Posicionamento de branding para pequenas e médias empresas

28 Apr

Micro e pequenas empresas – Um grande mercado para os profissonais de Marketing Digital!

É fácil falar em campanhas inovadoras, reposicionamento de branding para marcas já posicionadas ou grandes empresas e é indiscutível a facilidade quanto à mensuração de resultados e aumento de mkt share da ação, mas quero falar sobre posicionamento para PME’s iniciantes que atuam nas áreas de prestação de serviços e que aceitam o desafio de destinar parte de seu faturamento em budget para o planejamento, embora sejam inseguros quanto a essas ações.

Desafio duplo, cobrança triplicada, expectativa inestimável.  

Criar a confiança em uma empresa nova, de pequeno porte com um produto final intangível que requer a confiança do cliente para a contratação.

O mercado é potencial, porém ainda pouco explorado, ou melhor, um mercado que ainda não teve a oportunidade de entender os movimentos do marketing on line: (SEO, Email marketing, links patrocinados)…

Muitos profissionais de marketing não exploram esse mercado por não considerar um público interessante, visto que suas negociações ganham uma etapa a mais: – Desenvolver a visão do cliente contra a resistência à liberação de verba para o budget.

Contudo, vejo que esse é o momento e a oportunidade de web writing’s, marketers, especialistas em SEO, gestores e profissionais da área marketing contribuir com informações através de palestras, artigos e participações em associações.

84% do mercado é formado por PME’s divididos entre produtos e serviços, há 4 anos atrás falávamos sobre as inovações do notebook, e hoje vislumbramos novas tecnologias para iPads, iPhones e outras inovações.

É muito claro que ainda não houve tempo para parte desse público entender o movimento on line que se dá em propagação de marcas.

A conquista de uma pequena empresa que atua na área de serviços e que está iniciando no mercado, requer uma grande e inteligente estratégia que pode ser um mérito todo seu! É um trabalho árduo, visto que a visão das PMEs ainda é turva em relação em estratégias mistas de mídias on line e off line, mas é um mercado que precisa ter seu cordão umbilical cortado para que cresça e evolua.

O Alerta é para que pulverizem com o conhecimento, com o conceito com os ganhos, como boas novas que nós já sabemos.

Mescle suas ações dentro de seu planejamento e distribua o budget entre on line e off   line.

Falo aqui sobre serviços, porque em produtos temos estratégias outras que facilitam o ganho da confiança pela tangibilidade.

“Estratégias mistas de marketing, são desafios para profissionais e oportunidades para escrever cases fenomenais”

Faça isso pelo mercado, pelo conhecimento, pela profissão e por você!

Sobre Elis Mesquita
É Coordenadora de Marketing – Web writing  e escritora nas “horas vagas”. Já atuou na área comercial de tecnologia, empresa DN4 especializada em sistema integrados para equipamentos e Microsoft com a solução Dynamics AX.  Bacharel em comunicação social Turismo pela Uniesp com especialização em Gestão comercial pelo Senac- SP, super apaixonada por Marketing Digital e  interessadíssima em novidades sobre gestão, mercados, tecnologia, SEO, Branding e economia.
Elis no Twitter: @lismesquita



15 Comentários to “Posicionamento de branding para pequenas e médias empresas”

  1. Rodrigo April 28, 2011 at 10:12 am #

    Olá Elis, muito bacana o post!
    Concordo plenamente com você quando diz sobre o potencial do mercado das PME´s, pois são a maioria no país.

    Acredito, que em relação ao SEO, o único “problema” seja a questão dos valores cobrados. Não podemos cobrar horrores porque nenhuma empresa irá fechar negócio, mas tive pessoas dizendo que R$ 200,00 mensais era muito caro.

    E aí que entro na questão de que temos que saber escolher as empresas que vamos prospectar. Apanhei muito tentando me relacionar com micro empresas que eu mesmo via um potencial enorme na web e conversava com os donos, mas achavam o preço caro.

    Hoje prospecto clientes não pelo poder financeiro da empresa, mas sim pelo potencial que vejo no mercado da empresa na web e PRINCIPALMENTE em como a empresa quer se ver no futuro. Tento buscar o máximo de informações sobre a mesma para obter o perfil do meu prospect.

    O que você sugere, ou qual é um meio interessante que vocÊ usa ou usou, ou até mesmo conhece alguém que trabalhe com pequenas empresas. Se puder, fale um sobre sua experiência.

    Rodrigo Nascimento
    @digowars

    • Elis April 28, 2011 at 10:45 am #

      Olá Rodrigo tudo bem?

      Muito obrigada pelo seu comentário!
      Realmente esta é uma grande dificuldade que enfrentamos e vamos enfrentar durante algum tempo, tenho algumas idéias sobre divulgar os benefícios através de notas claras e não técnicas. A maioira dos gestores das PME’s não compreendem nossa linguagem, e nem precisam… mas traduzir isso fica difícil, porque a maioria nessa hora nos interpreta como “vendedores”…

      O que é possível de fazer e dá muito certo, é atuar dentro das associações para apresentar os diferenciais do ponto de vista educativo, desenvolvimento da visão dos gestores.. ficará complicado atendê-los porque por pertencerem a um mesmo segmento, podem ser concorrentes… mas os que não são diretos posso afirmar “dá negócio”!

      Trabalhei na MD comunicação que é especializada em franchising… são e não concorrentes, nessa linha o mercado se expandirá e conseqüentemente as oportunidades de negócio. Mostrar case de concorrente é uma provocação… a reação é muito legal, mas funciona! Espero ter ajudado.. me add no twitter para trocarmos figurinhas…

      Bjs!

      @lismequita

  2. Marcelo_Thomaz April 28, 2011 at 11:20 am #

    Estou na mesma que o Rodrigo.

    E ai o que fazer desvalorizar o serviço, mas trabalhar, ou valorizar e depender de poucos clientes?

  3. Elis Mesquita April 28, 2011 at 11:47 am #

    Marcelo tudo bem?

    Em minha opinião tem que ser um misto, uma grande empresa para te referenciar no mercado e assim sua agência ganhar visibilidade e outras menores para inicialmente estabilizar a sua empresa.

  4. Rodrigo April 28, 2011 at 8:10 pm #

    Olha o conteúdo duplicado hein, tá exatamente igual a sua matéria publicada no Administradores no dia 13 de abril..
    http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/posicionamento-de-branding-para-pme-s-pequenas-e-medias-empresas/54185

    • Elis Mesquita April 28, 2011 at 8:38 pm #

      Obrigada pelo toque Rodrigo, realmente o artigo está em vários sites, lado bom: Mais pessoas se interando do que é necessário saber 😉

      Beijos!!!

  5. Joel Ferraresso April 28, 2011 at 9:22 pm #

    Muito bom ler textos que dão atenção as PME…
    parabéns

  6. Ana April 28, 2011 at 10:32 pm #

    Bom eu leio vários artigos, e livros sobre o assunto.
    Todos os autores até mesmo a Matha Gabriel autora do livro Sem e SEO, acaba em algumas frases e palestras sendo repetitiva. O que tem que ser lembrado é que o Marketing não mudou, ainda temos os 4Ps e etc…o que mudou é como chegamos no nosso público alvo, as maneiras como nossa ação de marketing chega nesse público é precisam ser reavaliadas. Por isso Rodrigo acredito que você ache que é tudo copia e cola do site administradores.

  7. Danielle Fenta July 29, 2011 at 11:04 pm #

    Concordo com o seu post, li os comentários da galera e enfrento o mesmo problema é um mercado bom, mas por não saberem direito de como e do que se trata ficam com medo de tocarem no orçamento e muita das vezes apertados e lançarem em algo tão inovador, já vivi de tudo de grandes empresas chorando miséria, até pessoas que não tinham, mas apostavam e o contrário foi também visto por minha pessoa.Até mesmo para explicar, como a Elis falou com pontos positivos é difícil do cara compreender por mais que você tenha o dom da falar…

    Como atingir pequenas empresas?Como conseguir com que os preços que não são caros para nós, mas para eles é alto de mais sejam interessantes?

    Não é qualquer negócio que tem de estar na web.Eu hoje tento fazer o mesmo que o Rodrigo foco no cliente olho em volta vejo, se ele tem como ganhar dinheiro com a web ou propagar a marca, se sim eu chego junto e vamo que vamo!Não li muitos livros do tipo, até deveria, mas leio muito sobre vendas e conhecer os clientes e o mercado é o básico para quem quer divulgar os serviços.Acredito que em 2 anos estes clientes que antes não entendiam o poder que possuíamos estarão mais esclarecidos, mas cabe a nós também tentar ajudar nisto.

    Beijos, @xpdmidia

  8. Le Chambly September 12, 2011 at 7:36 pm #

    Muito legal o post…

    Adorei

  9. daniel faustino January 2, 2012 at 11:00 pm #

    Concordo com o post ,mas minha visão está do outro lado da moeda,pois sou a pequena empresa de construção civil,aquele garoto de 23 anos apaixonado no que faz, uma dia recebi 14 orçamentos ( prestação de seviços) nesse dia percebi a importancia do seo em minha vida,li livros e realizai cursos na area ,hoje posso afirmar não tenho mas medo de ir alem dos meus limites…,mesmo morando no surbubio de sanpa,minha pequenina empresa está em long tail jamais acançadas pelos meus concorrentes rrsrs,sim estou navegando em um oceano azul( a estrategia do oceano azul w. chan kim.renee mauborne.
    onde a inovação nos alimenta cada dia ,pra algo maior …alem das esptativas de nossos clientes,quero deixar claro amo amo muito tomar as redias da minha vida e seguir em frete .obrigado

    Daniel faustino
    drywall Faustino
    + 500 orçamentos em 2011 !
    recorde na minha area
    graças a Deus

  10. Jacqueline March 7, 2012 at 5:05 pm #

    Elis, tentei contato via LinkedIn, mas não consegui. Vou montar uma pequena emrpesa de prestação de serviço e gostaria de uma indicação de agencia para desenvolver o Naming + Branding + Website…
    Aguardo sua ajuda!
    Obrigada

  11. Jacqueline March 8, 2012 at 3:02 pm #

    Elis, tentei contato via LinkedIn, mas não consegui. Vou montar uma pequena emrpesa de prestação de serviço e gostaria de uma indicação de agencia para desenvolver o Naming + Branding + Website…
    Aguardo sua ajuda!
    Obrigada

  12. Ane October 23, 2012 at 1:30 pm #

    Simples e Ótimo Post Elis! Realmente, esta fatia do mercado merece uma grande atenção!

    Cabe aos profissionais SEM darem a atenção merecida para estas pequenas empresas, pois com o potencial da web, elas podem ser tornar grandes empresas a qualquer momento.

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