Google Plus One

28 Jul

O Google correu atrás do “prejuízo” que o Facebook lhe gerou, na guerra de usuários com o Orkut, e desenvolveu o Google Plus One, também conhecido como Google +1. Recentemente lançada, a nova rede social do Google vem com um atrativo que vai além da rede social, integrando-se ao seu mecanismo de busca. O quanto e como o “+1” influenciará nos resultados das SERP´s, só o tempo nos dirá, mas já notamos diferenças e torcemos por mais!

O Google está nada mais, nada menos que correndo atrás do sinal social para usá-lo como um novo indicador de bons websites! Se pararmos para analisar, faz todo sentido, afinal se você vê na primeira posição da busca orgânica um link que nenhum amigo seu indicou e outro em segundo lugar indicado por um amigo, quais as probabilidades de você querer acessar o primeiro resultado da busca?

É muito grande a probabilidade de que um dos principais objetivos do Google com o Plus One, assim como o uso de outros sinais vindos de redes sociais, é reforçar o toque de Social que seus algoritmos precisam. O ponto forte do algoritmo do Google atualmente é analisar os backlinks para construir seus resultados. Porém, muitas pessoas não possuem sites ou uma conta no Twitter para recomendar um site que goste e queira indicar a seus amigos, e é o Plus One que lhes dará voz!

O que esperamos realmente é que o Google +1 possa sim influenciar resultados de busca, sendo mais um componente a ser considerado na receita dos algoritmos do Google.

Além da busca orgânica, a opção “+1” também está presente nos resultados dos Links Patrocinados. Quando um usuário clicar no “+1” em um resultado de Link Patrocinado, esta ação não irá gerar gasto ao anunciante. Entretanto existe a chance (e esperança) de que na interface de administração do Google AdWords, seja possível ver quais anúncios as pessoas mais gostaram, feature que ajudaria nas tomadas de decisões no gerenciamento das campanhas.

 

Se o Google Plus One vem para ficar, somente o tempo poderá nos dizer. Algumas outras tecnologias desenvolvidas pelo Google já foram testadas e não deram certo, como o Google Wave, por exemplo, o qual eu mesma acreditei que viria para ficar!

Só podemos ter uma certeza: O Google continuará tentando inovar para continuar na vanguarda da criação de tecnologia e manter seu império na web.

Thaís Soalleiro

Graduada em Processamento de Dados pela FATEC e futura marketeira pela Universidade Metodista de São Paulo, trabalho com web desde 2008. De lá pra cá já trabalhei com SEO, manutenção de sites, desenvolvimento, redes sociais e ministrei aulas de Marketing para Web do Curso Técnico de Informática no SENAC Santos…Atualmente trabalho com Marketing Digital na UP Publicidade e como consultora freelancer.

Como toda pisciana nata, sensível e determinada!

Que este seja o primeiro de muitos posts aqui no SEO de Saia, até a próxima! 😉



10 Comentários to “Google Plus One”

  1. Glaucio Cancion - SEO Brand UP July 28, 2011 at 12:29 pm #

    Bem legal o post Thais parabéns.

    Ainda estou fazendo testes com o Plus One e já percebi que realmente vai ter uma forte influência principalmente para os resultados personalizados.

    O que ainda está um pouco complicado de testar é qual será a influência do Plus One vindo de pessoas referência do assunto em questão, ex:

    Eu tenho uma página que fala de SEO e recebo o clique de Plus One do Thiago Luz (Doc), Flavio Raimundo, Cassiano, Alex, Fabio (que são pessoas de grande renome no tema), vai dar mais resultado na Serp do que se eu receber 30 Plus One de pessoas desconhecidas que não são autoridades no assunto?

    Bom, mas vamos continuar nos testes.

    Grande Abraço
    @seobrandup

  2. Danielle Fenta July 29, 2011 at 10:54 pm #

    Na minha humilde opinião isto não emplaca, apesar de vim do Google, isto é algo que gera propaganda em demasia a galera pouco se importa em recomendar ou divulgar a não ser que goste muito, mas como campanha para usarmos no futuro eu acho que não vinga, a não ser… que tivesse algo monetário em torno do que eu como usuário fizesse seria quase igual uma pirâmide, mas acho que viajei…Só o tempo dirá!

    Beijos, Danielle Fenta twitter.com/xpdmidia

  3. Maria Fernanda Lacerda Pereira August 8, 2011 at 8:28 am #

    A tentativa é uma das mais promissoras do Google no sentido de redes sociais dos últimos tempos. A interface limpa pode ajudar bastante na conquista do usuário.
    Abraços

  4. Patricia Rodrigues August 15, 2011 at 4:47 pm #

    Olá Thais, muito bom o post, e o assunto atualizadíssimo: Google+. Eu acredito sim que a indicação +1 vai influenciar nas pesquisas do Google. Como você comentou a Google teve algumas tentativas frustadas, e eu particularmente acho que agora eles deram “um tiro certeiro” e em pouco tempo o Plus vai dominar e inclusive influenciar nos algoritmos de busca. Abraço.

  5. Mattheus Rocha November 28, 2011 at 2:37 pm #

    Excelente abordagem de um assunto que está gerando debate desde o lançamento do Google +. Tenho feito testes com o Plus e já percebi alguns resultados. A experiência do usuário é parte muito importante para a definição da relevância de determinado site ou página. O Google + é uma espécie de voto, além de ser uma rede social bastante interessante. A questão levantada pelo Glauco também é pertinente.
    Um abraço.

  6. Wesley Gonçalves December 8, 2011 at 2:28 pm #

    Olá Thais,

    Você tem algum case de redução de CPC ou crescimento do CTR derivado de indicações do Plus One?

    Gostaria de ver isso.

    • Thais Soalleiro December 20, 2011 at 7:17 am #

      No momento não tenho tal case Wesley…Caso você tenha compartilhe conosco, por favor!

      😉

  7. Thais Soalleiro December 20, 2011 at 7:33 am #

    Interessante o levantamento do Glaucio, um +1 de alguém influente no meu segmento vai dar mais resultado na serp do que se eu receber 30 Plus One de pessoas desconhecidas que não são autoridades no assunto? Ou ainda, o que vale mais: 10 Plus One de pessoas que fazem parte do meu círculo, 20 desconhecidos ou 2 pessoas influentes?
    Eu aposto mais no caráter social, no caso de você estar logado.

    Bom, os testes ainda continuam e aparentemente o Google Plus One está emplacando, os sites já adotaram o “+1″, o Google+ Pages está aí (e com novas features como podem ver no link abaixo), e a cada dia que passa recebo uma nova mensagem de que alguém me adicionou ao seu círculo, o que demonstra que o número de usuários continua crescendo, não estagnou.

    E tem mais novidades vindo aí:
    http://googleblog.blogspot.com/2011/12/google-few-big-improvements-before-new.html

    Agora é aguardar 2012 para ver o que o Google nos reserva! 😉

  8. Henrique Amaral April 18, 2012 at 4:16 pm #

    O Google Plus tem uma influência muito grande nas pesquisas realmente, principalmente nas pesquisas individuais, notei que se uma pessoa clica um vez apenas no Plus de um site, o resultado daquele site fica preferível para as próximas buscas, se tiver aquelas palavras chaves logicamente. Nisso as pesquisas individuais vão ficando cada vez mais personalizadas, creio eu que o Blogueiro que não ir se adaptando ao Google Plus futuramente poderá perder grande parte do tráfego conforme os resultados forem ficando mais personalizados.
    Por isso acho que temos que investir muito na divulgação do botão +1 em nossos Sites e Blogs.

    Bjo

Trackbacks and Pingbacks

  1. Tutorial e convites Google Plus | @agupmoda - August 2, 2011

    […] como a Thaís Soalleiro do Seo de Saia disse “O quanto e como o “+1” influenciará nos resultados das SERP´s, só o tempo nos […]

Deixe um comentário