Google News: como aparecer entre os sites de notícia?

5 Mar

Quando a gente faz uma busca sobre algum assunto, geralmente aparecem as notícias relacionadas ao termo pesquisado, já repararam? Essas páginas vêm do Google Notícias.

Para quem não conhece, o Google News é um lugar onde existem notícias tiradas de vários lugares – de portais a blogs, são mais ou menos umas 1500 fontes pesquisadas aqui no Brasil. Robôs que servem só pra rastrear notícias (que se chamam Googlebot-News) percorrem essas fontes e coletam as notícias para exibí-las para os usuários.

Qual a vantagem de entrar no Google News?

A grande vantagem de ter seus artigos também no Google Notícias é que a maioria das vezes que as notícias aparecem nas SERPs, elas aparecem lá em cima, logo depois do link patrocinado. Eu digo a grande maioria porque de vez em quando a gente se depara com as notícias lá embaixo, perto do rodapé, mas essa é a exceção.

Mas voltando à localização das notícias: como elas se localizam lá em cima e as pessoas em geral não diferenciam o que é link patrocinado, o que é busca orgânica e o que é todo o resto – imagens, vídeos, mapas – quanto mais em cima seu link estiver na SERP, mais chances das pessoas clicarem e converterem (lembrando que conversão nem sempre é comprar algum produto, certo?).

Como entrar para o Google News?

Para um site entrar no Notícias, ele precisa ser submetido a aprovação do Google. Antes de mandar seu site para análise, é necessário observar se você tem essas quatro coisas que vou enumerar aqui embaixo, que é o que diferencia o Google News do que já fazemos para que o algoritmo “comum” goste da gente.

1. Além de ter URLs permanentes e exclusivas para cada notícia, é preciso que a URL tenha um número de no mínimo três dígitos. O Google salienta que é importante que esse número não represente um ano, pois assim os robôs não poderão rastrear a URL. Então, dica: evite os números de 4 dígitos.

2. Você tem que fazer um sitemap de notícias e submetê-lo lá no tudo-de-bom Google Webmaster Tools. Ele é um pouco diferente do sitemap, digamos, “normal”, e segue basicamente esse padrão:

<?xml version=”1.0″ encoding=”UTF-8″?>
<urlset xmlns=”http://www.sitemaps.org/schemas/sitemap/0.9″
xmlns:news=”http://www.google.com/schemas/sitemap-news/0.9″>
<url>
<loc>http://www.sitedenoticias.com.br/categoria/titulo-da-noticia-12345</loc>
<news:news>
<news:publication>
<news:name>Nome do site de notícias</news:name>
<news:language>pt</news:language>
</news:publication>
<news:publication_date>2011-01-15</news:publication_date>
<news:title>Título da notícia</news:title>
<news:keywords>palavra1, palavra2, palavra3</news:keywords>
</news:news>
</url>
</urlset>

Uma coisa importante: nesse sitemap, só pode entrar URLs de artigos feitos há menos de dois dias. É aquela coisa, notícia velha é notícia inútil. Nesse algoritmo, quanto mais novo for um link, melhor.

3. Todas as notícias devem conter a data de publicação, com dia e hora que a notícia foi inserida no site pela primeira vez, necessariamente. Caso haja alguma alteração na matéria, incluir também dia e hora da última alteração.

4. Suas notícias devem se enquadrar em alguma das categorias que o Google Notícias oferece.  Então seu conteúdo tem que estar dentro de algum desses tópicos:

  • Artes/Entretenimento
  • Negócios
  • Educação
  • Saúde
  • Humor
  • Lei e Ordem
  • Estilo de Vida/Lazer
  • Local
  • País
  • Editorial
  • Política
  • Religião
  • Ciência/Meio Ambiente
  • Esportes e Jogos
  • Tecnologia
  • Curiosidades
  • Internacional

Cadastrando no Google News

Se o seu site cumpre todos os quesitos, é hora de mandá-lo para análise. É só preencher corretamente o formulário de cadastro, colocar um e-mail válido e aguardar o primeiro contato por email, onde o Google pergunta se você realmente tem um site e tem a intenção de entrar para o Google News. Aí é só responder que sim e esperar. Então chegou a hora da espera, e de olhar o GWT; quando o sitemap de notícias não apontar mais o erro de “Nome de publicação inesperado”, é porque seu site consta no banco de dados do Google Notícias! Aí é só sorrir e ser feliz lá em cima nas SERPs bombantes. =D

Dica finais

  • Como o robô é diferente do que é usado para o Google orgânico, você pode criar instruções especiais para o Google News, se quiser.
  • Páginas com texto muito extenso (com o artigo enorme ou com muitos comentários dos usuários, por exemplo) ou muito pequeno podem não ser reconhecidas pelo sistema como notícias e podem não ser exibidas no Google Notícias.
  • Está com algum problema horrível e aparentemente sem solução? Visite o fórum de ajuda para Editores do Google News. =D


49 Comentários to “Google News: como aparecer entre os sites de notícia?”

  1. Paulo Rodrigo Teixeira March 10, 2011 at 1:44 pm #

    Oi Ana,

    Parabéns pelo artigo.

    Só dois pontos que acho importante falar.

    O Sitemap não é obrigatório. Dependendo do site pode ser trabalhoso construir ou manter um.

    Uma dica para checar a inserção no sistema é o famoso “site:”. Funciona também no news.

    Abração

    • Ana Martins March 10, 2011 at 1:54 pm #

      Oi, Paulo!
      Obrigada pela observação. Realmente, o sitemap de notícias é recomendado pelo Google pra facilitar a vida dele mas não é obrigatório.

      Muito obrigada pelo comentário e volte sempre! =D

  2. Alexsandro March 10, 2011 at 2:05 pm #

    Muito interessante isto, pra mim foi novidade. Não imaginaria que seria um xml diferenciado.

    Vai ser de bom aproveito Ana, parabens 😉

    • Ana Martins March 10, 2011 at 2:07 pm #

      Legal, Alexsandro, brigada por vir aqui, visitar a gente e comentar!

  3. Igor G. Vianna March 10, 2011 at 2:23 pm #

    Legal o artigo!

    Mas vale lembrar, mais do que nunca, que o conteúdo duplicado no Google News é tão proibido – se não mais – quanto em pesquisa normal, mesmo informando a “fonte”.

    Um dos principais critérios de relevância esta no primeiro site que lançou a notícia. Sendo que o Google não apresenta vários resultados de notícias nas buscas orgânicas.

    Parabéns meninas!

    • Ana Martins March 10, 2011 at 2:29 pm #

      Oi, Igor, obrigada pelo comentário.
      Só não podemos esquecer das matérias vindas de agências de notícias, que acabam indo parar em vários portais.
      Para isso o Google News está pensando em algumas tags novas para os sitemaps de notícias. Espero que isso resolva.

      Valeu pela visita!

  4. Daniel Costa March 10, 2011 at 3:03 pm #

    Ótimo post Ana, estou desenvolvendo um portal de notícias para o estado de Sergipe e certamente quero incluir ele no “Google News” vou seguir as dicas!

    Abraços!

  5. Hugo March 10, 2011 at 5:27 pm #

    Não fazia ideia de como “cadastrar” meu site no Google Notícias e achei a dica muito interessante, sem dizer que o post está super explicativo.

    Parabéns pelo blog, já adicionei no Google Reader :)

    • Ana Martins March 10, 2011 at 6:08 pm #

      Muito obrigada pela visita, Hugo!
      Venha sempre comentar nos nossos posts! =D

  6. Klaus Junginger March 10, 2011 at 5:27 pm #

    Dez o post, Ana.
    Percebemos que o papel das palavras-chave em títulos no Google news fica obliterado, não é? Quase não são necessárias.

    Também acho que faltam toneladas de recursos presentes no Google News dos EUA, como a customização dos menus.

    abraço

    Klaus

    • Ana Martins March 10, 2011 at 6:29 pm #

      Sim, Klaus, o Google News aqui no Brasil está muito atrás do Google News dos EUA. Tem um monte de coisa que aqui não existe. Espero que as mudanças ocorram aqui em breve.

      Os títulos no Google News não tem nenhum papel no posicionamento das notícias, mas a gente não pode esquecer do clique. Títulos objetivos e que contenham palavras-chave têm uma boa conversão.

      Muito obrigada pela visita! ^^

  7. Rodrigo Spengler March 10, 2011 at 6:05 pm #

    Gostaria de saber o porque da necessidade 1: ter um número de 3 dígitos na URL. Já vi notícias no Google News que possuem a URL amigável sem os tais números. Isso é uma obrigatoriedade?

    • Ana Martins March 10, 2011 at 6:53 pm #

      Oi, Rodrigo.
      Essa é uma regra do Google News. Ele é bem claro nessa parte: um site não pode ser rastreado pelo Google News se não tiver essa sequência numérica. Todas as páginas de notícia precisam ter essa sequência.
      Realmente não sei o que pode ter acontecido com essas notícias que você viu. Vou pesquisar e te falo.
      Obrigada pela visita e pelo comentário!

      • Rodrigo Spengler March 10, 2011 at 7:50 pm #

        Apenas pra ilustrar, ao digitar “formula 1″ aparece a URL: http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2011/03/medico-da-renault-lotus-afirma-que-e-impossivel-prever-retorno-de-kubica.html

        Além de uma sequência de 4 dígitos que representa o ano, há o mês representado por 2 dígitos. E pelo que eu entendi, isso não se enquadra no modelo sugerido pelo Google News.

        • Ana Martins March 10, 2011 at 10:24 pm #

          Então, menino, eu realmente não entendo o que acontece com essa exceção. Eu também pesquisei um pouco aqui e só vi a Globo.com que não tem essa coisa de URL com número. Vou realmente tentar saber o que ocorre e respondo por aqui, ok?

          • Marcelo March 10, 2011 at 10:53 pm #

            É a Globo né…..

            Queria ver se o google excluiria do índice, orgânico ou do news, globo, uol, Terra e outros grandalhôes.

            Depois dos recentes casos de grandes empresas saindo do índice(caso #decolar)só depois de anos e voltando pouco depois, alguém ainda duvida que aja protecionismo?

        • Ana Martins March 11, 2011 at 1:24 pm #

          Descobri o mistério das URLs sem número!
          Fiz a pergunta lá no Fórum de Ajuda para Editores e rapidamente fui respondida pela Eva, funcionária do Google responsável por cuidar do Fórum.

          Ela disse que as URLs podem ser sem número DESDE
          QUE você envie um sitemap de notícias. Portanto, se você quiser manter as URLs o mais amigável possível, é só mandar o sitemap de notícias que tá tudo certo.

          O link para a pergunta no Fórum: http://www.google.com/support/forum/p/news/thread?tid=12c0ab0e9c0dacfa&hl=pt-BR&fid=12c0ab0e9c0dacfa00049e34d3ffbfda

          =D

          • Hans August 18, 2013 at 10:53 pm #

            É isso mesmo. O Google News funciona perfeitamente. Utilizo plataforma wordpress, gerando um sitemap de notícias, e o Google puxa perfeitamente nossas notícias mesmo contendo o ano, mês e até o dia… ou seja 8 dígitos numéricos… E várias vezes ficamos em primeiro lugar nas notícias! O que é ótimo =D

  8. Marcelo_Thomaz March 10, 2011 at 10:48 pm #

    Tá ai minha maior frustração como webquebragalho , sempre recebia, pois hoje em dia nem respondem mais, que eles só agregam grandes sites, pertencentes a grandes grupos.

    A gente sabe que não é bem assim, acho é que não foram com a minha cara. Ainda teve um colega de Facu com 30 postagens que conseguiu entrar.

    :(

    Vou eu de novo.

    • Ana Martins March 10, 2011 at 11:59 pm #

      Marcelo, segue os passos direitinho que você vai ser aceito. Qualquer dúvida de porquê seu site não foi aceito, consulta o fórum de ajuda para editores!

      Volte sempre e obrigada por comentar.

  9. Ana Martins March 10, 2011 at 11:57 pm #

    Ai, @Marcelo, posso estar sendo parcial aqui, mas não acho que haja protecionismo do Google das grandes empresas não.

    Posso estar errada, mas acho que o tratamento do Google é igual.

    Alguém aí tem alguma coisa a dizer a respeito?

    • Mauricio Biasotto March 11, 2011 at 1:28 am #

      O tratamento pode ser igual, e também acredito nisso.

      Mas na hora de pedir reconsideração acredito que eles olham um pouco diferente!

      Porque a volta da Decolar foi muito rápida.

      Mas mesmo assim ninguém consegue afirma isso, só o pessoal de dentro do Google mesmo, e olhe lá.

      Parabéns pelo post.

      Abraço.

      • Ana Martins March 11, 2011 at 10:38 am #

        Oi, Mauricio, brigada pela visita. Volte sempre! 😀

  10. Flavio Jose March 11, 2011 at 2:36 pm #

    Show de bola Ana!!

    Se um dia eu te ver pessoalmente lhe pago um almoço! Esse artigo é show e se eu conseguir trabalhar essas informações posso dar um ganho muito qualitativo de visitas em meu site!

    Pode me cobrar esse almoço!!!

    :)

    • Ana Martins March 11, 2011 at 2:38 pm #

      Uia!
      Que bom que esse artigo te ajudou, Flavio! Espero que dê tudo certo pro seu site!

  11. Daniel Sayon March 16, 2011 at 4:15 pm #

    Parabéns! Excelente artigo.

  12. Cesar March 22, 2011 at 9:13 pm #

    Olá ! estou desenvolvendo um tipo de portal e coloquei nele o CuteNews , mas pelo que li ai acima parece que este CuteNews não sera visto pelo Google ?
    Afinal este sistema de noticias , para outros que quiserem saber também é ou não é visualizado pelo Google ??

  13. Ygor Sarkis March 23, 2011 at 12:16 pm #

    Foi o mais completo post que li sobre Google news.

    Pelo que eu entendi então em relação aos três digitos. Basta informar a data com três digitos no sitemap:2011-01-15
    para não precisar informa na url não é isso.

    A obrigatoriedade advém da necessidade de eles identificarem a data.

    Parabéns Ana.

  14. ricardo August 14, 2011 at 9:33 pm #

    muito bom esta postagem vai ajudar muita gente que esta começando

  15. Gelo January 2, 2012 at 1:33 pm #

    Ana, parabéns pelo post. Muito organizado e direto!

    Pretendo cadastrar meu site no sistema e isso foi de enorme ajuda! Obrigado!

  16. Ronaldo January 7, 2012 at 11:50 am #

    Vale lembrar também que se você conseguir se inscrever no google news, digo conseguir, porque eles tiraram do Brasil a equipe que verificava o conteúdo do site antes de aceitá-lo e a equipe dos EUA está levando meses para fazer isso, mas conseguindo, suas postagens serão, desde que tenho o sitemap bem escrito, sendo relacionada no google em poucos minutos ou mesmo segundo depois. O google orgânic pode levar dias para relacionar uma nova alteração,

  17. Guilherme May 7, 2012 at 5:56 pm #

    Olá, gostaria de dizer que adoirei o post, mas ficaram algumas duvidas… como por exemplo, blogs com extensão wordpress e blogger podem aparecer no google news sem nenhum problema?Existe alguma diferença?

    Valeu Abraços

  18. Eduardo casanova June 14, 2012 at 10:51 pm #

    Obrigado @Ana Martins não sabia porque minhas noticias não apreciam no GOOGLE NEWS sempre tive essa duvida estou fazendo essas mudanças e irei enviar assim que obter resultado deixo outro comentário aqui mas desde já gráto

    Ps. Só deixando uma dica uso o plugin “Yoast WordPress SEO plugin v1.2.2″ ele tem a opção de instalar um Mod que gera o news-sitemap.xml já nas regras do google news

  19. Eduardo October 4, 2012 at 10:46 am #

    Ana, primeiramente agradeço as informações que você publicou, e aproveitando, gostaria de tirar algumas dúvidas, a primeira: Quanto tempo leva para o site ser analisado e incluído no Google News após a realização de todo o processo?

    A segunda: O Google informa via e-mail a inclusão ou não do site?

    Agradeço as respostas! =)

  20. Guilherme - Viajando com Eles October 19, 2012 at 2:55 pm #

    Muito bom Ana,

    Agora é esperar e torcer para aprovarem meu site!!!

    Obrigado

  21. CARLOS DINIZ December 8, 2012 at 10:59 pm #

    Nos cadastramos hoje Ana baseados em suas informações que achamos muito interessante, espero que o cadastro dê resultado ao nosso site. Obrigado pelas informações.

  22. Ian Pucca May 14, 2013 at 11:20 am #

    Ola Ana,

    O pagerank dos blogs e portais de notícia influenciam na posição que eles aparecerão? Pq é comum ver sites com ótimos pageranks e etc, ficando atrás de notícias feitas a 10, 20 horas atrás.

    parabéns pelo post! :)

  23. Junior Nunes June 24, 2013 at 1:24 pm #

    Parabéns pelo artigo, muito bom!

  24. Felipe Mesquita January 28, 2014 at 11:10 am #

    O melhor artigo para realização de um cadastro no Google Notícias. Simples e objetivo, parabéns!
    Sempre que preciso, venho aqui dar uma relembrada.

  25. francisco January 22, 2015 at 6:41 pm #

    Não sabia como entrar para o Google News, mas depois dessas explicações fiou tudo muito claro. Muito Obrigado!

  26. Dicarlos Design January 28, 2015 at 6:53 pm #

    Olá,
    Muito interessante!
    As dicas me ajudaram bastante obrigada!

  27. Adesivos de unhas January 31, 2015 at 12:41 am #

    Muito bom o artigo!
    Tirou minhas dúvidas.

  28. Neto March 9, 2015 at 11:04 am #

    Olá Ana, muito bom o artigo. Vou tentar a aprovação do meu blog. O problema é que não sei com criar um sitemap de notícias, e minha estrutura de links não tem data.

    Tem algum plugin?

  29. Vagner Carvalho April 1, 2015 at 10:04 am #

    A ideia desse site é sensacional, visto que o mercado de SEO é dominado pelos cuecas. Parabéns!

  30. Antonio Sousa April 24, 2015 at 7:33 pm #

    Muito bom, tentei mas meu site não foi aprovado

  31. Reginaldo Feliciano June 2, 2015 at 3:20 pm #

    Parabéns Ana.

    O mundo precisa de profissionais com conteúdo e qualificação, e este post já é um indicativo da sua eficiência em SEO.

    Sucesso!

  32. Felipe June 25, 2015 at 10:07 am #

    Muito bom o post! Me auxiliou bastante para entender um pouco mais sobre o News. Valeu.

Deixe um comentário