Diga sim às micro conversões!

13 Jul

Quando falamos sobre aumentar conversão e melhorar CTA existem vários pequenos detalhes que os desenvolvedores simplesmente se esquecem. E é aí que encontramos “essas linda” das Micro Conversões! Quer saber mais?! Então vem comeeego! 😛

Diferença entre micro e macro conversão

As macro conversões são o objetivo principal de nosso site. Como já estamos cansados de ver por aí, seria, por exemplo, vender um produto, fazer o download de um pdf, preencher um formulário de contato, etc.
Já as micro conversões não são somente informações adicionais em um website, mas também passos que você pode usar para ajudar seu usuário a chegar à macro conversão.
Normalmente, as pessoas pesquisam sobre um produto ou serviço antes de o comprarem, seja online ou offline. Elas normalmente procuram por respostas e ajuda, e nosso trabalho é oferecer isso à eles e não somente o produto, certo?!
Certo! Ou seja, se um usuário acessa um site e não compra, isso não significa que ele não está realmente convertendo. Muitas vezes ele está sim, mas de uma forma “micro”, que é também importante para seu negócio.

Macro + Micro = Win!

Macro + Micro = Win!

Porque medir micro conversões

Através da mensuração das micro conversões, podemos quantificar os diferentes “objetivos” dentro de um site, descobrir novas abordagens e qualificar melhor quem são nossos usuários, entendendo suas dúvidas e desejos (aliás, já viu meu post sobre Personas? É uma boa dica pra começar!). Podemos também verificar se o nosso site está atendendo melhor (ou pior) do que pensamos em termos das interações e conversões dos usuários. As micro conversões também ajudam a criar fidelidade nos usuários, pois eles verão que seu serviço atende às suas necessidades.

Exemplos de micro conversões em um e-commerce

Vamos dar uma olhadinha na página de produto da Amazon e tirar alguns exemplos de micro conversões:

  1. Avaliar/Fazer review do produto; compartilhar nas redes sociais; se inscrever no feed
  2. Adicionar à wish list
  3. Dar zoom nas imagens, alterar cores e tamanhos
  4. Buscar por produtos similares
  5. Procurar informações adicionais ou procurar pela página de ajuda/FAQ
  6. Checar taxas de frete

Exemplos de micro conversão na Amazon

Existem também várias outras micro conversões que podemos tirar de uma página: page views, novos cadastros, interações nas mídias sociais, social bookmarking, etc.
Se alguém se cadastra no seu site, por exemplo, e não compra nada, você pode pegar os dados (desde que ele tenha sido previamente alertado e concordado com isso) e usar para envio de catálogos e email marketing para uma possível conversão posterior!
A idéia é: simplesmente não ignore ninguém!

Algumas dicas de como medir

Podemos usar várias ferramentas pra isso, mas vou sugerir aqui 2 super conhecidas só pra dar o caminho das pedras para quem ainda não está familiarizado:

1. Google Analytics
– Setar Metas no Google Analytics (URL destination, Time on site, Pages/Visit e Event. Sem esquecer também os famosos “Funis”)
– Para auxiliar, você também pode usar o Virtual Page View, Track Events e o URL Builder. Se não conhece nada disso, dê uma olhadinha no Help do Google Analytics.

2. Heat Maps e Surveys – já falei muito disso por essa internet a fora! Então dê uma olhadinha no meu post sobre Landing Page Optimization ou na minha apresentação sobre SEO e Conversão para mais detalhes!

Enfim…

Um ponto importante é que você não deve ser controlador ao ponto de não dar opções aos seus usuários e nem distraí-los com navegações excessivas e links que tiram demais o foco da macro conversão.
Junte todas as micro conversões num caminho que levem seus consumidores ao objetivo principal, com todas as suas questões respondidas e sua experiência melhorada!
Simplesmente os faça felizes! (E assim você ficará também!)



17 Comentários to “Diga sim às micro conversões!”

  1. Paula Albocino July 13, 2011 at 10:54 am #

    Oi Re,

    Ótima dica essa de medir micro conversões, amei o post! Eu só explicaria que CTA significa “call to action”. Assim quem está iniciando entende melhor.

    Parabéns pelo artigo!

    Bjos

    • Renata Tibiriçá July 13, 2011 at 12:56 pm #

      Realmente esqueci de falar o que era CTA! Obrigada pelo complemento, Paula! =)

      Beijos!

  2. Northon July 13, 2011 at 12:22 pm #

    Muito bom, sem falar que quanto maior o valor agregado da conversão macro menor é a chance de uma conversão no primeiro contato, valorizando as micro como você falou vai se subindo uma escada aos poucos quando não se pode atingir o topo de uma só vez.

    • Renata Tibiriçá July 13, 2011 at 12:57 pm #

      Exatamente, Northon! Esse é o grande passo para a verdadeira conversão! Nem só de botão verde vive o homem, né?! hehehe

      Abraços! 😉

  3. Alexsandro July 13, 2011 at 2:24 pm #

    Muito boa dica, vou ate reaver minha contas 😉

    • Renata Tibiriçá July 13, 2011 at 8:12 pm #

      Poxa, que bom que te ajudou Alexsandro! Precisando, estamos ae! =)

  4. Mariana Rodrigues July 13, 2011 at 6:56 pm #

    Boa dica Re!
    Cada post de vocês eu aprendo mais e mais. Muito bom e complementar ao conhecimento que tenho sobre social media.

    Essas meninas do SEO são feras! Parabéns!

    Bjos!

  5. George Harrison July 13, 2011 at 7:59 pm #

    Muito boa as Dicas Renata…
    Essa imagem com exemplos e as informações são muito importantes…
    Valew
    @seo_harrypotter

    • Renata Tibiriçá July 13, 2011 at 8:15 pm #

      Oi George! Realmente tentei mostrar alguns exemplos dentro de uma única página, mas nela mesma haviam váaarias outras! Aí pra medir vale a criatividade e interesse de cada um! 😉

  6. Vinicius Castro July 14, 2011 at 7:57 pm #

    Na boa, sensacional Renata!

    É desse conteúdo que eu sinto falta, pensar de um angulo bem diferente do que estamos acostumados (pelo menos eu estou a acostumado com SEO por todos os lados hahaha)

    Enfim, muito bom mesmo 😀

  7. Luciana Puricelli November 28, 2011 at 10:25 am #

    Excelente Post, Rê!!
    Gostei muito! Parabéns.

  8. Jose Carlos May 16, 2012 at 8:05 pm #

    Ola

    Gostaria de acompanhá-las pois, voce tem muitas informações importantes.

    grato

  9. Fabio Franco November 18, 2013 at 1:49 am #

    Gostei muito da forma como explicou sobre conversão em sites. Vivo pesquisando formas novas de poder aprender e ensinar melhor o que eu sei e você certamente sabe ensinar muito bem.

    Parabéns pelo site, está nota mil! Retornarei mais vezes.

  10. João January 20, 2015 at 7:31 am #

    Muito bom seu artigo, parabéns! Além de bonita é inteligentíssima!

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