Como analisar personas de busca e atingir seu target

16 Jul

Depois de um longo e tenebroso inverno, eis que estou de volta! E pra falar de uma das coisas mais legais que tem nessa vida: SEO, UX e as Personas lyndras! :)

Antes de mais nada, gostaria de matar alguns mitos sobre usabilidade + SEO, que provavelmente vcs já ouviram por aí, sabem que não deveriam fazer, mas acabam fazendo mesmo assim!

1) Personas não são usuários reais. Elas são úteis para eliminar o famoso achismo de como o um usuário real se comportaria e ajudar a tomar decisões mais concretas e imparciais em termos de usabilidade.

2) Não “coma” o usuário. Muitas vezes nos pegamos argumentando questões de usabilidade com a famosa frase “Mas eu como usuário não faria isso!”. Personas e testes com usuários reais são muito importantes, novamente, para acabar com todos os achismos que podem rondar nossa mente “viciada” de pessoas que trabalham com tecnologia.

3) O Google não vai gastar milhões de dólares nos seus produtos e serviços. É sua audiência que vai.
Novamente: nossas mentes técnicas são viciadas. Nossos testes e argumentos muitas vezes não são o que realmente está na mente do seu target.

Ok, mitos devidamente mortos, vamos ao que interessa: Personas criadas, vamos a análise sobre como usá-las:

1) Conheça sua audiência
Comece se perguntando: quem seria meu usuário/cliente perfeito? Escolha sua Persona que se encaixe a essa descrição e trabalhe cada um dos passos a seguir para ela.

Exemplo de Segmentação da Nielsen

Exemplo de Segmentação da Nielsen. (Fonte: http://bit.ly/CCV51)

 

2) Entenda os questionamentos de sua audiência
Entendendo os principais problemas/dúvidas/questões relacionados a sua audiência/persona e procure “descobrir” como ela buscaria para resolvê-los.
Se pergunte: Como meu usuário descreveria sua necessidade em queries de busca? Como eles buscariam uma resposta?
Além de suas palavras-chave do analytics, vc pode usar os Trending Topics do Twitter, Google Insights e Yahoo Respostas (coisa linda de Deus!).

3) Ofereça soluções reais
Crie conteúdo de qualidade otimizado para buscadores mas que também vá ao encontro do desejo do seu usuário!
Várias dicas de conteúdo para SEO podem ser encontradas no post da Anna Raquel sobre Conteúdo para E-commerce, por exemplo.

4) Seja convincente
Call to action, bebê! (tá, eu sei que essa coisa de “bebê” já é last season, desculpa amgs!)
Enfim, se seu site for um e-commerce, por exemplo, escolha CTA’s com opções de compra relevantes, baseadas na query de busca, com vantagens e informação real/relevante/convinte/objetiva.

5) Analise e conheça seus dados
E, finalmente, analise seus dados de GA/Omniture/Whatever, assim como fez no início para montar suas personas.
Alguns indicadores que podem ser usados:

  • Ranking
  • Novas keywords de entrada
  • Landing Pages: veja suas principais páginas de entrada e as trabalhe de forma com que seu conteúdo vá de encontro ao que elas procuram e haja conversão. Muitas vezes a páginas que vc acha ser a melhor landing page não é a que seus usuários frequentemente encontram, por isso é importante checar sempre seus dados.
  • Sites de referência: pode também lhe dar um sinal de onde seus principais usuários vem. Um exemplo: um dos principais referrers do SEO de Saia é um blog de moda que citou um artigo nosso. Será que esta nossa landing page está indo de encontro a este público? Qual linguagem usamos ali? Quais as dúvidas nos comentários? Estamos passando a informação que essas meninas estão buscando?
  • Além disso, não se esqueça de utilizar Events, goals e custom variables no GA, Surveys, Heat Maps, etc.
Exemplo de Segmentação Avançada no GA

Exemplo de Segmentação Avançada no GA

 

Dá pra montar um esqueminha no excel pra vc poder montar diferentes personas de acordo com seus diferentes objetivos:

Modelo Persona Excel

 

Enfim, espero que este conteúdo seja útil para vcs! Mais um milhão e meio de dicas, vcs encontram aqui nas nossas categorias de Usabilidade e Conversão!



1 Comentário to “Como analisar personas de busca e atingir seu target”

  1. Wesley Marinho June 11, 2013 at 5:52 pm #

    D+++. Matou a pau. É realmente muito útil usar as personas para quebrar o vício do achometro que temos vez em sempre. Não acho nem que seja um problema psicológico e sim emocial por acabar criandoum vinculo muito forte com nossos projetos.

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