Grupos do Facebook: Você está fazendo isso certo?

1 Aug


por

Sou stalker por natureza. Assumo. Faz parte de mim, do meu trabalho, observar pessoas, sabe? Comportamentos e tal. E existe lugar melhor para observar pessoas do que as mídias sociais? Não, meus amigos, não existe mesmo. Porque olha, se o ser humano tem um talento, esse talento é estar nas mídias sociais. E no Facebook não seria diferente.

Os grupos do Facebook permitem diversas possibilidades, entre elas: unir pessoas para discutir determinada temática, comunicação interna entre funcionários de uma empresa, observação de um público-alvo, pesquisas etc. As possibilidades estão aí. Porém, sempre me pergunto: estamos utilizando essa ferramenta de forma correta? Somos estratégicos ao participar desses grupos?

Cada dia mais me deparo com reclamações sobre os grupos do Facebook. Porém, as reclamações não são focadas na ferramenta, mas sim nas pessoas. Isso me faz pensar que esquecemos as regrinhas básicas do convívio social ao entrar em um local como esse, é como se existisse uma plaquinha na porta de cada grupo: ¨Proibido entrar com bom senso. Por favor, deixe o seu na balcão¨. É bem por aí.

Não acabem com os grupos do Facebook. Pode ser? Tranquilo?

Não acabem com os grupos do Facebook. Pode ser? Tranquilo?


Na realidade, eu deveria começar o texto discutindo sobre como as marcas podem utilizar estrategicamente o espaço dos grupos, afinal, é sobre isso que escrevo. Porém, é impossível “falar” para marcas quando vejo seus donos, funcionários, familiares e pôneis malditos agindo de maneira totalmente errada. Logo, vamos começar do começo, vamos começar pelas pessoas.

E foi pensando em tudo isso que selecionei, segundo critérios da minha própria e sofrível experiência,  cinco problemas críticos em grupos do Facebook.

 

1. Não adicione pessoas, divulgue o seu grupo

 

Gosta de bebês fofos e quer unir pessoas que também gostam de bebês fofos? Participou de um evento e quer manter contato com os participantes/palestrantes? Seus problemas acabaram, crie um grupo!

Qualquer assunto pode motivar uma pessoa a criar um grupo no Facebook. E a primeira coisa que fazemos ao criar um grupo é… adicionar pessoas. O que é uma atitude inevitável, queremos unir todos em um só coração e essas coisas. Porém, não é bem assim que as coisas devem acontecer. Sério.

Se você criou um grupo e sabe quem são as pessoas que têm interesse na temática abordada, vá atrás delas, mas faça um convite. Já pensou como você pode utilizar outras mídias sociais para ajudar na divulgação? Tudo é válido. E, acredite, se existir interesse, as pessoas vão participar. Adicionar pessoas em grupos sem autorização (principalmente quando nenhuma delas te tucuta no Facebook) é uma atitude que pode ser considerada spam (e você ser considerado um chato).

 

2. Quando postar, o que postar e como postar

 

Agora que você já tem/participa de um grupo, devemos ter em mente algumas coisas:

Grupos do Facebook não são uma competição. O que eu sinto é que as pessoas postam em grupos apenas por postar, elas postam para serem as primeiras a postarem alguma coisa. Mas, qual o objetivo de um grupo mesmo?

Quando falamos de grupos, a palavra “compartilhar” vai além de links que encontramos por aí, estamos falando de compartilhar ideias, as suas ideias. Por isso, ao levar uma informação para algum grupo, pense: Por que você está dividindo isso? Pra quem? Postagens com título + link  encontramos aos montes por aí. Conte para as pessoas o que te motivou a compartilhar aquela informação. Mostre a sua opinião. No final das contas, é isso que constrói um grupo, é isso que realmente interessa.

E por último: não seja flood. Não faça de um grupo a extensão do seu Twitter ou perfil do Facebook. Nem tudo que é interessante para você pode ser interessante para todos os membros. Observe onde você está, com quem você está e como essas pessoas se comportam. Ninguém gosta de gente tagarela, nos grupos não seria diferente.

 

3. Oi, galera, fiz um novo post e…

 

É claro que quando criamos um post/artigo queremos divulgá-lo para as pessoas certas. E os grupos são uma ótima opção para isso, certo? Mais ou menos.

Quando as pessoas têm interesse por uma determinada temática, algumas delas não participam apenas de um grupo sobre o assunto, mas sim de vários. Logo, ao compartilhar seu post/artigo em diversos grupos, lembre-se: muitos têm exatamente o mesmo público. E não tem nada mais inconveniente do que escutar diversas vezes a mesma coisa. Por isso, selecione o grupo que tem mais influência sobre a temática do seu texto e direcione o seu foco para ele. Além disso, tenha cuidado ao divulgar o seu trabalho, não jogue seu link apenas com “fiz um novo post”, mostre o motivo pelo qual ele deve ser lido.

E, mais uma vez: nada de flood. Ser flood da sua própria pessoa só te coloca na pior categoria de flood já vista. Palavra de brotha.

 

4. More for less: selecione os grupos que você participa

 

Xingar muito no Twitter sobre o sofrimento da caixa de e-mail lotada com notificações não é uma atitude lá muito eficiente. Não vejo muito sentido em participar de milhões de grupos no Facebook apenas por participar, até porque participo de outros grupos na vida, logo.

Ao selecionar aqueles que quero fazer parte, automaticamente seleciono também aqueles que quero oferecer a minha atenção, aqueles que quero, de fato, participar. Sabe aquela história de qualidade x quantidade? Ás vezes é impossível acompanhar tudo que queremos, por isso, tento fazer do meu possível o melhor.

 

5. Ei, você tem um bom posicionamento profissional?

 

Caso você tenha escolhido participar de um grupo sobre a sua área profissional e não de um para discutir sobre as trivialidades da vida cotidiana ou a safadeza de Bukowski, um bom posicionamento profissional é muito importante.

E por posicionamento não estou defendendo que devemos sair por aí mudando aquilo que somos, que gostamos ou a nossa aparência. A estratégia de um bom posicionamento é baseada em atitudes, principalmente nas redes sociais.

Diariamente vejo profissionais demonstrando um péssimo posicionamento em diversos grupos do Facebook. Cometem todos os erros apresentados aqui e mais um porrada de outros. Por isso, não seja bobo, conheça as regras do jogo.

 

Conclusão

 

No final das contas, o que quero mostrar é que mídias sociais são formadas por pessoas. Antes de aprender a posicionar marcas, precisamos aprender a nos posicionar.

Dúvidas sobre grupos? A Central de Ajuda do Facebook está aí para qualquer coisa. Para todas as outras, utilize sempre o bom senso.

Tem alguma dica sobre comportamento e grupos do Facebook? Compartilhe nos comentários. :]



58 Comentários to “Grupos do Facebook: Você está fazendo isso certo?”

  1. Carol Ramalho August 1, 2011 at 9:48 am #

    Eu definitivamente tenho problema com a maioria dos grupos dos quais faço parte, vejo muitas manifestações bem intencionadas que no final se tornam chatas justamente por não haver interesse em saber qual a melhor postura para comunidades online.

    Valeu pelo post, Pri!
    =)

    • Pri Muniz August 1, 2011 at 3:53 pm #

      Acredito que a melhor postura é aquela que o seu grupo permite, basta saber em qual terreno você está pisando.

      Ah, e obrigada pelo incentivo =**

  2. Paula Albocino August 1, 2011 at 10:16 am #

    Oi Pri,

    Eu estava participando de um grupo de mídias sociais no Facebook, mas as pessoas estavam compartilhando coisas em excesso e lotando a minha caixa postal. Eu não saí do grupo, mas configurei meu Facebook para não receber mais notificações. E depois disso não soube de mais nada que acontece no grupo. Realmente falta responsabilidade da maioria na hora de usar os grupos do Facebook.

    Mas tenho uma pergunta: Se eu criar um grupo para a minha empresa, tem como evitar que as pessoas fiquem postando coisas sem noção toda hora? Como fazer para que alguns integrantes do grupo não exagerem nas postagens e tirem o interesse da maioria?

    Ótimo post!
    Beijos

    • Pri Muniz August 1, 2011 at 10:23 am #

      Oi, Paula!

      Não tem como. O que você pode fazer é definir quem você aceita ou não, já criando uma pré-seleção de membros. Outra coisa é criar regras, ir educando as pessoas aos poucos. Eu, por exemplo, já tive que mandar uma mensagem para um pessoa que estava postando coisas que não faziam parte da temática do grupo, o que gerou incômodo nos membros. De resto, bom senso ou retirar as pessoas que estão abusando. Mas, sempre acho que dá para conversar. :P

      Obrigada!

      =*

    • Mateus Oliveira April 21, 2013 at 1:50 pm #

      Oi, agora tem como sim, basta ir em: “configurações do grupo” -> “aprovação de publicações” -> selecionar a opção: [Todas as publicações do grupo devem ser aprovadas por um administrador.]

  3. Anna Raquel Serra August 1, 2011 at 10:43 am #

    Ótimo post, Pri!
    Normalmente fico com o pé atrás com recomendações de comportamento, já que cada um usa as redes de um jeito, dentro das possibilidades técnicas da ferramenta.
    Mas, de fato, em algum momento é necessário traçar algumas linhas, e dentro da esfera profissional elas estão cada vez mais necessárias, já que não dá pra confiar no “bom senso” das pessoas.
    Agora, o próprio Facebook também não facilita a convivência. A possibilidade de qualquer amigo te adicionar em grupos sem a sua permissão e as configurações obscuras de notificações também contribuem pra má utilização desse recurso.
    Agora acho que falta um post sobre o bom uso de eventos… :)

    • Pri Muniz August 1, 2011 at 10:53 am #

      Oi, Anna!

      Muito bom ouvir um elogio de você ^^

      Pois é, quando lançaram os grupos, o próprio Mark foi adicionado em vários. hahaha Também não curto muito isso de recomendação, por isso coloquei “segundo critérios da minha própria e sofrível experiência”, os grupos são interessantes, mas falta muito bom senso. O post é mais um pedido de “não acabem com eles” do que qualquer outra coisas.

      Já os eventos, viraram terra de ninguém. =/

      Obrigada!

      =*

  4. Kelly Nagaoka August 1, 2011 at 11:44 am #

    Olá, Pri! Parabéns pelo post. A recomendação número 1 (não adicione pessoas, divulgue o seu grupo) é a mais importante!!!;)

  5. Lidiane Moraes August 1, 2011 at 11:45 am #

    Pri, ficou ótimo seu texto.

    Vou postá-lo no meu Grupo de Administração da faculdade e te confidencio que quando um grupo é menor e a maioria se conhece utiliza-o para bater papo e perguntar como fomos de final de semana. Não proibirei esse tipo de manifestação, mas indicarei com esse post e chamarei atenção do Grupo para que interajam dessa forma fora dele. E como penso e abrí-lo para todos os alunos do curso de ADM da faculdade, imagino que os “novatos” sintam-se inibidos de participar e comentar, já que “todos” se conhecem.

    Valeu!
    =]

    • Pri Muniz August 1, 2011 at 3:51 pm #

      Exato, Lidiane! Na verdade, o post indica toques, devemos ter bom senso, o que é diferente de ser sério, calado ou sem graça. Até pq, o melhor está nas discussões, nas conversas.

      Obrigada =*

  6. Pedro Mendes August 1, 2011 at 12:31 pm #

    Muitas pessoas deveriam ler esse post. Fantástico.

    São dicas que fazem toda a diferença, acredito que o maior problema são os floods.

    Abraços Pri, ótimo post!

  7. Rodrigo Stabolito August 1, 2011 at 5:21 pm #

    Assino embaixo de tudo que você escrevou. Mas a melhor passagem não tem nada a ver com o assunto – a sacada em relação a Bukowski, hahaha.

  8. Estephano D'Marco DG August 2, 2011 at 11:37 am #

    Gostei muitoooo! adorei a abordagem do tema! ainda mais que estou buscando maiores informações sobre isso pra ajudar na gestão da empresa. muito obrigada continue escrevendo! adorei!

  9. Lilian Arruda August 2, 2011 at 2:45 pm #

    Muito bom o post!
    Para mim, o principal problema nos grupos é como gerenciar o fluxo de mensagens. Ao mesmo tempo que queremos um espaço colaborativo, muitas vezes as pessoas utilizam os comentários para frases pequenas que vão gerando um grande número de postagens. Com isso, é normal que a mensagem realmente importante acabe se perdend; daí, quem chega mais tarde ao ver “56 comentários” ainda não lidos acaba deixando de acessar o conteúdo.

    Ainda não sei como resolver isso, any idea?

  10. Mirian Carla August 2, 2011 at 2:59 pm #

    Esses dias li um crônica do Marcelo Mirisola com temática parecida, mas ele estava reclamando das pessoas que o adicionavam em grupos sem que ele quisesse, ou coisa parecida.
    Muito bom esse texto, muito bom mesmo!

    • Pri Muniz August 4, 2011 at 12:36 am #

      Oi, Mirian. Fiquei curiosa com o texto. Se puder, manda o link?

      Obrigada :D

  11. Jackson Cruz August 2, 2011 at 5:04 pm #

    Belo texto. Todas as pessoas que criam e participam de grupos deveriam ler esse texto. Acho que o cara que Flooda o grupo só pode pensar que é esperto, o mais antenado no que acontece no mundo. Temos que controlar bem quais grupos devemos entrar.

  12. João Henrique dos Santos August 2, 2011 at 10:54 pm #

    Poxa, primeiramente gostaria de parabenizá-la pelo texto, além de interessante está bem redigido, sem falar que citou o grande Buck – questão que também foi assinalada pelo Rodrigo.

    Por sinal acho que o próprio Buck pode nos ensinar a como agir nos grupos sociais, e o fez isto através da poesia, o pema é um pouco extenso para este post, mas como primamos pela qualidade… lá vai o velho Buck… mas no outro post!

  13. João Henrique dos Santos August 2, 2011 at 11:00 pm #

    UMA PALAVRINHA SOBRE OS ESCREVINHADORES DE POEMAS RÁPIDOS E MODERNOS

    é muito fácil parecer moderno
    enquanto se é na realidade o maior idiota
    jamais nascido;
    eu sei: ei joguei fora um material horrível
    mas não tão horrível como o que leio nas revistas;
    eu tenho uma honestidade interior nascida de putas e hospitais
    que não me deixará fingir que sou
    que não sou –
    o que seria um duplo fracasso: o fracasso de uma pessoa
    na poesia
    o fracasso de uma pessoa
    na vida.
    e quando você falha na poesia
    você erra na vida
    voc6e nunca nasceu
    não importa o que digam as estatísticas
    nem qual o nome que sua mão lhe deu.
    as arquibancadas estão cheias de mortos
    aclamando um vencedor
    esperando um número que os carregue de volta
    para a vida,
    mas não é tão fácil assim –
    tal como no poema
    se você esta morto
    você podia também ser enterrado
    e jogar fora a máquina de escrever
    e parade se enganar com
    poemas cavalos mulheres a vida:
    você está entulhando
    a saída -
    portsnto saia logo
    e desista das
    poucas preciosas
    páginas.

    Charles Bukowski

  14. Gabriel Andrade August 3, 2011 at 8:15 am #

    ótimo post Pri, esclarece sem um boa usabilidade dentro no facebook.

    Parabéns

  15. Carol Ramalho August 5, 2011 at 11:38 am #

    ô Pri, serião, como configuro pra ng nunca mais no brasil me colocar em um grupo sem que eu queira entrar nele? hehehhe

    • Pri Muniz August 5, 2011 at 11:46 am #

      huahuahuahuahuhua Não tem como! #MarkTroll :P

      ó:

      Posso impedir que pessoas me adicionem a um novo grupo?

      A funcionalidade de aprovação de participação em um grupo não está disponível. Assim como marcações em fotos, você só pode ser adicionado em um grupo por um dos seus amigos. Quando um amigo adiciona você a um grupo, um histórico no grupo (e no Feed de notícias, para grupos Abertos ou Fechados) indicará que o seu amigo o adicionou a um grupo.

      Observe que:
      Apenas os seus amigos podem adicioná-lo a grupos.
      Quando um amigo adiciona você a um grupo, você recebe uma notificação na mesma hora.
      Você pode sair de um grupo a qualquer momento. Para fazê-lo, basta ir até a página do grupo e clicar em “Sair do grupo” na coluna direita. Depois de sair de um grupo, você não poderá ser adicionado por mais ninguém a menos que solicite de forma explícita.

      Agora, se isso é amigo, POHAN, QUE QUE DIZER INIMIGO, NÉ? hauahuahuahauahuah

  16. Yago September 22, 2011 at 3:57 am #

    Eu tenho um problema,um individuo conseguiu entrar no meu grupo no facebook sem minha permissao,e comecou a postar coisas que nao e tolerada no grupo causando tumulto e xingamentos por parte dos outros membros,quando fui exclui-lo nao conseguir porque o seu perfil nao aperece como membro,como faco para exclui-lo acha-lo para depois o excluir?

    • Pri Muniz September 22, 2011 at 11:11 am #

      Yago, você deveria encontrar qualquer membro pela busca de membros. A partir daí, banir o usuário. Estranho você não conseguir encontrar. Nos tópicos de ajuda, o facebook fala o que você deve fazer caso não encontre um membro: http://www.facebook.com/help/?faq=163483927048202 No caso, o link para enviar o relatório está quebrado, você pode tentar por aqui também: http://www.facebook.com/help/contact.php?show_form=groups_bug Abs e boa sorte.

      • Yago September 22, 2011 at 12:36 pm #

        Achei que vc nao responderia pelo fato de sua postagem ser antiga,mas bem ,sim ele conseguiu entrar sem que eu tenha aceitado,ele simplismente invadiu.E la nao aparece de jeito nenhum nos amigo membros.O fato é,que ele nao e membro,mas consegue postar anseiras no Grupo!!Muito obrigado por sua ajuda,mas ainda nao consegui resolver!

        • Pri Muniz September 22, 2011 at 12:40 pm #

          Então seu grupo está aberto para qualquer pessoa. Altere as configurações, coloque como grupo fechado ou secreto. Abs.

          • Yago September 22, 2011 at 4:29 pm #

            Nao,ele nao esta!!Mas ja comecamos a denuciar e marcar como spam as postagens dele.Mas agradeco muito seu tempo gssto comigo kkkkkk,Abs e Bjs!

  17. Lu Fernandes October 16, 2011 at 11:17 am #

    Oi Pri,tudo bem? Meu nome é Luciane.
    Encontrei sua postagem por acaso, vejo que é antiga, mas realmente achei muito interessante. As pessoas não sabem mesmo como se comportarem nos grupos, as vezes acham que são a extensão de suas próprias casas e adotam neles, as mesmas manias.Passo por isso com o meu grupo,”Núcleo Gastro Feliz” que é direcionado unica e exclusivamente a assuntos relacionados à obesidade,emagrecimento e redução de estômago. As pessoas postavam lá desde links de desenhos animados, até propaganda eleitoral.Com um certo jogo de cintura, tenho conseguido contornar, mas mando mensagem para os autores e quando o mesmo é reincidente, o excluo do grupo, e tem dado certo dentro do possível! Muito bom ler seu post e ver que isso não acontece só comigo!!Boa semana pra você!

  18. Gabriel November 13, 2011 at 7:09 pm #

    Amiga, obrigado pelas boas dicas…
    Participo da administração de um grupo com 7 mil membros, e não consigo encontrar na lista de membros todos os que participam, e assim deixo de adicionar administradores ou excluir membros, quando precisa. Vc tem uma boa dica para este problema?
    Um abraço
    Gabriel

  19. Adriano B. Oliveira February 18, 2012 at 7:15 pm #

    Olá, gostei do seu texto, que fornece uma ideia muito coerente sobre como lidar com grupos e fazer deles uma ferramenta de boa aceitação (ou de fracasso)
    O que penso acerca disto é que os grupos ainda são ferramentas em aprimoramento. Com o tempo acho que os desenvolvedores irão dar mais recursos de personalização aos administradores, por exemplo. E que façam tão logo, aproveitando a febre do crescimento desta rede social.
    O Google pecou por exemplo por aprimorar muito tarde a melhoria das comunidades do Orkut, que considerava o seu ponto forte nas redes sociais.

  20. Marcia February 19, 2012 at 2:00 pm #

    Eu estou participando de um grupo no facebook voltado pra o patchwork, criamos vários albuns onde vamos divulgando por temas nossos trab. Mas muitas integrantes do grupo possuem uma fan page e gostaria que ficasse dentro do grupo tbm, para que todas pudessem ver. Existe uma maneira de fazer isso?
    Aguardo

  21. Silvia April 2, 2012 at 12:49 pm #

    Olá! Gostaria de saber se existe alguma ferramenta que eu consiga postar o mesmo “post” em diversos grupos uma só vez mas que ele seja publicado em todos os grupos. Alguém sabe?

    • Pri Muniz April 2, 2012 at 12:52 pm #

      Olá, Silvia. Essa prática seria considerada SPAM. Não conheço uma ferramenta, mesmo assim, não indicaria. abs!

  22. Leonardo April 12, 2012 at 10:26 am #

    Pri, bom dia gostaria de saber se é possivel nao disponibilizar meus comentarios e meus posts do grupo que eu participo no feed dos meus amigos

    Ex. eu crio um evento ou posto uma foto e o feed de amigos meus que nao estao no grupo tambem tem acesso.

    Tem como resolver?

    Obrigado e parabens pelo post

  23. Ângelo April 13, 2012 at 4:43 pm #

    Eu mandei um convite de grupo para uma pessoa sem querer,
    Tem como eu cancelar o convite?

  24. Selma Oliveira May 3, 2012 at 10:53 am #

    Ola, um dúvida importante pra mim, tenho um grupo no face,
    pra juntar pessoas que queiram rezar online, até aí tudo bem, a reza tá dando certo a sequência das postagens etc…
    mas eu não queria que estas postagens fossem enviadas aos membros, pois acaba lotando a pagina deles e um dia ou outro eles vão acabar saindo do grupo por este motivo.
    Queria que fosse assim o que eu postasse ficava ali e quem quisesse ver entrava no grupo. Tem jeito ?
    Bom só o evento né, este tinha q aparecer.

    Não sei se fui clara, mas desde já agradeço.

  25. Thelles May 7, 2012 at 4:29 pm #

    Eu gostaria de saber se tem como ocultar o que eu posto no “grupo” para quem é de fora do grupo? [obs: Não sou o "Chefe ou dono" do grupo]

  26. denis May 16, 2012 at 12:54 pm #

    otimo conteudo

  27. Marta July 28, 2012 at 4:50 pm #

    Existe algum grupo que divulgue trabalhos, ou seja, o trabalho que a pessoa faz e oferece ? Obrigada.

  28. flavinha leão July 29, 2012 at 5:09 pm #

    olá! por favor me ajude! Criei uma página e aparece escrito: 4 pessoas visualizaram isso. Mas não vejo o comentário das mesmas. Gostaria de ver os comentários dos membros, e não estou conseguindo de jeito nenhum! As pessoas preferem fazer parte de grupo aberto ou fechado? obrigada!

    • Anne Pacheco October 11, 2012 at 7:09 pm #

      Muito bom o seu artigo. Aprendi várias dicas importantes para utilizá-las nos meus grupos. Bjs

  29. Leandro Souza October 12, 2012 at 5:31 pm #

    Pri parabéns pelo seu texto. É bem pertinente pois eu administro grupos de discussão no Facebook e percebo que o volume de informação produzido tem sido inversamente proporcional à qualidade dos posts. Mas em partes eu culpo sim a ferramenta Facebook pois em comparação com outras redes sociais como o Orkut por exemplo, ele é extremamente limitado na questão de organização e manutenção de conteúdo. Somando-se a isso, a forma banalizada com que as pessoas compartilham informação irrelevante na rede, acaba por deixando os grupos de discussão fora de controle. Atualmente no meu grupo do Facebook estou fazendo uma restruturação de regras, adotando tópicos fixos para os assuntos mais comuns como, Dúvidas, Sugestões, etc. Abraços e mais uma vez parabéns pelo texto =)

    Leandro.

  30. Liz Dantas November 15, 2012 at 6:04 pm #

    Adorei conhecer o esse espaço.
    vou voltar para aprender muito contigo.
    no meu grupo tenho mais de 1600 seguidores,com uma média de no minimo 10(dez) adesões dias.Nada melhor que fazer contato com uma pessoa experiente como você
    Muto obrigada

  31. Fa November 17, 2012 at 9:48 am #

    Olá, alguém sabe se posso criar um grupo que os membros não fazem parte dos meus amigos? Tentei criar mas só aceita amigos do meu facebook. Se trata de um novo grupo para fins de trabalho que não tem nada a ver com os meus amigos. Bjs e obrigada.

  32. Daisy November 27, 2012 at 7:43 pm #

    Olá :)
    Eu criei a pouco tempo um grupo de bazar no facebook, mas tem algumas pessoas que não estão respeitando as regras, tentei bani-las mas apareceu uma caixa de diálogo que dizia que eu não tenho permissões para fazer isso, eu não consigo banir mesmo sendo a dona do grupo… o que eu faço? :/

  33. Inez Amaral December 5, 2012 at 1:53 pm #

    Você diz que entende de grupos. Então quem sabe voce me ajude. Faço parte de alguns grupos do face que são ótimos, alguns criei e outros são de pessoas amigas. O problema esta em um único grupo. Não consigo compartilhar nada nele, é terrivel, uma agonia, faço tudo nos outros, mas esse empacou. Será que é alguma configuração errada, já fiz comparações deste com outros e não acho nada. O que fazer????

  34. Geovani Araújo December 29, 2012 at 10:22 am #

    Gostaria de saber se o que comento ou curto em um grupo fechado é mostrado no Feed de Notícias de outros amigos – da mesma forma quando alguém comenta algo e aparece no Feed: “Fulano comentou (foto/link/status, etc)”. Aparece?

  35. camila January 30, 2013 at 8:22 pm #

    eu sai de um grupo no facebook mas logo depois me arrependi e pedi pra volta fui aceita novamente mas nao consigo visualizar nada que é postado no grupo

  36. gessica santos April 9, 2013 at 3:01 am #

    da pra cancelar um convite q fiz a uma pessoa pra participar de um grupo?

  37. natasha June 14, 2013 at 3:35 pm #

    alguem sabe me informar se um grupo pode cobrar para liberar postagens e acesso ao mesmo???

Trackbacks and Pingbacks

  1. Facebook Marketing: Além da Fan Page | Mestre SEO - August 25, 2011

    [...] Tenha sempre em mente que o trabalho de grupos no Facebook é mal visto por enquanto, justamente pelo uso errado da grande maioria. Para isso, recomendo o artigo da amiga Pri Muniz, que fala muito bem de como trabalhar com os Grupos do Facebook. [...]

  2. Facebook Marketing: Além da Fan Page | Mozack - August 25, 2011

    [...] errado da grande maioria. Para isso, recomendo o artigo da amiga Pri Muniz, que fala muito bem de como trabalhar com os Grupos do Facebook.ConclusãoPense sempre além. O Facebook já te traz imensas vantagens apenas com a fan page, mas [...]

  3. Facebook Marketing: Além da Fan Page - August 31, 2011

    [...] errado da grande maioria. Para isso, recomendo o artigo da amiga Pri Muniz, que fala muito bem de como trabalhar com os Grupos do Facebook.ConclusãoPense sempre além. O Facebook já te traz imensas vantagens apenas com a fan page, mas [...]

  4. Facebook Marketing: Além da Fan PageAgregador | Agregador - October 1, 2011

    [...] Tenha sempre em mente que o trabalho de grupos no Facebook é mal visto por enquanto, justamente pelo uso errado da grande maioria. Para isso, recomendo o artigo da amiga Pri Muniz, que fala muito bem de como trabalhar com os Grupos do Facebook. [...]

  5. Grupos do Facebook | Pri Muniz | Mídias Sociais . Estratégia de Conteúdo - October 27, 2011

    [...] o post completo no SEO de Saia: Grupos do Facebook: Você está fazendo isso certo? outubro 27, 2011   //   Mídias Sociais   //   No [...]

  6. Como divulgar fan page - Facebook Marketing: Além da Fan Page — Arte Web Design - December 14, 2011

    [...] errado da grande maioria. Para isso, recomendo o artigo da amiga Pri Muniz, que fala muito bem de como trabalhar com os Grupos do Facebook.ConclusãoPense sempre além. O Facebook já te traz imensas vantagens apenas com a fan page, mas [...]

Deixe um comentário