Dicas de Profissionais de SEO e marketing digital – Pt II

31 Jul

Continuando a nossa série de dicas de profissionais, essa segunda parte conta com a colaboração de mais meninas daqui do SEO de Saia e uma participante convidada de Belo Horizonte. Como disse na primeira parte dessa série, a intensão é coletar dicas de vários profissionais e ir colocando aos poucos aqui no blog.

Caso queira ser um convidado, deixe nos comentários que entrarei em contato.

Veja abaixo as dicas que separamos pra vocês.

Janaina Oliveira

O Mobile marketing sem dúvidas é a tendência para os próximos anos, em que os consumidores deixam desktops e notebook e utilizam cada vez mais as facilidades dos smartphones e tablets.
Carol Ramalho

Para se dar bem nesta área:

  1. Entenda seu público-alvo: como eles utilizam os celulares? Para quê? Cada classe social, faixa-etária e localidade utiliza-se do mobile de formas diferentes. Seja assertivo em seu público e pesquise seus hábitos de consumo para entendê-lo melhor e assim propor soluções que os atendam de verdade.
  2. Esteja antenado nas novas tecnologias. Novos aparelhos, novos aplicativos, novos sistemas operacionais… É muita coisa para acompanhar, mas tente perceber as tendências: os aplicativos mais baixados, quais são? Por que este sistema operacional sofreu uma queda significativa de usuários? Pensar nos resultados destas perguntas nos levam a detectar as tendências do mercado e como ele está reagindo àquela ou a esta tecnologia.
  3. Faça uma análise apurada dos dados. Relatórios de web analytics, pesquisas de mercado, relatórios comerciais, aparelhos mais vendidos, aplicativos mais baixados… Tudo isso o ajudará a ter uma visão das necessidades de mercado, levando-o a pensar em soluções mais assertivas.
  4. Simplifique tudo, ao máximo. Os usuários de mobile esperam um serviço simples, que o atenda rapidamente. Não por acaso, aplicativos simples fazem bastante sucesso e vendem como água no deserto. Mesmo com todas as melhorias de sinal e aparelhos, ainda há limitações que podem atrapalhar a experiência do usuário com seu produto/serviço mobile. Portanto, nada de firulas: pense somente no essencial.

Carol Ramalho

Gosto muito do tema atendimento ao cliente e sinto falta de mais conteúdo com essa temática relacionada a marketing digital. Digo isso porquê um profissional de SEO, por exemplo, não tem conhecimento do assunto caso não tenha se dedicado ao tema, tem no máximo feeling.
Carol Ramalho

Sendo assim, minha dica é garantir a execução de trabalho técnico de excelência somado ao bom atendimento ao cliente.

  1. Tenha um profissional dedicado à atendimento em sua equipe ou busque algum colaborador técnico já inserido em sua empresa, que possa ter dupla função e tenha interesse no assunto. Atendimento exige paciência e dedicação, portanto, um colaborador sem perfil para tanto, não executará um bom trabalho, assim como um colaborador sem tempo hábil para a atividade.
  2. Desenvolva uma metodologia de atendimento. Você sabe muito bem como os clientes chegam até você e como você vai até eles. Liste o que tem dado certo e errado e desenvolva uma metodologia para que tenha um atendimento personalizado às necessidades de sua empresa. E caso ofereça mais de um serviço, lembre-se de adequar o atendimento conforme as necessidades de cada atividade ofertada.
  3. Realize reuniões periódicas com seu cliente para obter feedback de como seu atendimento e projeto tem se desenvolvido. Essa é a melhor maneira de seguir evoluindo neste sentido.

Clientes prezam por trabalho técnico de excelência somados à dedicação, rapidez, cordialidade e sim, simpatia, ou seja, a fidelização está diretamente ligada ao atendimento e qualidade do serviço. Escrevi sobre o que não deve ser feito em atendimento no blog da Enlink e também indico um artigo publicado no Administradores.com, sobre excelência no atendimento.

É muito importante atentar-se ao que pode parecer um simples detalhe, pois clientes satisfeitos parcialmente, não estão de fato satisfeitos.

Aline Aguayo

Essa dica vai pra quem ainda não deu aquela atenção especial aos seus ativos linkáveis. Porque às vezes, olhar pra ‘dentro’ ajuda a gente resolver muitos problemas, não é? Muitas vezes ficamos doidinhos querendo encontrar oportunidades para inserção de links e aumento de backlinks, mas a solução tá ali, ao alcance das nossas mãos: ativos linkáveis.
Aline Aguayo

  1. O que são: São conteúdos que naturalmente atraem links e são importantes pra garantir além de quantidade, backlinks de qualidade – e com data de validade beeem longa. (Exemplos: vídeos, imagens, textos, infográficos, entrevistas, tirinhas, áudios, jogos, aplicativos, ferramentas, ebooks, e o que mais a sua criatividade permitir).
  2. Porque ter: Em tempos de ‘updates em preto e branco’, ter conteúdo ‘mais colorido’, é ótimo pra atrair links naturais e de qualidade.
  3. Seja atrativo: Tenho visto muitos sites sem espaço para esse conteúdo mais ‘legalzão’, com tom totalmente comercial e, por isso, com bastante dificuldade em atrair o público naturalmente. Vamos blogar mais gente! É no blog que podemos colocar todo o conteúdo mais descontraído. Tudo que possa chamar mais a atenção dos usuários pode ser facilmente inserido ali, e mais: você terá um local pra colocar conteúdo atualizado todos os dias, se quiser (e, por favor, queira!). Mas, não esqueçam que, pra ser relevante dentro de uma estratégia, o blog precisa estar no mesmo domínio do site – pense no tráfego que esse conteúdo vai gerar, nas citações de marca, na propaganda boca a boca, no compartilhamento.
  4. Recorra a outros meios: Se o seu site faz a linha super séria pra abrigar conteúdos mais descontraídos, tudo bem. Recorra a canais paralelos, como o Youtube, SlideShare, entre outros: você ganha por ter o perfil em sites relevantes, e ganha também pela citação da marca, afinal, se o conteúdo for realmente relevante e envolvente para o usuário, ele vai linkar e mencionar a marca.

Então, se o seu site não tem ativos linkáveis, comece a pensar neles com muito carinho! Pra quem quiser saber um pouco mais sobre o assunto, sugiro a leitura deste artigo.

Essa é a segunda lista de Dicas para o seu dia a dia, seja em projetos de SEO ou geral. Fique de olho no SEO de Saia e também siga a gente no Twitter que tem muito mais dicas: @SEOdeSaia.

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Aline Aguayo, Carol Ramalho e Janaina Oliveira.



5 Comentários to “Dicas de Profissionais de SEO e marketing digital – Pt II”

  1. Rocío Miró September 4, 2012 at 2:02 pm #

    Boas dicas! Acho bem bacana o ponto ressaltado pela Carol Ramalho, pois as vezes os profissionais do SEO ficam “viciados” à melhoria dos resultados no Google e esquecem da importância do atendimento.

  2. Thiago Tozzi September 17, 2012 at 2:03 am #

    Dicas boas, da uma passada no meu site, vou postar dicas também

  3. Davi October 10, 2012 at 9:04 am #

    Parabéns muito bom !

  4. Regiane marino March 21, 2013 at 2:03 pm #

    Adorei as matérias, estou atualmente trabalhando em uma agência que trabalha com SEO, e como não tenho conhecimento na área achei muito interessante o blog.

  5. wilker August 31, 2013 at 4:53 pm #

    Artigo maneiro, dicas valiosas, principalmente as de mobile marketing.

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