    Muito Show seu blog! Parabéns adorei! Sucesso Sempre

  24. Pedro Nauck April 26, 2012 at 5:24 pm #

    Parabéns pelo artigo, realmente essa é necessidade muuuuito grande dos profissionais de SEO que estão iniciando o trabalho. Pois sabem que da resultado, muitas vezes sabem o que tem que fazer, mas na prática não sabem nem por onde começar. Muito bom mesmo. Parabéns.

    @pedronauck

  25. Dito Passos September 4, 2012 at 11:04 pm #

    …Quase um ano depois: “Escrever para ‘robôs’ sem deixar os textos chatos para os humanos é o desafio.” Era disso que estava falando: http://www.slideshare.net/fabioricotta/conteudo-para-as-pessoas-e-para-o-google

    Não faltou entendimento. Ou faltou mas não foi da minha parte.

    [Dito Passos]
    @ditopassos

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