Como começar a monitorar sua marca nas mídias sociais?

21 Mar

Para se ter uma boa presença de marca nas mídias sociais é preciso estar de olhos bem abertos para tudo o que acontece nestes canais. Uma das formas de se ter este conhecimento é através do monitoramento. Ele é responsável por permitir à empresa entender de que forma sua marca está inserida na internet, quem fala sobre a mesma e qual é a atitude que deve-se tomar diante dos comentários encontrados.

O monitoramento é a base essencial para uma estratégia sólida e eficaz de presença na web. É através dele que a marca consegue prever e gerir crises, saber se relacionar com cada público, encontrar melhores formas de posicionamento nas redes, saber o que o público deseja e ainda, saber de que forma sua marca se encontra frente aos concorrentes e como deverá agir diante dos mesmos.

A importância do planejamento

Antes de mais nada, é preciso planejar e definir metas e objetivos. É importante saber exatamente o que se pretende com a atuação em cada rede e com o próprio monitoramento. Monitorar apenas para saber o que estão falando da sua marca já não faz sentido, pois o importante é tomar atitudes que vão melhor posicionar a empresa diante dos comentários que se encontram espalhados pela web e frente aos concorremtes.

Se sua empresa já tem presença nas mídias sociais comece já a fazer um planejamento para a mesma. Defina seus objetivos e metas. Estabeleça metas quantitativas e qualitativas e em seguida “tire um retrato” da presença da sua marca hoje nestas mídias para assim saber exatamente de onde está partindo e para onde quer ir, bem como a sua evolução ao longo do tempo para comparativos e tomada de decisões futuras.

Planejamento nas mídias sociais

Caso a sua empresa ainda não esteja presente na web, é hora de tomar uma atitude e começar a planejar uma estratégia para atuar nas mídias sociais. Não perca tempo, pois a cada dia cresce o número de empresas que estão lidando com as novas mídias e o número de consumidores que se relacionam com estas nas diversas plataformas sociais que encontramos na Internet. No seu caso, o monitoramento é imprescindível para saber se já há comentários sobre sua marca na web e de que forma deve ser a sua estratégia inicial de presença na rede.

Por último, é importante ressaltar que o planejamento deve ser realizado de forma constante. Defina um tempo certo onde irá traçar sua ações e planejar o que deverá ser feito e como deverá ser feito.

Como começar a monitorar?

Como começar a monitorar?

Antes de mais nada defina onde o seu público-alvo se encontra e quais mídias sociais deverão ser monitoradas. Depois, para começar o monitoramento da sua marca nas mídias sociais, é preciso identificar as palavras-chave a serem rastreadas – marca, produtos, concorrentes e termos relacionados ao segmento/área de interesse de seu público. Não se assuste se encontrar várias palavras-chaves e termos relacionados, e seja rigoroso, levando em consideração todos os termos possíveis.

Exemplificando, supondo que meu termo a ser rastreado seja Mídia Social. Como começar a busca através deste termo? Veja:

Mídia Social:

  • Mídia Social
  • “Mídia Social”
  • MídiaSocial
  • Midia Social
  • “Midia Social”
  • midiasocial
  • @midiasocial

Exemplo acima por Lucas VGR

A ideia aqui para um bom resultado na hora do monitoramento é levar em consideração as determinadas formas que se podem ser escritas uma determinada palavra-chave (por exemplo, palavras que tem acento sem acento). Quando o termo a ser rastreado for composto por mais de uma palavra, como Mídia Social, deve-se também monitorar a mesma dentro de aspas, pois assim a busca será daquela expressão ou daquelas palavras da maneira em que buscou. No caso do termo “Mídia Social”, a busca na web e nas redes não apontará, por exemplo, resultados com as palavras mídia e social isoladamentes.

Monitore

Quando começar efetivamente o monitoramento, tenha em mente antes o período em que irá fazer este monitoramento. O monitoramento constante é que vai permitir a evolução das estratégias de marketing nas mídias sociais da sua empresa, com cumprimento de metas, conhecimento maior de suas ações, crescimento do relacionamento com o público, acertos e erros cometidos. Além do mais, leve em consideração a rapidez com que as informações fluem hoje pelas redes e a resposta imediata que o público deseja obter ao interagir com determinada marca.

Monitoramento Mídias Sociais

Rastreie pela web e pelas redes sociais para saber o que estão falando sobre a marca. Já tenha em mente a postura que deve ter quando interagirem com a mesma. Além do mais, preocupe-se com questões como “Como responder a cada tipo de comentário?”, “Como reagir a comentários negativos?”, “O que deve ser feito para atender o usuário da maneira mais eficaz?”., “Como gerir uma crise?”. Questões como estas são fundamentais para se preparar para o que virá. É preciso estar atento a todo instante e pronto para lidar com eventuais contratempos.

Quanto as ferramentas que devem ser utilizadas, ainda vou falar bastant sobre elas aqui no blog, mas o que posso afirmar é que é preciso pesquisar bastante antes de mais nada. Existem ferramentas pagas e ferramentas gratuitas. As ferramentas pagas têm várias vantagens em relação as gratuitas, como monitoramento automático, envio de avisos por email, facilidade na geração de relatórios, cruzamento de informações e geração de análises métricas de forma mais prática e rápida. Porém, tais ferramentas possuem alguns pontos desfavoráveis, como altos custo na hora do investimento e restrição quanto aos termos a serem pesquisados e resultados a serem apresentados.

Só para exemplicar, algumas ferramentas pagas: Scup, Radian6, Seekr e, algumas ferramentas gratuitas: Social Mention, Topsy, 48ers, Whos Talkin

Transforme todos os dados em informações

Avalie e categorize os dados encontrados na busca para aprofundar a compreensão sobre os mesmos e começar a transformá-los em informações. O ideal é visualizar todos estes dados em forma de gráficos, pois facilita muito a análise.

análise mídias sociais

Assim, após coletar, categorizar, cruzar dados e analisá-los, você terá em mãos poderosas informações que vão ajudar a sua empresa a melhorar a cada dia sua presença nas mídias sociais e afinar a estratégia que está sendo atualmente usada.

O monitoramento e as informações que terá em mãos após a conclusão do mesmo, lhe permitirá conhecer melhor seus consumidores, mensurar o buzz gerados por eles, identificar comportamento, preferências e opiniões de seu público, identificar tendências e oportunidades de ações futuras. O monitoramento irá ajudar a pautar uma estratégia cada vez mais fundamentada nas mídias sociais.

E você? O que acha sobre isso? Deixe seus comentários, dúvidas e sugestões e até o próximo post!



16 Comentários to “Como começar a monitorar sua marca nas mídias sociais?”

  1. Lucas VGR March 21, 2011 at 2:09 pm #

    Olá Mariana, parabéns pelo post!

    Muito informativo e bem explicado, uma ótima síntese da palestra que eu e o Gustavo Loureiro apresentamos no EDTED em todo Brasil.

    Segue o link para quem quiser saber mais sobre o assunto:
    http://www.slideshare.net/lucasvgr/oficina-de-buzz-monitor-em-mdias-sociais-15-edted

    Inclusive tem outro link para uma versão mais completa realizada no Infnet: http://www.slideshare.net/lucasvgr/monitoramento-midiassociaispalestrainfnet

    Bom trabalho!

    Abs,

    • Mariana Rodrigues March 21, 2011 at 2:42 pm #

      Olá Lucas e Gustavo,

      Obrigada!
      Bom, para deixar todos os fatos esclarecidos eu não havia visto esta palestra de vocês. A estrutura do meu post foi feita pensando em quem está começando a monitorar e usei várias fontes, como o Mídia Boom, o site do MITI, algumas referências que tinha em inglês e posts que já havia feito em outros blogs. Acabei de ver a palestra de vocês e sei que parte pode parecer que me inspirei nela. O Lucas há algum tempo atrás (deve ter quase 2 anos) havia me instruído pessoalmente sobre monitoramento e me passou um ppt sobre o mesmo com este exemplo de termos compostos por “Mídia Social”. Desculpe, achei a maneira mais fácil de exemplificar e não dei os devidos créditos por falta de atenção. Já atualizei o post.
      Esta foi a única parte que me inspirei no ppt do Lucas que tenho aqui. Vi também que parece que a parte de ferramentas é bem parecida com a citada na palestra, mas me inspirei em um documento do MITI que li sobre monitoramento e os exemplos de ferramentas vieram do meu uso pessoal mesmo.

      Desculpem pelo mal entendido e qualquer coisa é só me falar.

      Abraços!

      • Lucas VGR March 21, 2011 at 8:10 pm #

        Olá Mariana, acho que você entendeu errado meu comentário.

        Fiz um elogio verdadeiro! Gostei muito da maneira que tratou do assunto, principalmente por tratar de forma tão clara e simples um assunto que é difícil para quem está começando.

        Recebo muitas dúvidas sobre esse trabalho de monitoramento, onde sempre escrevo o que postou. Tenho certeza que esse material será de grande ajuda para todos que desejam ingressar nas mídias sociais.

        Inclusive fiz a citação dos materiais para complementar seu post e ajudar outros que buscam informações relevantes sobre o assunto. Tenho certeza que essa é uma grande forma de compartilhar informação!

        Obrigado pela menção e parabéns pelo ótimo material!

  2. Gustavo Loureiro March 21, 2011 at 2:12 pm #

    Achei muito bom o texto. É exatamente o que eu e o Lucas Ribeiro falamos em uma palestra pelo Brasil todo sobre Buzz Monitor.

    Segue o link:
    http://www.slideshare.net/lucasvgr/oficina-de-buzz-monitor-em-mdias-sociais-15-edted

    Abraços,
    Gustavo Loureiro

  3. Marcelo_Thomaz March 21, 2011 at 3:23 pm #

    Boa!!!!

    Ótima explicação e excelentes dicas.

    #gosteidopost

  4. Ricardo March 22, 2011 at 1:23 am #

    Legal, eu não conhecia algumas ferramentas!

    Mas eu fico meio intrigado, porque google, apple e outras empresas gigantes não fazem a menor questão de aparecer em redes socias? Não respondem usuário, suporte, etc…

    No entanto, vão muito bem obrigado!

    O que vocês acham?

    • Mariana Rodrigues March 22, 2011 at 5:48 pm #

      Olá Ricardo!

      Bom, infelizmente ainda existem algumas empresas (e grandes empresas inclusive) que não se planejaram da melhor maneira para estarem presentes nas mídias sociais. Como você disse, muitas não respondem usuário, não possuem suporte e se for ver estão bancando de boa empresa nas redes.
      Acho que isso vai mudar em breve, pois a cada dia os usuários estão mais exigentes e buscam por informações e respostas mais rápidas. Com isso, as empresas vão começar a entender a importância de um bom monitoramento pautado de uma estratégia condizente nas mídias sociais. Espero que isso aconteça logo =)

      Abraços!

      • Ricardo March 23, 2011 at 10:13 pm #

        Oi Mariana, eu vou discordar de vc. 😛

        Eu fico maravilhado com a capacidade de foco dessas empresas.

        Atender usuário em rede social não faz parte do negócio deles e provavelmente não agregaria muito valor ao negócio!

        Google faz busca, apple faz telefone. E fazem melhor que ninguém. É o que eu acho!

        É pra se pensar…

  5. Aline Couto March 22, 2011 at 11:25 am #

    Parabéns Mariana! Seu post além de muito bem escrito, nos faz refletir sobre as mídias sociais como ponto de partida para o planejamento de estratégias de comunicação. Gostei muito e espero que escreva mais sobre o assunto!

    • Mariana Rodrigues March 22, 2011 at 5:50 pm #

      Olá Aline,

      obrigada. Fico feliz que tenha gostado.
      Vou buscar sempre trazer o melhor sobre esse assunto aqui para o blog.

      =)

  6. @heidorn March 25, 2011 at 8:13 pm #

    Muito bom seu post Mariana. Se precisares de qualquer ajuda quanto a materiais ou pesquisas no ambiente Social Media conte sempre com a equipe do Seekr.

    Abraços.

    @heidorn

  7. Michel Dieps April 8, 2011 at 6:19 am #

    Legal Mariana,

    Gostei da informação. Também é importante ressaltar a diferença entre mídias sociais e redes sociais.
    Redes sociais são os meios de comunicação pessoal como twitter e facebook e mídias socias são as ferramentas de comunicação 2.0, ou seja, comunicação nos blogs, sites de compartilhamento e nas redes sociais direcionadas ao público alvo.
    O assunto é pertinente, longo e complexo, exige bastante estudo, o conceito tem que ser estudado para ser entendido. Espero ter contribuido.
    Eu gostei deste blog, ainda mais que é feito por mulheres que estão a frente.

    BjOosS
    @MichelDieps

  8. Nei Grando April 11, 2011 at 2:18 pm #

    Mariana, muito bom artigo, pois mostra que é preciso monitorar a marca, o produto/serviço. Não basta planejar e fazer, mas também é preciso acompanhar o resultado, analisar o que aconteceu para a melhoria contínua nas campanhas de marketing digital.

    Segue abaixo dois artigos complementares a este assunto:
    – Métricas e Ferramentas para Mídia Social http://bit.ly/h2TOJD
    – Como medir o ROI em Mídia Social http://bit.ly/ibAiJs

    Att. @neigrando

  9. Kaká Ambrósio May 17, 2011 at 2:30 pm #

    Mariana, foi um prazer ler seu post. Nota 10 com louvor pela redação e pelo conteúdo claro e fácil de ser compreendido. Escreva mais sobre o assunto. Seu Blog agora está entre os meus favoritos. Vou aprender um bocado. Abs e tks
    PS. Muito boa a complementação do Lucas VGR incluindo no comentário o link de suas palestras. Se todos fossem tão interessados, muitos saberiam mais. Vlw!

  10. GR3 WEB August 15, 2014 at 12:24 am #

    Post muito, com certeza irar agregar valor a nossas pesquisas.

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  1. Usando conteúdo pro seu e-commerce subir de nível | Velame Cursos - July 18, 2012

    […] ser perdidas porque você não está se preocupando em monitorar o que andam falando por aí. O passo a passo para começar a monitorar sua marca está nesse post da Mariana Rodrigues, mas no mínimo um Google Alerts já ajuda a identificar oportunidades de surpreender clientes […]

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