Facebook Marketing – Construindo Páginas e Aplicativos no Facebook

15 Aug

Todos já ouviram falar sobre os números do Facebook no Brasil e de como o Brasil é o 8º país com maior número de usuários, porém, poucos conhecem a fundo os recursos que o Facebook disponibiliza.

 

Aline Couto - Facebook Marketing - Expon 2011

Aline Couto Facebook Marketing – Expon 2011

No Expon, evento de SEO, links patrocinados e Social Media que aconteceu em São Paulo no final de julho, eu e o Dennis Yu falamos um pouco mais sobre recursos, APIs disponíveis e outros fatores importantes para a otimização de uma página no Facebook.

Para não ficar cansativo, achei melhor dividir as informações em dois posts. Começaremos com os recursos básicos.

 

 

Planejando sua Fan Page
Quem são seus fãs?

O próprio Facebook aconselha a não criar apps customizados logo de cara. Antes de qualquer investimento, é muito importante criar uma comunidade fazendo testes de assuntos e diferentes formatos de publicações no próprio mural com o objetivo de descobrir quem são seus fãs e do que eles gostam.

É um pouco difícil falar de desenvolvimento sem falar sobre relacionamento, por isso, algumas dicas rápidas:

Facebook Marketing - Aline Couto (slide)

  •  O Facebook é uma parte da vida das pessoas. Se você é uma marca tentando entrar no Facebook, tente fazer parte da vida de pessoas. Tente agregar valor à vida delas de alguma forma.
Nos slides dou o exemplo do dia anterior ao falecimento do meu cachorrinho, o Joselito. Tínhamos agendado seu descanso depois de um mês lutando contra o câncer e aquele era nosso último dia juntos (4 dias antes do Expon).
Joselito

Joselito

Depois que descobrimos a doença, precisei falar sobre o assunto de alguma forma. Não só para me lamentar, mas também para pedir ajuda e dicas que pudessem aliviar a dor dele. Durante aquele momento, pessoas me ajudaram e fizeram parte da minha vida através do Facebook. Portanto, se você empresa quer fazer parte do Facebook, faça parte da vida das pessoas. Faça o dia delas mais feliz com uma piada ou um vídeo engraçado, pergunte sobre seus gostos, ensine alguma coisa útil. Não fique só falando sobre você.

 

  • Afinidades unem pessoas. Afinidades estimulam discussões, comentários e likes. Do que seus fãs gostam? Pense no Facebook como um Focus Group.
  • Postagens com conteúdo emotivo ou provocativo geram de 2 a 3 vezes mais interação.
  • Regra dos 80/20 – Divisão de conteúdo publicado em uma Fan Page: 80% entretenimento, educação e diversão e 20% sobre sua empresa.

 

 

Pesquisa
Descubra páginas bem sucedidas do seu nicho.

A primeira etapa antes de qualquer planejamento é buscar referências. No caso do Facebook, buscar referências de páginas bem sucedidas também pode ser uma oportunidade para entender melhor seus recursos e possibilidades. Se duplicar seu site no Facebook fosse efetivo, eu não escreveria este post. As páginas devem de alguma forma se relacionar com pessoas.

Minha ferramenta favorita para pesquisa é o Likester. Comentei sobre ele no MestreCast sobre Táticas e Ações no Facebook. Ele permite que você filtre sua busca não só por segmento, mas por amigo, país, estado e cidade.

Likester

Outras ferramentas:

Social Bakers
Fan Page List

 

 

Estratégias

Estratégias geralmente utilizadas por empresas:

  • Brindes;
  • Sorteios;
  • Promoções;
  • Apps;
  • Páginas personalizadas;
  • Like Buttons.

Estratégias complementares:

  • Publicar tópicos relevantes inclusive de terceiros;
  • Crie um calendário de conteúdo;
  • Pesquisa – Focus Group;
  • Monitoração;
  • Moderação;
  • Análise;
  • Facebook Ads;
  • Integração entre canais de comunicação: Promova e integre suas ações de comunicação no facebook com todos os canais de comunicação utilizados por sua empresa sejam eles online ou offline.

Dica importante: Leia as Promotions Guidelines. Grande parte das empresas brasileiras estão fazendo errado. Ex: Você não pode utilizar recursos básicos do Facebook em suas promoções como registrar participantes através do like button ou utilizar o like button como um mecanismo de votação.

 

 

Recursos

Páginas

Não preciso mencionar que sua empresa DEVE ter uma página e não um perfil correto?

Páginas no Facebook - Recursos

Os recursos básicos disponíveis em uma página são:

  • Mural;
  • Fotos;
  • Vídeos;
  • Discussão;
  • Eventos;
  • Notas;
  • Custom tabs;
  • Aplicativos;
  • URLs customizáveis (ex: facebook.com/celulaideias);
  • Places (foursquare do FB);
  • Deals (groupon do FB).

Não existe muito a ser discutido sobre as funcionalidades destes recursos. Caso tenha dúvidas, comente ou leia a Guia de Marketing do Facebook. Ela mostra bem como utilizar estes recursos.

 

Aplicativos

Simplificando, aplicativos são aquelas tabs customizadas que vemos por ai. O exemplo mais tradicional de apps são as welcome tabs que podem ser configuradas pelo administrador para serem as páginas de entrada (landing pages) de sua fan page. Elas podem converter 2x mais usuários em fãs do que o mural (landing page padrão).

Welcome Page - Zappos

Welcome Page – Zappos

 

Dimensões: Geralmente são visualizados em 520px, mas, podem ser expandidos para até 760px. Vejam os exemplos nos slides 27-29.

Aplicativos são iFrames, portanto, basicamente oferecem todos os recursos e possibilidades que um website pode oferecer. A vantagem é planejá-los de acordo com o meio. Pensar em integrações com o Facebook.

Além das welcome tabs, outros aplicativos interessantes são os F-Commerce e os Social Games. Já pensou em ver o que seus amigos compram e compartilhar o que você comprou? Ou então jogar e competir com seus amigos do Facebook? Pesquise exemplos bem sucedidos conhecendo o F-Commerce da ASOS e o Social Game do Subway.

 

F-Commerce

Segundo próprio Zuckerberg: “If I had to guess, social commerce is the next area to really blow up”.

F-Commerce ASOS

F-Commerce ASOS

 

Dica: O Facebook disponibiliza um recurso chamado Post Purchase Share. Depois de instalado em sua loja virtual, ao realizar uma compra, o Facebook permite que você compartilhe esta informação com seus amigos através do seu mural.

 

Social Games:

Algumas marcas estão usando muito bem os Social Games. Criado pela agência onde meu irmão trabalha em Londres (e desenhado por ele e sua equipe), o Need for Feed funciona da mesma forma que o Angry Birds só que com sanduíches e personagens famintos. É um jogo viciante e possui um ranking de usuários com mais pontos. Os usuários ao atingir uma certa pontuação, ganhavam lanches e o vencedor, um Ipad.

Social Game do Subway

Social Game do Subway

 

 

Extra

Por mais simples que pareça, configurar as recursos básicos de uma fan page pode gerar muitas dúvidas. A Techipedia fez um post completo sobre como criar uma Fan Page perfeita com várias dicas de como configurar corretamente uma página de empresa.

How to Build the Perfect Facebook Fan Page, 2011 Edition

 

 

O TechTudo também publicou um guia de Facebook com várias dicas úteis ->

Facebook: O guia definitivo

 

 

O próprio Facebook criou um espaço para ensinar empresas a criar suas páginas e apps personalizados também. Além de ensinar como utilizar o Facebook Ads e o Sponsored Stories.

www.facebook.com.br/business

 

Algumas ferramentas gratuitas (algumas parcialmente gratuitas) para construir páginas personalizadas no Facebook:

hy.ly
Pagemodo
Wildfire Interactive
North Social
Tabsite
Iwipa
Involver
Tabpress

Lembrando que estas ferramentas permitem que você crie páginas simples somente.

No próximo post, escreverei um pouco mais sobre APIs e como integrar seu site com o Facebook através delas. :)

E para finalizar, uma foto de algumas de nós no ExpOn:

SEOas de SAIA no ExpOn

SEOas de SAIA no ExpOn - Carol, Paula, Manuela, Eu perdida, Renata, Bia, Luciana, Ana e Cleo.



30 Comentários to “Facebook Marketing – Construindo Páginas e Aplicativos no Facebook”

  1. Pri Muniz August 15, 2011 at 10:04 am #

    Parabéns de novo pela apresentação no ExpOn, Aline!

    Acompanhei pelo twitter e foi sensacional ver as pessoas descobrindo, através do seu conhecimento, as possibilidades do Facebook. :)

    Concordo muito com o que você falou sobre o posicionamento das marcas nesse ambiente. Por outro lado, gosto de ver como algumas conseguem falar sobre si de uma forma “não-chata” para o usuário. Btw, o Facebook é um grande espaço de experimentação, quem vai por esse lado só tem a ganhar.

    Adorei a sua apresentação e estou curiosa para o próximo post! 😀

    Bjs!

    • Aline Couto August 15, 2011 at 10:17 am #

      Obrigada Pri! Também acho que algumas marcas conseguem falar sobre si sem dar aquela vontade de ocultar as publicações pra sempre. Como o Pinguim. Como não quis abordar como uma empresa deveria se comportar e sim como a página deveria ser planejada, achei melhor apostar no mais seguro por não poder me prolongar muito. Este assunto fica com você!

      😉 Bjo!

  2. leandro almeida August 15, 2011 at 10:35 am #

    Parabéns pelo artigo e pela palestra que foi muito bacana =) .

  3. Raul Mangolin August 15, 2011 at 11:05 am #

    Oi,

    gostei do conteúdo mas tenho uma coisa muuuuuuuuuuuito importante para falar: iFrame não é linguagem de programação e sim um elemento do HTML.

    Raul!

    • Aline Couto August 15, 2011 at 11:13 am #

      Olá Raul! iFrame realmente não é uma linguagem de programação. Dei a entender isso? Se sim me desculpe! Mas foi a melhor maneira que encontrei para dizer que apps são iFrames.

      Obrigada! :)

      • Raul Mangolin August 15, 2011 at 11:44 am #

        É, ficou dando a entender isso.
        Tirando isso, o conteúdo está perfeito, parabéns.

  4. Andreza August 16, 2011 at 2:53 pm #

    Também gostei muito das dicas, você mencionou sobre as estratégias geralmente utilizadas por empresas: entre elas o sorteio. Sei de empresas que foram multadas pela Caixa Econômica Federal por essa prática, mesmo descrevendo no regulamento que se tratava de Concurso Cultural e utilizando de estratégias de concursos, a Caixa caracterizou como sorteio, e como não tinham aprovação foram multados mesmo sequer mencionando que se tratava de sorteio.
    Gostaria de mais exemplos, você teria mais alguns a citar para completar o post?
    Vi seus slides, mas não encontrei sobre essas referências. Muito obrigada!

    • Aline Couto August 16, 2011 at 3:20 pm #

      Tudo bom Andreza? Estas empresas que você menciona foram multadas por campanhas dentro ou fora do Facebook?! Posso procurar exemplos sim! Mas confesso que nunca vi alguém ser banido ainda. Por isso até falei pouco sobre o assunto. Acho importantíssimo empresas agirem de acordo com as regras porque por mais que seja difícil, pode acontecer.

      O mesmo vale para empresas que criam perfil de pessoa. Também não pode, existe um formulário de denúncia e mesmo assim nunca vi um profile ser deletado.

      Vou pesquisar e atualizo o post :)

      Obrigada!

      • Andreza August 17, 2011 at 12:28 pm #

        Oi Aline comigo tudo bem, obrigada por responder.
        Então sei de uma empresa que fez campanhas usando Twitter e Facebook e que foi multada pela banco Caixa, pois falaram que estavam praticando Sorteio sem outorização. Outras empresas não tive maiores detalhes. Depois se quiser saber mais, te passo por e-mail. Nenhum profile foi deletado, só arcaram com os custos da Multa. Se puder me passar mais exemplos, agradeço muito :)

        • Aline Couto August 17, 2011 at 3:23 pm #

          Ta bom Andreza! Vou pesquisar! Se encontrar exemplos destas empresas também me manda! :)

  5. Juliano Barbosa August 17, 2011 at 3:17 pm #

    Aline,

    Mais uma vez parabéns pela Palestra heheheh.

    Tem um contéudo bem legal pra quem quer iniciar nesse mundo corporativo do FB.

    Abs.,

    • Aline Couto August 17, 2011 at 3:28 pm #

      Obrigada Juliano! Fico feliz por receber um comentário seu :)

      No próximo quero falar sobre as APIs. Tem bastante coisa legal mas não deu pra escrever tudo em um post só.

      😉

  6. Israel Degásperi August 18, 2011 at 1:45 pm #

    RIP Joselito. Parabéns pelo conteúdo Aline :-)

    • Aline Couto August 18, 2011 at 2:17 pm #

      RIP Joselito :(

      Obrigada Israel querido :)

  7. Ariel Grandal August 24, 2011 at 9:15 pm #

    Meus Parabéns! É a primeira vez que visito, já me sinto leitora de carteirinha, não pude estar na palestra mas a leitura foi como se estivesse… Curiosa pra saber quando virá o próximo post!

    Abçs,

    Ariel Grandal.

    • Aline Couto August 25, 2011 at 9:32 am #

      Obrigada Ariel! Bem vinda ao SEO de SAIA!

      Estou indo para o Vale do Silício mês que vem ver se descubro mais algumas coisas. Quando voltar faço o segundo post! Volte sempre 😉

  8. Robson Coutinho September 13, 2011 at 2:06 am #

    Olá Aline,

    Muito bom o conteúdo da apresentação cobrindo todas as fases do desenvolvimento de uma Fan Page de sucesso.. meus parabéns. Gostaria de aproveitar pra complementar o post com mais um aplicativo pra auxiliar na gestão da Fan Page, é o Webtrends Social http://social.webtrends.com/ que tem recursos muito interessantes e é free.

    Parabéns mais uma vez, fico no aguardo de mais conteúdo sobre Facebook Marketing.

    Abraços!

  9. carlos September 15, 2011 at 5:05 pm #

    Olá Aline,

    Parabéns pelo conteúdo!!

  10. Raoni Franco September 18, 2011 at 6:22 am #

    Parabéns pelo post. Muito completo e trazendo dicas valiosas.

    Para mim, a principal dica foi a do Likester que eu ainda não conhecia, mas quando acabar de escrever esse comentário vou correr para testar. =D

  11. Rodrigo Lacerda September 25, 2011 at 8:30 pm #

    Legal o post!! Parabéns!
    Só complementando as dicas de s-commerce, tem um aplicativo muito bacana pra montar loja virtual no Facebook, se chama MySocialShop, segue o link pra quem quiser conhecer:

    http://www.mysocialshop.com.br

    Estou usando na minha loja: http://apps.facebook.com/mysocial-shop/mini-mim

    Abraço!

  12. Frederico Pimentel September 27, 2011 at 1:17 am #

    Excelente post Aline!
    Venho acompanhando seu trabalho faz um tempo.
    Gostaria de sua presença na Info Ilhéus, evento sobre tecnologia que irá acontecer no início de novembro aqui em Ilhéus no sul da Bahia, pode entrar em contato por email?
    Grande abraço!

  13. 2 Digitos November 15, 2011 at 7:51 pm #

    Parabéns Aline :) Sem duvida, este foi um dos melhores artigo que li sobre marketing no facebook. Vou aplicá-las na construção da minha.

  14. MARI January 16, 2012 at 8:23 pm #

    NOSSA! SOU NOVA AQUI E JA GOSTEI!!!

  15. MARI January 16, 2012 at 8:27 pm #

    GENTE AMEI O JOSELITO

  16. Pedro January 17, 2012 at 3:51 pm #

    Pessoal, alguém que saiba fazer aplicativos para o facebook, entre em contato comigo, tive uma grande ideia para ajudar os universitários que moram sozinhos, que ficam dependendo da mamãezinha para tudo, é mais que um aplicativo, é uma ajuda não só para os universitários mas também para as mulheres, nessa era de sociovirtual e tecnológica. Um Aplicativo desse seria uma mão na roda, e não só de uso do Facebook, mas também para os Iphone e os Ipad. Já tenho tudo na minha cabeça, o mapa todo do site .

  17. Ane March 5, 2012 at 3:16 pm #

    Aline adoro seus posts e já estou super curiosa para ver sua análise sobre as novas possibilidades que serão proporcionadas com o uso da timeline nas fan pages.

  18. Bruno April 16, 2013 at 1:09 pm #

    Amigo,

    Você com certeza está por dentro de todo esse burburinho envolvendo os “Spotted” nas últimas semanas.

    Eu tenho um bar no Rio de Janeiro e gostaria de fazer um Spotted pra galera interagir mais com a página, acho que seria bastante divertido. Mas como a minha intenção é dar um buzz na visitação da minha página, não quero criar uma nova!!

    Penso que talvez exista um aplicativo para isso. Você poderia me ajudar?

    Um abraço!

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